Doutor

O combate a ISTs, no Brasil

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Cazuza, cantor e compositor renomado, morreu devido à IST, salientando, para o Brasil, que essa infecção existe e ela pode acometer qualquer pessoa que não se precaver, independente de classes sociais econômicas. Nesse âmbito, destaca-se a negligencia governamental e pessoal, além da disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.

 

Primeiramente, vale ressaltar a negligência pessoal e governamental como imperiosos para combater essa agrura. Nessa veia, é valido citar o sistema de ensino em escolas públicas e privadas que não proporcionam uma educação sexual adequada, entrando em consonância com a inoperância das esferas do poder e a maior possibilidade de um jovem adentrar na libertinagem precoce. Nessa perspectiva, é valido citar Kant, que afirma: “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Destarte, entende-se a importância das instituições escolares para a sanar essa mazela.

 

Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à propagação da infecção, que ela tem alto poder de espalhamento e pode gerar a morte. Nesse viés, observa-se que, na sociedade atual, tem-se o costume de exercer práticas sexuais sem antes conhecer a outra pessoa que está com a doença, e que até mesmo, muitas vezes, esconde isso por vergonha, fazendo com que se envolvam umas com as outras de uma maneira negligenciada e descontrolada. Assim, entende-se que isso gera a disseminação exacerbada dessa celeuma e pode provocar a morte dos cidadãos, o que exige destaque nos debates do governo.

 

Dessarte, cabe ao Ministério da Saúde tomar medidas, sendo elas a criação de campanhas de prevenção às ISTs, com a finalidade de diminuir sua transmissão , morte, além de fazer com que as pessoas se sintam inibidas à prática de atos sexuais sem preservativos. Ademais, cabe também ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde supradito, propor aulas interdisciplinares com a participação de profissionais da saúde, para discutir o assunto com os alunos, assim, podendo haver uma mitigação na questão dessa chaga futuramente.

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5 Correções

  1. c1.160
    c2.200
    c3.160
    c4.160.
    c5,200
    na sua introdução trabalhe explique melhor a sua referencia ao tema
    fale de forma mais clara seus argumentos
    no desenvolvimento lembre-se dos 5 fatores ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento.
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  2. Oi boa tarde, tudo bem?
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    Eu achei confusa a sua tese na parte: “disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática”. Poderia trocar por algo mais específico.
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    No desenvolvimento 1 você colocou algumas palavras que acabaram deixando estranho ao invés de enriquecer é perceptível isso por todo o texto (É muito mais interessante uma redação com palavras simples que deixa uma leitura clara do que umas palavras difíceis que deixa a leitura estranha).
    E também você citou o fato de não haver educação sexual e tal, mas não trouxe dados sobre.
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    Desenvolvimento 2 –> você fez como no D1, não trouxe dados para comprovar.
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    No D1 e D2 está faltando uma argumentação consistente.
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    Na conclusão faltou você responder “por meio de que serão feitas as ações?”

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  3. BOA NOITE Samir soares ! Tudo bem? Espero que sim.
    Vamos lá.

    De inicio, parabéns pela redação =)

    Pontos que sua produção possui :
    CONECTIVOS
    ARGUMENTOS
    REPERTÓRIOS
    PARÁGRAFOS DESENVOLVIDOS
    NÃO HOUVE FUGA DO TEMA

    Pontos que merecem atenção:

    * Desenvolver mais os seus argumentos, no que tange a interpretação objetiva de ideias.
    * Procure usar palavras de fácil interpretação.
    * Cuidado com os ”fios soltos” argumentativos nos períodos.

    __________ REDAÇÃO EDITADA ___________

    INTRODUÇÃO:
    Cazuza, cantor e compositor renomado, morreu devido à IST, salientando, para o Brasil, que essa infecção existe e ela pode acometer qualquer pessoa que não se precaver, independente de classes sociais econômicas. Nesse âmbito, destaca-se a [1] negligencia governamental e pessoal, [2] além da disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.

    CORREÇÃO:
    [1]: Essa palavra é um verbo, desse modo, precisa ser acentuada.
    [2]: ”além da disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática” é representada com um fio solto, ( ARGUMENTAÇÃO SEM CONTEXTUALIZAÇÃO) , desenvolva melhor essa frase.

