Saúde mental dos estudantes
No hodierno, é possível notar o grande aumento dos casos de doenças mentais em estudantes, como depressão, transtorno de ansiedade, hiperatividade, entre outros. Dessa formas, os problemas de saúde mental, além de afetar a saúde física e mental dos alunos, afeta também seu aprendizado e consequentemente seu desempenho escolar, sendo assim, faz-se necessário maior acompanhamento de psicólogos para essas pessoas.
Dessa forma, muitas vezes há um estopim para o surgimento das doenças mentais, podendo vir de vários fatores, entre eles casos de bullying, assim como pode ser visto na série ‘Thirteen reasons why” com a protagonista, Hannah, onde ela, após sofrer bullying, entra em um quadro de depressão e a leva a cometer suicídio. Assim, torna-se possível notar que “brincadeiras” muitas vezes vistas como algo sem importância, podem afetar muito a saúde mental de uma pessoa.
Assim como dito pelo filosofo Hipócrates, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”, em virtude disso torna-se possível compreender como a saúde mental faz-se um fator importante para a saúde do indivíduo, dessa forma, com ela debilitada, o estudante tende a ter uma piora na efetividade em do seu aprendizado e consequentemente podendo afetar outras áreas da sua vida.
Portanto, faz-se necessário que as escolas públicas e privadas invistam mais em psicólogos, tornando-os de mais fácil acesso para os alunos e assim, acompanhar a saúde mental deles. Torna-se preciso também, maiores propagação de informações sobre as doenças mentais por ONG’s e pela mídia, para dessa forma diminuir os estigmas sobre essa temática, que ainda é vista por muitos, de forma errônea, como “frescura”.
Jffgg
oi espero ajuda
Prefira sempre os dados e fatos que corroborem a sua afirmação de maneira sólida.
Antes de começar a escrever, é importante relacionar todas as informações disponíveis e estruturar a ordem dos parágrafos.
Pense no que será abordado em cada um deles.
Apenas jogar os argumentos vai deixar sua redação sem nexo.
Além disso, ao terminar o texto, faça uma revisão minuciosa, procurando erros de português e falhas na sequência lógica.
tente fazer uma proposta de intervenção clara, deixando bem nítido onde estão os 5 elementos
João Victor
ASPECTOS GRAMATICAIS
1ºERRO DE CONCORDÂNCIA NOMINAL – ” … Dessa formas, os problemas de saúde mental, …” Acredito que o ”s” em ”formas” deve ter sido apenas erro de digitação
2º ERRO NO USO DA VÍRGULA – ” …entre eles casos de bullying, …” A expressão ” entre eles ” exerce função adverbial de lugar , posição ; contudo é uma expressão adverbial de pequena extensão , sendo o uso de vírgulas facultativo . Contudo , você utilizou virgula antes de entre , sendo assim deveria ser fixada uma vírgula após ”eles” , intercalando toda a expressão adverbial . Conteúdo : https://materiais.portuguescompestana.com.br/virgula-e-adjunto-adverbial-uma-novela/
3º ERRO NO USO DA VÍRGULA – ”…muitas vezes vistas como algo sem importância…” – Aqui temos um aposto explicativo , os apostos explicativos são sempre intercalados por vírgulas , travessões , parenteses . Você apenas colocou a vírgula final da expressão , mas não a inicial . Conteúdo : https://www.estudopratico.com.br/aposto/#:~:text=Aposto%20explicativo,conseguiu%20notas%20altas%20nas%20provas.
4ºERRO NO USO DA VÍRGULA- ”em virtude disso torna-se…”’ – Deve-se fixar uma vírgula após o fim da conjunção causal ” em virtude disso ” . Conteúdo : https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-da-virgula-com-as-conjuncoes-porque-e-que/35532#:~:text=Em%20geral%2C%20podemos%20afirmar%20que,comida%20chegou%2C%20vamos%20almoçar.»
