Durante a colonização do brasil, as trocas culturais entre colonizadores portugueses, escravos africanos e índios foram responsáveis pela formação do português brasileiro e as marcas de oralidade. Em virtude disso, atualmente, as regiões que compõem o país, são marcadas por sotaques únicos que acompanham os falantes no seu cotidiano, porém, esses não desfrutam do seu pleno direito de igualdade e respeito, já que, a dificuldade com a língua e a ignorância social torna-os vítimas do preconceito linguístico.
É importante, em primeiro lugar, enfatizar que a realidade brasileira apresenta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população não terminou a educação básica, isso, portanto, infere diretamente na forma como grande parte da população escreve e pronuncia. Diante do exposto, o desacordo com a norma culta dos indivíduos está atrelada a educação, pois, por não terem completado o ciclo escolar sofrem com as diversas regras da língua portuguesa. Ademais, vale ressaltar que, tal condição não implica em discriminação e, também não significa que as dificuldades em escrever e falar corretamente esteja errado, pois, existe uma linguagem popular.
Outrossim, a estereotipização da norma vigente viabiliza a inferiorização da variedade não padrão, dado que, a inurbanidade da sociedade que insiste em mostrar apenas escrita padrão como certa, ignorando as diversas maneiras de fala e os problemas educacionais do país. Além disso, o sociolinguista Carlos Alberto faraco diz que, não existe cortes rígidos entre o formal e informal. Portanto, a ideia de superiorização é usada apenas para diminuir, excluir, inferiorizar e julgar quem não se expressa segundo o correto, por meio de incivilidade e desrespeito.
Entende-se, portanto, que o preconceito linguístico no brasil é um impasse social. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação levar um ensino de maior qualidade à população por meio de aulas e palestras com professores especializados a fim de superar as dificuldades com a escrita formal e fala. Somado a isso, faz-se necessário a ação da mídia informar a sociedade sobre os vários sotaques, gírias e expressões regionais por meio de propagandas, campanhas, filmes como o “o auto da compadecida” rompendo com os conceitos de certo e errado, a fim de reduzir a ignorância e o preconceito, valorizando a diversidade cultural do idioma.
CarlosWesley07
Seu texto está muito bom, porém tem algumas falhas.
C1 – muitos erros de vírgula, erros do uso de crase. Tente revisar essas matérias, para não correr risco de vc ficar apenas com 120 no Enem.
C2 – bons repertórios, pertinentes ao tema e bem desenvolvidos, não tem motivos para vc não ter 200 pts competência.
C3 – tem uma boa estrutura textual, mas ainda falta a retomada da tese no final de cada desenvolvimento, além retomar ao primeiro repertório no último período do seu texto, para fazer dele um texto circular. Tente expôr mais a sua opinião, deixar marcas de autoria, fazer críticas, mesmo que sejam singelas, mostrar para o corretor que você acha um absurdo aquela situação. Tente mostrar que o preconceito linguístico gera a discriminação, violência, insultos, mostra o lado prejudicial disso.
C4 – tem uma quantidade boa de conectivos, mas apenas 1 eles está iniciando parágrafos, tente sempre iniciar pelo menos 2 parágrafos com conectivos, vc repetiu “portanto” 3 vezes, repetiu “pois” duas vezes e bem próximas. Estude mais os conectivos, para vc ter um vocabulário mais amplo, para não perder ponto nessa competência.
C5 – só encontrei 4 elementos, tente detalhar melhor a sua primeira proposta, e faça a outra de forma mais superficial para poupar linhas.
Notas:
1- 140
2- 200
3- 120
4- 140
5- 160
Total: 760
luanmarchesi
Oioi, Duda! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
1º Parágrafo
– Muito bem escrito, não achei desvios gramaticais, muito bom!
– ” já que, a dificuldade com a língua e a ignorância social torna-os vítimas do preconceito linguístico” a língua sendo falada e eles conseguindo se comunicar, seria uma dificuldade com a língua? Ou uma dificuldade social?