    DESENVOLVIMENTO 01:
    [1] Primeiramente, vale ressaltar a negligência pessoal e governamental como imperiosos para combater essa [2] agrura. [3] Nessa veia, [4] é valido citar o sistema de ensino em escolas públicas e privadas que não proporcionam uma educação sexual adequada, entrando em consonância com a inoperância das esferas do poder e a maior possibilidade de um jovem adentrar na libertinagem precoce. Nessa perspectiva, [4] é valido citar Kant, que afirma: “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Destarte, entende-se a importância das instituições escolares para a sanar essa mazela.

    CORREÇÃO:
    [1]: Substitua esse conectivo, por outro com valor coesivo. Pois esse não é mais aceito pela banca corretora.
    [2]: Substitua por termos mais simples.
    * AGRURA, SIGNIFICA: qualidade de íngreme; escabrosidade, ingremidade. Sabor agro; acidez, azedume….
    [3]: Procure conectivos adequados á sequência de sua argumentação, com valor semântico.
    [4]: Repetição de palavras, Cuidado !

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à propagação da infecção, [1] que ela tem alto poder de espalhamento e pode gerar a morte. Nesse viés, observa-se que, na sociedade atual, tem-se o costume de exercer práticas sexuais sem antes conhecer a outra pessoa que está com a doença, e que até mesmo, muitas vezes, esconde isso por vergonha, fazendo com que se envolvam umas com as outras de uma maneira negligenciada e descontrolada. Assim, entende-se que isso gera a disseminação exacerbada dessa [2] celeuma e pode provocar a morte dos cidadãos, o que exige destaque nos debates do governo.

    CORREÇÃO:
    [1]: QUEM SERIA ELA?… Deixe o seu tópico frasal objetivo, para não confundir o leitor.
    [2]: Substitua o termo.
    Celeuma, significa: canto ou vozearia com que barqueiros ou marinheiros ritmavam seu trabalho… Alarido de pessoas que trabalham juntas.
    Procure termos mais simples ao entender. ok?

    CONCLUSÃO:
    Dessarte, cabe ao Ministério da Saúde tomar medidas, sendo elas a criação de campanhas de prevenção às ISTs, com a finalidade de diminuir sua transmissão , morte, além de fazer com que as pessoas se sintam inibidas à prática de atos sexuais sem preservativos. Ademais, cabe também ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde supradito, propor aulas interdisciplinares com a participação de profissionais da saúde, para discutir o assunto com os alunos, assim, podendo haver uma mitigação na questão dessa chaga futuramente.

    CORREÇÃO:
    * Primeira proposta:
    AGENTE : Ministério da Saúde
    AÇÃO: a criação de campanhas de prevenção às ISTs
    MEIO/ MODO: X
    DETALHAMENTO/ FINALIDADE : diminuir sua transmissão , morte, além de fazer com que as pessoas se sintam inibidas à prática de atos sexuais sem preservativos.
    RESULTADO: X

    * Segunda proposta:
    AGENTE: Ministério da Educação. Ministério da Saúde.
    AÇÃO: propor aulas interdisciplinares
    MEIO/MODO: X
    DETALHAMENTO/ FINALIDADE : discutir o assunto com os alunos…
    RESULTADO: assim, podendo haver uma mitigação na questão dessa chaga futuramente.

    ————— NOTA POR COMPETÊNCIA ————-

    COMPETÊNCIA 01: 180
    COMPETÊNCIA 02: 160
    COMPETÊNCIA 03: 100
    COMPETÊNCIA 04: 100
    COMPETÊNCIA 05: 160

    *** Nota final: 700

    ### DICAS ####

    1) Procure sempre desenvolver uma argumentação objetiva e coesa ao tema, desse modo, você conseguirá aumentar sua pontuação nos critérios avaliativos.

    2) Em relação a conclusão, te aconselho a desenvolver somente uma proposta de intervenção, isso evita de conter a ausência de algum agente conclusivo.
    OBS: LEMBRE-SE QUE CADA AGENTE CONCLUSIVO VALE 20 PONTOS.

    3) Procure usar palavras de fácil interpretação, pois assim, facilitará a leitura do seu texto, bem como, o significado de sua argumentação !