5º ERRO NO USO DA VÍRGULA – ” Torna-se preciso também, maiores propagação” Aqui o erro foi a separação da locução verbal ” torna-se preciso” do seu verbo ”maiores propagação de informações ”
6º ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL – ” Torna-se preciso também, maiores propagação” . Pense comigo , o que são tornadas precisas ? Isso , as ” maiores formas de propagação de informações ”; sendo assim , deve-se flexionar no plural , visto que o ”se” é uma particula apassivadora sintética. Conteúdo : https://www.todamateria.com.br/particula-apassivadora/#:~:text=Quando%20se%20trata%20de%20partícula,concordar%20sempre%20com%20o%20sujeito.&text=Errado-,Pouparam-se%20os%20tostões,Poupou-se%20os%20tostões.
7º ERRO DE CONCORDÂNCIA NOMINAL – ”maiores propagação de informações ”’ . Aqui temos uma erro de concordância nominal .
ASPECTOS SEMÂNTICOS /TEXTUAIS
Introdução ( PRIMEIRO PARAGRAFO) :
Em sua introdução , você se propôs a desenvolver a ideia de os problemas de saúde mental afetarem a saúde mental e física , bem como o aprendizado dos estudantes . Vamos conferir nos demais parágrafos se você cumpriu com o proposto , correto ?!
Desenvolvimento ( SEGUNDO PARÁGRAFO)
Pude depreender que no segundo paragrafo você desenvolveu a ideia do ”bullying” ser um dos fatores que desencadeiam problemas de saúde mental no estudante , citando inclusive uma série como exemplo . Ainda que tangencialmente , entendo que aqui você desenvolveu o aspecto da saúde física do estudante , ao citar as vias de fato com o óbito do mesmo . CONTUDO , lhe alerto que o paragrafo essencialmente trouxe uma ideia nova ao texto , que foi a influência no bullyng na saúde mental dos estudantes .
Desenvolvimento ( TERCEIRO PARÁGRAFO)
Já no seu segundo parágrafo de desenvolvimento , o terceiro parágrafo , pude depreender o desenvolvimento da ideia de queda de rendimento e aprendizagem dos estudantes decorrente de uma saúde mental desgastada por doenças da mesma . Contudo , percebe que a citação de Hipócrates é meio generalizada , e a ideia que você está desenvolvendo é limitada aos estudantes ? NÃO ESTOU DIZENDO QUE ELA É INCABÍVEL AO PARAGRAFO , ao contrário , ela o enriquece , acrescenta na sua argumentação ; contudo vejo que ela por si só não é capaz de argumentar o seu ponto de vista de problemas na aprendizagem . Aqui poderia ser citada a dificuldade de concentração nos estudos , falta de auto-confiança , desestimulo ao progresso acadêmico , inserção na dependência química , facilidade de perecimento em fracassos academicos , etc .
CONCLUSÃO ( QUARTO PARÁGRAFO )
Observei os agentes de intervenção propostos por você psicólogos mais acessiveis , mídia , ONG’s ; porém não foi inserida propostas de intervenção que englobassem o agente principal que são os agentes escolares/ acadêmicos , que estão mais próximos no cotidiano dos Estudantes , como o professor poderá atuar nesse processo ; que tipo de programas e projetos as escolas e universidades podem desenvolver para assistir tais estudantes ; há necessidade de uma comunicação entre a família do estudante e o ambiente educacional sobre onde cada uma pode atuar para identificar a presença de doenças mentais no estudante ? Atualmente o psicologo é um profissional necessário no quadro de funcionários de uma escola , de uma universidade ? e etc .
COMENTÁRIOS FINAIS
1º Percebi que você possui um ótimo domínio da norma culta de língua e tais erros gramaticais mencionados acima , são comuns no dia de prova . Contudo , gostaria de dar a dica de maior utilização de conjunções para ligar os seus parágrafos , somente o último paragrafo foi utilizado o recurso . Isto favorecerá a intertextualidade . SALIENTO QUE SEU TEXTO NÃO ESTÁ UM AMONTOADO DE IDEIAS , MAS A DICA ENRIQUECERÁ-LO MAIS AINDA . Conteúdo : https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/conjuncoes/#:~:text=Conjunções%20são%20conectivos%20que%20fazem,e%20frases%20em%20um%20texto.&text=Como%20todos%20os%20conectivos%2C%20não,conjunções%20coordenativas%20e%20conjunções%20subordinativas.
