Conforme Auguste Conte, a sociedade pode ser comparada a um “organicismo”, pois, ambos são formados por partes interdependentes e responsável pelo bom funcionamento do todo. No entanto, hodiernamente, nota-se que a persistência de um problema como a doação de sangue no Brasil afeta o desenvolvimento da vida e da sociedade, fazendo com que um dos seus “órgãos” encontra-se enfermo, visto que corrobora para o declínio social. Nessa perspectiva, convém analisar as principais causas desse impasse.
Em primeiro plano, é plausível pontuar a ausência de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no país. Paralelamente, segundo o filósofo Harbemas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação para se combater algo e para transformar os aspectos objetivos, subjetivos e sociais do mundo. Nesse contexto, para que o problema como a doação de sangue seja resolvido, faz-se necessário discutir sobre, de modo que os indivíduos sejam influenciados à doarem. No entanto, infelizmente, o que se observa no cenário atual é uma lacuna no que diz respeito a essa questão, tendo em vista que as campanhas governamentais não são frequentes, o que por conseguinte resulta na defasagem da saúde coletiva.
Ademais, é notório destacar o preconceito e as restrições que são postas para cidadãos homossexuais por serem considerado “grupo de risco” desde os anos 80 no auge da epidemia de HIV. Nessa ótica, consoante a Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Paradoxalmente, esse ato constitucional não é aplicado na prática, haja vista que essa parcela são privadas de doarem e a orientação sexual não pode ser critério de seleção, mas sim de condições saudáveis, visto que a AIDS também é transmitida por casais heterossexuais. Assim, tal parcela fica ociosa em realizar a doação e salvar vidas.
Portanto, a doação de sangue no Brasil apresenta obstáculos e isso deve ser solucionado. Para isso, cabe ao Governo Federal em conjunto com as mídias disseminarem informações sobre a necessidade das doações, por meio de campanhas publicitária na Tv e palestras nos âmbitos sociais com materiais informativos do procedimento clínico, a fim de informar que está ação é segura e convencer a população a se tornarem novos concessores. Da mesma forma, alterar a lei que proíbem os homossexuais de doarem e investir na seletividade de doadores saudáveis sem restrições.
Dudaabreu
Boa noite, adorei a sua redação, está bem escrita e clara, de fácil entendimento. Algumas coisas que eu gostaria de pontuar aqui, é importante que seja dada a devida atenção na pontuação e que sua proposta de intervenção não entre no senso comum, isso agrega bastante na sua nota final. Espero que ajude.
DudaQueirozRodrigues
-Gostei da sua redação, parabéns. Fez com que o leitor entendesse seu ponto de vista, e gostei do desenvolvimento também.
_Apresenta alguns erros, porém são mínimos. Preste atenção em alguns erros ortográficos.
– Continue assim e terá um futuro brilhante pela frente, e novamente gostaria de lhe parabenizar, pois está muito boa.
-Daria um 860-900 pra sua redação
Parabéns!!!!!!!
sams
sua redação está muito boa, coesa e expositiva de modo que no primeiro parágrafo já entendemos seu ponto de vista e opinião sobre o assunto. Seu desenvolvimento também é muito bom, com o desenvolvimento de casa tese, uma redação nota mil com certeza. Continue assim, está no caminho certo!!
madriele03
Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 02 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos
Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.
JulianaGregório13
Oi Alan!
Nota: 800
Você escreve muito bem, as ideias estão bem expostas no texto, na C1 vc deve se atentar na colocação da vírgulas, no desenvolvimento 1 e no desenvolvimento 2, vc está tudo certinho com causa, explicação, é consequência. Na C5 é aconselhável que se coloque duas formas de intervenção, para o o D1 e D2, a princípio é só isso mesmo. Bom, espero ter ajudado, assim como vc estou aprendendo.