Os desafios para garantir a alfabetização na primeira infância

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A constituição federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como intrínseco a todo cidadão brasileiro. No entanto, a maior parte da população se mostra afastada da realidade prometida pela norma constitucional, quando se observa os desafios na alfabetização da criança. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o letramento infantil.

Nesse sentido, a filósofa Simone de Beauvoir construiu o conceito conhecido como a Invisibilidade Social, que fala sobre o processo de apagamento e marginalização sofrido por determinado grupo social. Dessa forma, o analfabetismo faz parte da invisibilidade proposta por Beauvoir, de modo que os indivíduos que não sabem ler, não conseguem bons empregos, uma boa renda e consequentemente estão sujeitos à opressão. Assim, enquanto o analfabetismo for a regra, a dignidade será exceção.

Ademais, é fundamental apontar a omissão do Estado como impulsionador da alfabetização infantil no Brasil. Segundo o cantor Gabriel o Pensador, em sua música “Estudo errado” aborda e crítica um modo de ensino ineficaz, em que o aluno frequenta a escola, porém não adquire conhecimento. Diante de tal exposto, substancial parcela das crianças brasileiras não recebe a alfabetização adequada nos anos iniciais da vida. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas e programas, estimule a leitura de textos infantis e contos – dentro e fora de sala de aula– de forma gratuita, a fim de desenvolver a formação da criança, pois a leitura é de fundamental importância para o início da alfabetização. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

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2 Correções

  1. Parabéns pelo texto

    Você mostrou domínio excelente da língua portuguesa, fugindo da escrita comum, apresenta conectivos,não percebi nenhum erro ortográfico, citações bem definidas coerente com o texto, o texto possui coesão e coerência, conclusão bem detalhada e ótima finalização com a citação, porém à uma quebra de coerência na introdução, perto do final, onde você evidencia que existem problemas em relação a alfabetização, mas irá analisar fatores que favorecem o letramento infantil, o correto seria: que NÃO favorecem o letramento. fora isso sua redação está perfeita, sua nota está ao meu ver entre 920 a 980, se você concertar esse erro, quem sabe um mil?!

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  2. Olá!

    No geral, uma excelente redação!!!!

    Meu único apontamento é na proposta de intervenção. Você explicou em detalhes bem coesos. Mas eu senti falta da explicação de onde virão os recursos. Quem vai patrocinar a sua ideia?? A prefeitura dos estados? O Governo federal?

    Um ponto a se estudar. O restante da redação está impecável, prevejo uma nota alta!

    Boa sorte nos seus estudos!!

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