*corrigir conforme pontuação/competência do Enem por favor!*
Os seres humanos indubitavelmente evoluíram como sociedade, porém, o individualismo bem como a ganância do homem afeta gravemente o meio coletivo. Ainda na Idade Média vemos que os privilégios pessoais sempre se sobressaíram comparado às necessidades sociais. Além disso, enfrentamos no Brasil, problemas de desigualdade gerados não só por questões econômicas, mas que também são frutos da problemática individualista.
Ademais, o individualismo traz consigo as desigualdades sociais, que consequentemente podem gerar a violência. Pode-se citar a Revolução Francesa onde infelizmente o terceiro estado, isto é, a camada popular, viu a violência como única forma de acabar com os privilégios aristocráticos da nobreza que demonstrava não se importar com a população, desde que seus privilégios estivessem assegurados. Infelizmente, cenários como esse podem ser vistos no Brasil tento em vista seu alto índice de criminalidade.
Além de que, a filosofia aborda o individualismo de duas formas distintas, sendo o individualismo possessivo, aquele que tem causado males à sociedade visto que o indivíduo pensa que não deve à sociedade, mas sim, que a sociedade o deve. Além do mais, aquela frase popular “Cada um por si” tornou-se ainda mais ativa em nosso meio, dessa forma normalizando o ato de importar-se apenas consigo mesmo ou agir de acordo com seus próprios interesses, contribuindo para o aumento de problemas sociais no meio coletivo.
Contudo, O Ministério da Educação deve certificar-se de que pelo menos no Ensino Médio, os alunos tenham aulas de Sociologia e Filosofia a fim de que aprendam e entendam à respeito das necessidades coletivas. Além disso, é necessário que o Ministério da Cidadania juntamente com a Grande Mídia promovam projetos sociais acessíveis como palestras e debates visando uma melhor compreensão acerca dos direitos e deveres de cada cidadão a fim de contribuir com o meio social e coletivo além de diminuir situações de desigualdade social.
Samaragomesteixeira
Eu acredito que você pecou na introdução e no desenvolvimento ,por exemplo ,na sua contextualização ,devia deixa- la mais organizada ,coesiva,com conexão ,mostrar sua ideia e dar um spoiler da problemática que vai tratar no seu texto. Você citou um ditado popular,geralmente são entre aspas,lembre- se disso. Sua conclusão ,acredito que tem que estar mais conectiva,mas sua intervenção estava excelente .
C1 150
C2 140
C3 160
C4 140. Nota 770
C5 180
Chokmah
• A introdução deixou a desejar no que tange aos temas que serão abordados no texto -ou problema – de modo a situar o interlocutor. (Faltou você expor o tema e os argumentos que serão utilizados na construção do DESENVOLVIMENTO).
Uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos :
1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
3. Apresentação dos argumentos.
•No desenvolvimento do texto atentar-se ao uso dos argumentos que foram expostos na introdução (sinceramente pensei que usaria “desigualdades sociais geradas por questões econômicas” e o “individualismo” como crítica ao egocentrismo. Você poderia ter um exposto esses argumentos que retomariam o ponto que precisa ser abordado ( o problema) você pode obter ao usar o advérbios numa oração, pois a intenção do locutor é voltar a uma informação anterior e acrescentar algo a ela.
•Você construiu o desenvolvimento todo pautado sobre o individualismo, tanto no parágrafo 2 e 3. Poderia ter mudado o assunto do parágrafo 3 com outros argumentos, visto que o individualismo fora abordado no parágrafo 2.
•Atentar-se quando for realizar a conclusão do texto. Utilizar conectivos, conjunções conclusivas e advérbios que dão a entender que se chega ao desfecho do texto, (lembre-se, é nesse momento que você retoma o tema do texto, você busca a solução para o problema exposto) . Assim, é Interessante apresentar à síntese da discussão , a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
• Proposta de intervenção ficou excelente, citou dois agentes (órgãos governamentais que irão atuar nas ações, ou sujeito que irá praticar alguma conduta com o propósito de enfrentar o problema) o que irá ser feito, onde e como pode ser feito (qual a finalidade da intervenção)
140 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
150 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
150 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
140 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
170 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 750
Parabéns!! (Dica : Leia mais artigos de curiosidades, notícias jornalísticas para ficar a par da realidade atula do país, bem como ler livros clássicos para possuir um arcabouço de ideias sobre mundo)
Força, nunca desista!!
carloscruz
Vou por partes que acredito estarem em desacordo:
“…enfrentamos no Brasil, problemas de desigualdade…” – vírgula imprópria;
“…terceiro estado, isto é, a camada popular…” – estado, isso é a camada popular,
“…mas sim, que a sociedade o deve… – vírgula imprópria;
“…frase popular “Cada um por si” tornou-se…” – citação deveria estar entre vírgulas;
“…importar-se apenas consigo mesmo…” – “consigo mesmo” tem marca de oralidade, uma vez que o pronome consigo já é reflexivo;
Além disso, percebi o uso repetido da palavra que, a qual na maioria das vezes poderia ser substituída.
Um uso correto e de várias conjunções, salvo a introdutória do parágrafo de conclusão:
contudo = adversativa, logo, não deveria ser usada nesse momento, mas sim uma conclusiva.
Espero que tenha sido claro, e sobre a nota, acredito que ficaria em torno dos 700 pontos, no estilo ENEM.