Os Desafios para a inclusão da pessoa autista.

  • 1

O documentário, A Delicadeza é Azul, diferente de outros, mostra a perspectiva da rotina de pessoas que sofrem com o transtorno autistas e de quem, por consequência, convive com o mesmo expondo as grandes dificuldades que enfrentam na busca de inclusão. Dando destaque para os problemas na tentativa de incluir-se na escola e a grande barreira que há entre os autistas e a sociedade.

 

Em primeiro lugar, leva-se em consideração que todo ser humano merece ter acesso a educação, em contraponto, tem- se um estudo realizado pela universidade de São Paulo onde indica que, metade das crianças que sofrem com o espectro autista, no Rio de Janeiro, estão fora de uma escola tornando os, por consequência, pessoas que não tiveram acesso a outros grupos sociais e sendo cada vez mais estigmatizados pela sociedade. Portanto é nítido que a dificuldade na inclusão surge desde a infância.

 

Por conseguinte, a sociedade contrapõem as palavras de Aristóteles, as quais diziam que o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para a sua realização pessoal e busca pela felicidade, dessa forma mostrando que ao não conseguirem se incluir na sociedade são afetados até mesmo em sua satisfação pessoal e prosperidade. Deixando claro que enfrentarão eternos desafios por não serem vistos como participantes da sociedade.

 

Em suma, fica claro que pessoa que sofrem com TEA lutam para se incluir na sociedade mesmo sendo um direito humano, portanto medidas devem ser tomadas, por parte das autoridades sobre o acesso à educação tornando-os inseridos na sociedade desde crianças quebrando assim os paradigmas absurdos que permanecem a séculos na mesma. Por consequência, transformando a agremiação deste país em algo mais acolhedor e justo

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Milena, como vai?
    Bom, vou começar pela sua Introdução :
    Muito bom você citar um documentário sobre o tema logo de início, mas você o detalhou muito (sua Introdução fala somente dele), ficando de fora a tese – uma contextualização do problema em nossa atualidade – e a exposição dos dois argumentos que você irá desenvolver no decorrer da redação – basta apenas citá-los.

    Desenvolvimento 1
    Há um ponto seguido logo depois da palavra “educação” na primeira frase e não uma vírgula.
    A palavra universidade nesse contexto começa com letra maiúscula.
    Há uma vírgulas antes de ” tornando-se, por …”

    Desenvolvimento 2
    Logo após a palavra ” felicidade” eu indicaria você colocar um ponto seguido e substituir o gerúndio de “mostrando” por “mostra”. Ficaria:
    “… felicidade. Dessa forma, mostra que ao não conseguirem…”
    Depois de prosperidade na verdade é uma vírgula no lugar no ponto seguido pq é uma continuação do seu raciocínio anterior.

    Conclusão
    Você repetiu o verbo de ligação “portanto” duas vezes ( uma no D1 e aqui), tenta substituir por “Assim”.
    Faltou você especificar o agente, você colocou apenas “autoridades” mas quem são essas autoridades? Os policiais, os Ministérios, os professores?
    Faltou também a forma que essas autoridades irão inserir esses indivíduos na sociedade, será por meio de projetos, leis ?
    A finalidade está ok, mas lembre : a proposta de intervenção tem que conter o agente, a ação, meio, finalidade e detalhamento.

    Enfim, sua redação está no caminho certo, apenas especifique mais suas ideias e a proposta de intervenção ( que são 200 pontos de graça se você cumprir os 5 objetivos que eu citei acima : agente, …), e é isso, espero ter ajudado, e obrigado pela citação do documentário, eu estava querendo assistir um sobre esse tema kk.
    Sucesso :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.