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Os desafios para a redução dos acidentes de trânsito no Brasil

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A Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu, em maio de 2011, a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020”. Considerou-se a adoção desta medida a fim de combater os acidentes de trânsito, que matam cerca de 1,25 milhões de pessoas por ano.

O Brasil, neste cenário, encontra-se como o quinto país com o maior índice de acidentes no trânsito segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isto deve-se, principalmente, a falha humana no volante, que acomete 90% dos casos, envolvendo os seguintes fatores: embriaguez, utilização indevida e/ou a não utilização de equipamentos de proteção, velocidade acima dos limítrofes permitidos, utilização de aparelhos celulares, etc… De forma geral, isto ocorre devido à falta de consciência humana em relação ao “Código de Trânsito Brasileiro” (CTB) – cujo é descrito na lei 9.503/97 – e suas consequências.

Ademais, torna-se visível um cenário em particular: adolescentes estão começando a assumir o volante cada vez mais cedo. Esta singularidade mostra-se percursora de uma série de acidentes envolvendo adolescentes no volante, seja pela falta de aptidão (carteira de habilitação) à falta de responsabilidades que esta faixa etária carrega. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que as principais vítimas são pessoas entre 15 e 39 anos, o que evidencia o controle indevido do volante por menores de 18 anos.

Diante tal situação, vemos a necessidade de órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) propagar e promover ações e medidas de segurança no trânsito para toda a população, além de realizar palestras em escolas e colégios a fim de informar aos adolescentes sobre os riscos de se assumir o volante de forma prematura e indevida.

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2 Correções

  1. Olá Gabriel, não sou nenhum especialista mas todos estamos aqui para nos ajudarmos certo? Vou destacar alguns pontos: na sua introdução percebi a falta da tese, você apresentou somente o problema. Os argumentos poderiam ser mais embasados, fugindo mais do senso comum. Enfim Gabriel quando leio o seu texto eu não percebo um aprofundamento como deve ser feito numa dissertação simplesmente vejo a exposição do problema no decorrer do desenvolvimento e o cenário. Mas vc pode melhorar bastante, gostei da Lei de trânsito apresentada e de sua conclusão. Abraços.

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  2. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160. Erros gramáticos, estruturais e informalidade: 1* Diante de tal; 2* os riscos de se assumir o volante; 3* responsabilidade que essa faixa etária carrega; 4* neste; …
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 120. Há grande necessidade de contextualização com outras áreas do conhecimento. E desvio do tema. Foque na palavra-chave DESAFIOS; disserte sobre os entraves a serem solucionados para manutenção de um sistema de trânsito mais seguro.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Explicação e apresentação de ideias foi fraca; uso de dados e informações não formuladas e há necessidade de maior coesão entre as frases e ideias. Lembre-se de retomar a ideia na conclusão dos parágrafos de desenvolvimento.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160. Estude conectivos. Seu texto irá melhorar e a exposição de ideias ficará mais fácil.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Responda objetivamente na conclusão O QUE deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO a medida deve ser adotada e PARA QUÊ a medida servirá.
    [720 a 760]
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Tchau e até a próxima.😁

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