2º Apenas atenção para aprofundar mais no desenvolvimento das ideias propostas na introdução , e tentar não trazer uma ideia totalmente nova ao longo do texto , para que você não perca a proposta inicial
No mais , agradeço a oportunidade com seu texto e espero que tenha entendido os comentários acima como construtivos . Boa Sorte em sua preparação .
taissakkk
Primeiro parágrafo: Na primeira linha o uso de “hodierno” poderia ser trocado por “na sociedade hodierna” e no seu repertório você poderia ter usado algum dado estatístico sobre qual a porcentagem de estudantes no Brasil que possuem diagnósticos de doenças mentais.
Segundo parágrafo: O seu uso do repertório de “Thirtten Reasons Why” foi muito bom, porém o noto alguns erros de coesão textual e organização de sentenças.
Dica:Use muitos conectivos e pesquise sobre o uso da vírgula.
Terceiro parágrafo: Possui os mesmos erros do parágrafo anterior, com deslocações bem perceptíveis.
Quarto paráfrafo: Possui muitos erros de coesão. Não havia nescessidade de dois agentes (e se você quiser começar a fazer a isso é bom pesquisar sobre coesão e coerência. No início do parágrafo quando você cita as escolas como agentes acho que você poderia ter substituido pelo Ministério da Educação, pois as escolas por sí só não tem a capacidade de fazer tais mudanças sem investimentos públicos, ou no caso das particulares sem lei ou fiscalização desses serviços (no caso, o atendimento psicológico).
No geral: Achei legal que você incorporou bem o tema, o que é notório em trechos como: “a saúde física e mental dos *alunos”; “, o *estudante tende a ter uma piora na efetividade..”; e “tornando-os de mais fácil acesso para os *alunos” (ps: é um erro bem comum, então se mantenha assim). Por outro lado, existem muitos erros de pontuação, acentuação,coesão, corência e no uso de vírgulas, o que te faz ficar com a nota super baixa na redação e consequentemente contribui na diminuição da nota da sua prova. Então o que te indico fazer é, corrija cada erro por vez e aplique nas suas novas redações: EX: Na sua próxima redação você procura melhorar somente no uso de vírgulas e assim por diante, um assunto de cada vez e com aplicação (ps:aplique o máximo do assunto na redação).
emanuely13
C1: 160/ Você cometeu poucos desvios gramaticais, quase imperceptíveis de primeira olhada.
C2: 160/ “Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.”
C3: 200/ “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.”
C4: 160/ “Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.”
C5: 200/ “Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.”
NOTA: 880
Fiquei com receio de dar pontuação máxima em algumas competências porque não tenho muita propriedade para avalia-las. Mas no geral você foi muito bem, se continuar treinando com certeza vai conseguir uma redação +900. Parabéns.
(Lembrando que não sou nenhuma corretora profissional, apenas uma estudante que também está aprendendo :))
Raquel Dionísio
Oi linda!! Bom, em suma, a sua redação está em um ótimo padrão de compreensão. Está muito bem organizada respeitando a ordem de 4 parágrafos nos quais o Enem exige bastante. Entretanto, assim como todas as redações, a sua também precisa ser melhorada. Ao ler o seu texto, vi que é bastante notável o erro de algumas vírgulas (colocadas em locais inadequados), a sua tese ela está bem explicativa, quesito que é de suma importância ter. Os desenvolvimentos estão bem estruturados porém, ouve uma “quebra” quando você foi passar para o 3 parágrafo e ocasionou uma pequena (muito pequena) falta de compreensão. E por fim, a sua conclusão foi muito bem implantada, você usou alguns caracteres da GOMIF, achei muito interessante e é isso.
A minha nota ficaria em torno de uns 890.
(Não sou corretora, sou apenas uma estudante. Más, tenho um pouco de conhecimento sobre redações no qual adquiri com cursinhos. Ainda tenho muitas dificuldades sobre o mesmo e pretendo supera-las. Enfim, fica bem até a próxima).
Espero ter ajudado! Bjos♡