Em 1960 chegou ao Brasil novas formas de propagar as aprendizagens, por exemplo, através do uso de cartas e aulas transmitidas pelos rádios. No Brasil hodierno, os avanços das tecnologias continuaram a ampliar as possibilidades de ensino, favorecendo a difusão da esfera educativa por intermédio do Ensino a Distância (EaD). Conquanto, apesar de ser algo positivo para o contexto social, existem várias entraves, o quais ocorrem devido às desigualdades no acesso à “internet” à percepção social negativa no que tange ao tema.
Deve-se pontuar, de início, a precária democratização do acesso à “internet” como um dos desafios. Sob essa ótica, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmam que um em cada quatro brasileiros não têm acesso a essa forma de conexão. Além disso, a pesquisa demonstrou que as desigualdades nos índices de acesso são maiores na zona rural, chegando a 53,5%. Esse cenário contemporâneo é um óbice para o EaD, tendo em vista que o ensino é ministrado de forma”on-line”. Sendo assim, para um funcionamento harmonioso é imprescindível a melhoria na acessibilidade.
Ademais, é válido salientar que a visão preconceituosa da coletividade em relação à temática é outro empecilho. Por esse prisma, embora a avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tenha demonstrado que os discentes do Ead possuem bons resultados, ainda é frequente a intolerância em relação à formação remota. Por conseguinte, agrava a falta de diretrizes e processos para fomentar a credibilidade e oferta de educação a distância, por causa da não adesão do sistema educacional, resultante discriminação com o assunto por parte da sociedade.
Portanto, medidas são fundamentais para transformar esse panorama. Nessa perspectiva, para democratizar o acesso do Ensino a Distância no Brasil e modificar a percepção negativa, urge que o Ministério da Educação (MEC) criar uma diretriz e propagar informações sobre o tema, composta por planos de ações que visem superar os desafios. Em soma, será executado por meio do fornecimento de benefícios às empresas provedoras de “internet” para elas reduzam as taxas mensais para estudantes matriculados no EaD. Paralelamente, o MEC deve expor nas redes sociais explicações e mostrar os dados no ENADE. Assim, as dificuldades serão algo obsoleto.
ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, PFVR!!! ;)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– Inserir vírgula: Em 1960, chegou ao Brasil…
– concordância: existem VÁRIOS entraves
– Uso inadequado do pronome relativo: existem várias entraves, OS QUAIS
– Não é necessário as aspas na palavra internet, pois está integrada no léxico da língua portuguesa.
– inadequação vocabular: por causa da falta de adesão do sistema
– flexão verbal: urge que o Ministério da Educação (MEC) CRIE uma diretriz e PROPAGUE informações sobre o tema
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Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
– Você compreendeu totalmente o tema, atendeu bem ao gênero solicitado, mas faltou diversificar seus repertórios socioculturais pra embasar o seu argumento. Além disso, seu primeiro desenvolvimento ficou um pouco expositivo.
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Seu argumento a respeito da primeira tese ficou pouco crítico, tendo em vista que metade da sua argumentação apresenta dados. Expanda ele mais, para que haja clareza na defesa do seu ponto de vista.
– A base de um texto dissertativo-argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado.
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Competência IV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– faltou uma conjunção aditiva “e” na apresentação das teses: ocorrem devido às desigualdades no acesso à “internet” E à percepção social negativa no que tange o tema.
– faltou um elemento coesivo pra articular as ideias: por causa da falta de adesão do sistema educacional, O QUE resulta a discriminação com o assunto por parte da sociedade.
– Em soma, será executado por meio do fornecimento de benefícios às empresas provedoras de “internet”, PARA QUE elas reduzam as taxas mensais.
– Evite clichês como “medidas são necessárias/fundamentais”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto.
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
– Nessa perspectiva, para democratizar o acesso do Ensino a Distância no Brasil e modificar a percepção negativa (FINALIDADE), urge que o Ministério da Educação (MEC) (AGENTE) criar uma diretriz e propagar informações sobre o tema (AÇÃO), composta por planos de ações que visem superar os desafios (DETALHAMENTO DA AÇÃO). Em soma, será executado por meio do fornecimento de benefícios às empresas provedoras de “internet” (MODO/MEIO) para elas reduzam as taxas mensais para estudantes matriculados no EaD. (FINALIDADE)
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Comentário final: Primeiramente, fique atento aos erros gramaticais. Você compreendeu bem o tema, fazendo boa apresentação de tese e contextualização. Porém, procure trazer repertórios socioculturais distintos para fundamentar seus argumentos e construir argumentações críticas e consistentes na defesa da tese. Quanto à competência lV, atente-se às inadequações e expressões clichês que prejudicam a originalidade do seu texto. Por fim, a sua proposta de intervenção está completa e articulada à discussão do texto.
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Nota: 840
Danilo023
Oi tudo bem ? Bom estou começando agora a estudar sobre redação praticamente agora, entretanto e notório que sua redação está perfeita não sou nenhum profissional na área mas sua redação e um exemplo para, mim, fazer uma boa redação no futuro obrigado! Tenho certeza que você vai alcançar seus objetivos.
madriele03
Nota 01 – 160 – Presença de alguns erros gramaticais, como colocação de vírgulas e ortografia de algumas palavras.
Nota 02 – 160 – Ótima estrutura textual, mas senti falta do uso de outras áreas do conhecimento sem ser só estatísticas, assim seu texto fica mais diversificado.
Nota 03 – 160 – Ótima argumentação, só achei que faltou você expor mais sua opinião no primeiro parágrafo de argumentação.
Nota 04 – 200 – Usou muito bem os conectivos.
Nota 05 – 200 – Colocou todos os elementos conclusivos e detalhou muito bem a proposta de intervenção
GiovanaSuassuna18
Primeiramente,a redação está incrível e muito bem detalhada. Porém,notei meros mínimos detalhes da escrita da redação,que mesmo muito pequenos,pode perder pontos na competência. O seu uso da vírgula é perfeito,mas bem no começo da redação “Em 1960…” há uma vírgula. Ademais,não é necessário aspas para referir-se a internet ou outras palavras não português. Portanto,eu dou uma nota 960 a esta redação. (Acabei de entrar e digamos que eu não sou a melhor pessoa para corrigir,por isso a correção não tão bem detalhada)