Mestre

Os desafios do jornalismo no Brasil

  • 0

Os desafios do jornalismo no atual cenário brasileiro são evidenciados, principalmente, pelo aumento de notícias falsas que circulam em todos os meios, especialmente nos virtuais, no qual uma pessoa pode publicar alguma mensagem sem qualquer veracidade das fontes ou dos dados. Portanto, o desconhecimento de uma parcela da sociedade acerca dos requisitos que um jornalista deve tomar para transmitir uma mensagem, e a falta de distinguir entre o que é notícia e o que é opinião intensificam a problemática.

A princípio, a falta de conhecimento em relação ao método que um jornalista sério deve utilizar configura-se como um desafio ao jornalismo. Tal que, muitos indivíduos buscam “notícias” em que não há nenhuma referência científica ou factual, sendo muitas vezes reportagens falsas, porém que se difundem em decorrência de uma linguagem simples e rápida. Entretanto, é notável que essas notícias não seguem um método científico, tendo como base opiniões e não fatos. Assim, a sociedade se torna refém por não entender como o jornalismo realmente precisa ser realizado.

Outrossim, a violência cometida contra jornalistas no Brasil evidencia um problema sério acerca da liberdade de expressão no jornalismo. Segundo o pensamento do escritor George Orwell, o jornalista publica aquilo que ninguém quer ouvir, pois caso contrário seria uma publicidade para alguém ou para alguma coisa. Esse pensamento exemplifica o cenário brasileiro atual, em que o jornalista muitas vezes é acusado de estar se posicionando ou de ter sido “comprado” por algum lado; seja em ambientes políticos, esportivos ou de entretenimento. Assim, o discurso jornalístico é muitas vezes prejudicado e mal compreendido, construindo barreiras na liberdade expressiva.

Sendo assim, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas. É preciso que associações jornalísticas, em parceria com os diversos meios de comunicação, crie campanhas contra as “fake-news” e a favor do método jornalístico, demonstrando maneiras de uma pessoa não ser enganada por notícias falsas e contribuir positivamente para o jornalismo e, assim, para a sociedade. Desse modo, a população poderá ter notícias de melhor qualidade e confiança, auxiliando no compartilhamento de informações verídicas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, na conclusão ou proposta de intervenção do modelo Enem pede -se que você escreva alguma forma de “consertar” o problema, alguma de amenizar as consequências.
    Nesse sentido, você precisa de cinco coisas: agente, detalhamento, ação, meio e finalidade. Creio que faltou o meio na sua proposta
    “É preciso que associações jornalísticas em parceria com diversos meios de comunicações, por meio de investimentos,…”

    • 1
  2. Olá! Para qual banca você está treinando? ENEM, vestibular? E qual deles? Como não sei, vou avaliar sua redação de maneira geral:

    Introdução ótima, relatou muito bem o tema, Apenas senti falta de um repertório, mas talvez para sua banca não é tão necessária. Digo o mesmo para o D1.
    D2 eu adorei. Usou bem o pensamento de George Onwell, complementou muito para a sua argumentação.
    Conclusão, gostei. Se o seu treinamento é para o ENEM, saiba que você precisa fazer uma proposta de intervenção, pesquise para saber os detalhes.

    Ao todo, gostei muito da redação, abraço e bons estudos :)

    • 1
  3. c1: 160
    “fake-news” > não precisa desse hífen.
    a falta de distinguir entre o que é > a falta de distinção entre o que ….
    utilizar configura-se > se configura
    pois caso contrário seria > pois, caso contrário, seria
    por algum lado; seja > não entendi esse ponto e vírgula, bastava uma vírgula comum.
    É preciso que associações jornalísticas (Sujeito no Plural), em parceria com os diversos meios de comunicação, crie (Verbo no singular) campanhas > associações jornalísticas (substantivo no plural) …. CRIEM (verbo deve estar no plural para concordar com o sujeito) campanhas

    c2: 200 – tema e estrutura estão ok.

    c3: 160 – projeto de texto.
    Introdução está perfeita, tese apresentada.
    no D1, senti falta de um dado/repertório/citação para embasar o argumento.

    c4: 120
    queísmo> você utiliza muito a conjunção “que”
    Assim 2x > não repita conectivos .sugestão: assim, logo, por conseguinte, desse modo.. etc.
    além disso, faltam conectivos entre vários períodos.

    c5: 160
    Sendo assim, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas. É preciso que associações jornalísticas (1), em parceria com os diversos meios de comunicação, crie campanhas contra as “fake-news” e a favor do método jornalístico (2), demonstrando maneiras de uma pessoa não ser enganada por notícias falsas e contribuir positivamente para o jornalismo e, assim, para a sociedade (4). Desse modo, a população poderá ter notícias de melhor qualidade e confiança (5), auxiliando no compartilhamento de informações verídicas.

    pode parecer muito ridículo isso, mas perceba que você não diz onde essas campanhas serão veiculadas. você não disse o meio. você disse o agente: associações jornalítica e veículos de informação.

    parceria com os diversos meios de comunicação fica estranho, pois os meios são meios, não agentes.

    1. agente ok
    2. ação ok
    3. meio faltou
    4. detalhamento ok
    5. finalidade ok

    final: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.