2º Parágrafo
– “Ademais, vale ressaltar que, tal condição não implica…” não há necessidade de colocar a segunda vírgula, está separando o predicado;
– Nesse parágrafo parece que houve uma pequena confusão no significado de “língua”. A língua é falada e é um contrato social, a única “linguagem popular” que existe é a língua em si, que altera de tipo de local, região e condição social, não há dificuldade com a língua pela falta de educação porque quem faz a língua é o falante. Assim como o termo “língua culta” está em desuso por taxar a norma padrão como superior. Marcos Bagno é uma ótima fonte para o tema, super recomendo! :D
3º Parágrafo
-“estereotipização” = estereotipação
-“inferiorização” = substantivação coloquial demais para um texto escrito, pode substituir por “desvalorização” ou “rebaixamento social da variedade não padrão”
-“, dado que, a inurbanidade da sociedade”: novamente separou o predicado por vírgulas, não há necessidade da segunda vírgula | inurbanidade também é um termo complicado de se usar porque é elitista, remete a urbanidade, como se a cortesia viesse só de quem fosse urbano, ou seja, tivesse civilidade, prefira outros termos mais polidos;
– sociolinguística tem acento;
– Carlos Alberto faraco = Faraco é sobrenome, deve estar em maiúsculo;
-“cortes rígidos entre o formal e informal” = recortes? Se referia a “separações”/”limites”? – “superiorização” substantivação estranha, tente “exaltação” ;
– “segundo o correto, por meio de incivilidade e desrespeito” a palavra “correto” para se referir a língua, reforça o preconceito linguístico, como se houvesse uma forma errada de se falar;
4º Parágrafo
– Brasil é nome próprio, deve estar em maiúsculo;
– “levar um ensino de maior (melhor qualidade*) qualidade à população(,) por meio de aulas e palestras com professores especializados(,) a fim de superar as dificuldades com a escrita formal e fala.” faltou vírgulas
– Último trecho complicado, porque o auto da compadecida é um livro, antes de ser filme, e não sei se legar isso como responsabilidade da mídia seja uma boa hahaha talvez seja mais uma questão de rever currículos educacionais e reformar a educação como um todo;
NO GERAL
Acredito que você manja bem de ortografia, tem uns errinhos bestas de vírgula, mas devem ter passado batido então tranquilo;
Acho que você podia ter se aprofundado mais no tema, achei um pouco raso demais e insiste na mesma tecla de que o preconceito existe, sem trazer dados concretos ou exemplos;
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 180
2) Compreensão da proposta de redação: 120
3) Seleção e organização das informações: 120
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 140
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 120
NOTA FINAL: 680
Mônicatitto
Sou iniciante, tá? Mas, vamos lá!
Eu achei que o Brasil ali, teria que está com o B maiusculo!
Mas, realmente que redação PERFEEEEEEEEEEITA! Boa de ler, super fácil de entender!
Parabéns!
O uso dos conectivos PERFEITAMENTE!
A proposta de intervenção MARAVILHOSA e super concordo com tudo que escreveu nela!
Bruna Amaral
Que redação maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Amei do começo ao fim. A sua introdução ficou maravilhosa, sem contar que trouxe muitas informações de filme e histórias mas de maneira resumida e direta, isso deixou a leitura bem agradável e fácil. Os dados não ficaram soltos, pelo contrário, deixaram a redação muito rica. E a sua conclusão ficou incrível. Amei a proposta de propagandas para vencer o preconceito linguístico. Afinal, temos que reconhecer que as redes sociais é o maior meio de comunicação atualmente, então ficou maravilhosa. <3
Danielberg
Na minha Perspectiva!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 200 pts
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 200 pts
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 150 pts
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 pts
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 150 pts
Nota : 900 pts
PARABÉNS ÓTIMA REDAÇÃO!!