Mestre

Os desafios enfrentados pelos portadores de autismo e TDAH no Brasil

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Mylle:

Na Grécia Antiga, o culto ao corpo, à perfeição e aos ideais atléticos levavam os indivíduos atípicos a serem sacrificados ou escondidos. De maneira análoga, percebe-se que esse cenário de exclusão ainda se faz presente, tendo em vista os desafios na inclusão de pessoas do espectro autista e/ou TDAH na educação brasileira. Com base nisso, é importante destacar a falta de capacitação dos educadores e o preconceito social como fatores determinantes na intensificação dessa problemática.

Nesse sentido, constata-se a influência direta dos professores no gerenciamento da inclusão desse grupo. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegure um ensino pautado na tolerância e valorize as relações além da sala de aula, nota-se que essa prerrogativa não é devidamente praticada nas escolas. Sob essa perspectiva, a carência de uma aprendizagem direcionada ao respeito às diferenças intensifica a exclusão dos indivíduos atípicos. Prova disso, cita-se a exiguidade de qualificação pedagógica, comprovada pelo despreparo dos educadores na geração da educação plural. Desse modo, fica claro que se o poder público não intervir na realidade escolar, dificilmente o ideal da inclusão será alcançado.

Ademais, é mister salientar o papel da discriminação no distanciamento da resolução da problemática. De acordo com o filósofo Byung Chul-Han, na contemporaneidade, as relações sociais são marcadas pelo individualismo que se sobrepõe ao altruísmo. Nessa lógica, observa-se que esse contexto se relaciona com a presença do bullying nas escolas, uma vez que as pessoas atípicas são estigmatizadas e excluídas das relações pelo distanciamento da sociedade com o diferente. Dessa forma, enquanto não houver a superação desse cenário caótico, os indivíduos continuarão sendo marginalizados por uma esfera egoísta da sociabilidade.

Portanto, verifica-se a importância da minimização dos desafios na inclusão de pessoas do espectro autista e/ou TDAH na educação brasileira. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pelo gerenciamento da dinâmica escolar nacional, deve promover a capacitação dos professores, por intermédio de simpósios de conscientização sobre os transtornos mentais, com o fito de aprimorar a relação com os alunos de forma inclusiva. Outrossim, o mesmo órgão precisa promover uma campanha de conscientização, por meio de reuniões semanais com os estudantes, com a finalidade de barrar a discriminação e o desrespeito. Feito isso, o que foi retratado em Atenas será devidamente superado.

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7 Correções

  1. Vejo que seu texto apresenta uma estrutura sólida, onde você usa bem os operadores argumentativos e possui uma boa tese e bons argumentos a defender. Você tem desenvolvimentos bem sólidos e apoia bem seus repertórios, linkando as informações empíricas aos argumentos. Sua conclusão tem todos os elementos e apresenta uma boa proposta.

    Bela redação!

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  2. No geral está bom, entretanto, pode melhorar
    Deixo aqui minha contribuição: conectivos que eu utilizo: em primeira análise / em segunda análise.
    Acredito que se você se esforçar mais um pouco conseguirá uma nota ótima. sua introdução, argumento 1, argumento 2 e conclusão foram bem pensados.

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  3. Olá! Seu texto está ótimo. Tenho apenas alguns apontamentos gramaticais. Entretanto, você não teria um desconto significativo na nota por não haver repetição de erros.

    C1: G R A M Á T I C A 180/200
    P1:
    “o culto ao corpo, à perfeição e aos ideais atléticos *levavam* os indivíduos”
    O verbo refere-se ao sujeito “o culto ao corpo, …”, portanto, deve ser conjugado no singular.
    => o culto […] levava os indivíduos

    Ao escrever uma sigla pela primeira vez no texto, é recomendável que você escreva o nome completo. No decorrer do restante do texto, será possível utilizar somente a sigla.
    => O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

    Certa vez, recebi o conselho de que, no ENEM, é preferível evitar a expressão “e/ou”, optando somente por uma delas.