    4) CONTINUE PRATICANDO QUE TERÁS ÊXITO =)

    ^-^ Espero ter te ajudado, boa sorte no estudos.
    BOA NOITE !!!

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  4. Olá, tudo bem? Espero que sim. Bom sua redação está boa porém falta desenvolver mais os seus argumentos, o uso de palavras muito formais acabou deixando o texto um pouco engessado, dificultando a compreensão , porém dá pra ver que tu conhece o tema com propriedade porém faltou desenvolver mas você tem muito potencial continue tentando que você ira conseguir.

    • 1
  5. Oii Samir, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!

    Cazuza, cantor e compositor renomado, morreu devido à IST, salientando (1), para o Brasil, que essa infecção existe e ela pode acometer qualquer pessoa que não se precaver, independente de classes sociais econômicas (2). Nesse âmbito, destaca-se a negligencia governamental e pessoal, além da disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática (3). Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.

    (4) Primeiramente, vale ressaltar a negligência pessoal e governamental como imperiosos para combater essa agrura (5). Nessa veia (6), é valido citar o sistema de ensino em escolas públicas e privadas que não proporcionam uma educação sexual adequada, entrando em consonância com a inoperância das esferas do poder e a maior possibilidade de um jovem adentrar na libertinagem precoce. Nessa perspectiva, é valido citar (7) Kant (8), que afirma: “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Destarte, entende-se a importância das instituições escolares para a sanar essa mazela.

    (9) Em segundo lugar, cumpre (10) lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à propagação da infecção, que ela (11) tem alto poder de espalhamento e pode gerar a morte. Nesse viés, observa-se que, na sociedade atual, tem-se o costume de exercer práticas sexuais sem antes conhecer a outra pessoa que está com a doença, e que até mesmo, muitas vezes, esconde isso por vergonha (12), fazendo com que se envolvam umas com as outras de uma maneira negligenciada e descontrolada. Assim, entende-se que isso gera a disseminação exacerbada dessa celeuma (13) e pode provocar a morte dos cidadãos, o que exige destaque nos debates do governo.

    Dessarte, cabe ao Ministério da Saúde tomar medidas , sendo elas a criação de campanhas de prevenção às ISTs, com a finalidade de diminuir sua transmissão , morte, além de fazer com que as pessoas se sintam inibidas à prática de atos sexuais sem preservativos. Ademais, cabe também ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde supradito, propor aulas interdisciplinares com a participação de profissionais da saúde, para discutir o assunto com os alunos, assim, podendo haver uma mitigação na questão dessa chaga futuramente. (14)

    1 – Não ficou legal dessa maneira, reformule esse trenho (C1/C4)
    2 – Esse trecho ficou pouco coerente e pouco coeso, não sendo possível entender a mensagem transmitida (C3/C4)
    3 – “disseminação dessas doenças como provenientes dessa problemática” é um argumento muito ralo, é praticamente o tema, ao invés disso, desenvolva a ideia de que o problema é a alta taxa de contágio dessas doenças (C3)
    4 – Para o ENEM, esse conectivo para iniciar parágrafo não é mais aceito, substitua (C4)
    5 – Da maneira que você escreveu, parece que se as pessoas e o governo forem negligentes, o problema será solucionado, e tenho certeza que não é isso que você quis dizer (C3)
    6 – Substitua “Nessa veia” (C4)
    7 – Você ja utilizou “é valido citar” antes, substitua (C4)
    8 – Mesmo que Kant seja me conhecido, deixe claro quem ele é e de onde ele é (C2)
    9 – Para o ENEM, esse conectivo para iniciar parágrafo não é mais aceito, substitua (C4)
    10 – Substitua “cumpre” (C4)
    11 – Quem é “ela” que você se refere? (C3/C4)
    12 – Esconder o que? deixe claro o que a pessoa tem vergonha de esconcer (C3)
    13 – Substitua essa palavra (C1)
    14 – Dentre as propostas de intervenção, a mais completa não apresenta um meio ou modo (C5)

    – Competência 1: 200
    – Competência 2: 160
    – Competência 3: 80
    – Competência 4: 80
    – Competência 5: 160
    — Nota final: 680 —

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