    Você repetiu a palavra “atípicos” ou “atípicas” três vezes, opte por sinônimos, hiperônimos e hipônimos para demonstrar sua riqueza de vocabulário. Exemplo: portadores de síndromes.

    P3: “De acordo com” é uma expressão prolixa (mais longa do que o necessário)
    => Segundo; Consoante; Conforme …

    C2: E S T R U T U R A E R E P E R T Ó R I O 200/200
    A estrutura dissertativo-argumentativa foi seguida corretamente. O repertório foi pertinente.

    C3: C O E R Ê N C I A E P R O J E T O 200/200
    Ótimo! Você antecipou os argumentos na introdução, fez tópicos frasais e conclusões em cada parágrafo e retomou, na conclusão, a contextualização abordada na introdução. A sua proposta de intervenção foi pertinente com o desenvolvimento (soluciona os problemas que você apontou).

    C4: C O E S Ã O 200/200
    Diversificado uso de recursos coesivos e conectivos.

    C5: P R O P O S T A 200/200
    Os cinco elementos exigidos (ação, agente, meio, detalhamento e finalidade) estão presentes em pelo menos uma das propostas de intervenção.

    Eu não sou corretora oficial, então posso ter deixado algo passar, mas creio que sua redação está muito boa. Para mim, sua nota seria 900+
    Parabéns!!
    Continue escrevendo e aprimorando seu talento ^^

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  4. Paragrafo 1:
    Está muito bom!👏🏽

    Parágrafo 2:

    “Nesse sentido(1), constata-se a influência direta dos professores…”

    Indico você utilizar outro conectivo, como a exemplo “primordialmente”. Recebi esse conselho uma vez e me ajudou bastante.

    Parágrafo 3:
    Está ótimo 👏🏽

    Parágrafo 4:

    {…} Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pelo gerenciamento da dinâmica escolar nacional, deve promover a capacitação dos professores, por intermédio de simpósios de conscientização sobre os transtornos mentais, com o fito de aprimorar a relação com os alunos de forma inclusiva.{…}

    Indico que nesse parágrafo você divida as informações por meio do ponto parágrafo. É apenas uma sugestão: “Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pelo gerenciamento da dinâmica escolar nacional, deve promover a capacitação dos professores. Tal iniciativa será efetivada por meio de simpósios de conscientização sobre os transtornos mentais, com o fito de aprimorar a relação com os alunos de forma inclusiva.”

    Dessa forma a oração não fica tao extensa.

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  5. A constituição federal de 1988 norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura que todo cidadão brasileiro tenha direito a educação e ao lazer, portanto a sociedade se manifesta longe dessa realidade, concedida pela norma constitucional, por não impor a lei na prática, a inversão de papeis acaba se tornando mais presente no dia a dia.

    Em primeira análise é importante observar o quanto a falta de respeito e de comunicação afeta sociedade. Apesar disso a inversão de valores na sociedade acaba sendo vista como uma atitude comum entre aqueles que praticam. É importante destacar que a falta de respeito e a prepotência não vem diretamente dos alunos que tem esse comportamento, mas sim juntamente da educação que recebem em casa.

    Vale ressaltar também as dificuldades que os educadores vêm enfrentando cada vez mais para impor limites e disciplinas. De acordo com o G1, Portal de Notícias da Globo, “Brasil tem histórico de alto índice de violência escolar, agressão contra professores”. Em virtude disso, a educação vinda do lar é de devida importância, e que os pais ajudem e incentivem os filhos deterem comportamento digno .

    Levando se em conta o que foi observado é essencial o investimento necessário na educação para resolução desses problemas. Cabe o Ministério da educação desenvolver campanhas e projetos, através das mídias sociais e cartazes, promovendo debates e palestras, para que possam ter uma sociedade educacional unida, com educação e respeito. Agindo deste modo a inversão de papeis diminuiriam bastante, sendo assim professores e alunos cada um em seus devidos lugares e cumprindo o que deve ser feito.

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