No documentário “O Ensino Sem Fronteiras”, professores e adeptos a EaD, demostram inúmeras formas favoráveis a esta modalidade de ensino, porém os estudantes que eram ensinados de forma presencial e que hodiernamente são educados a distância pela pandemia, pré-julgam tal forma de ensinamento com diversas afirmações negativas. Seguindo esse raciocínio, é exatamente por essa causa que a aula ‘on-line’ é retratada como um desafio para o acesso à educação. Urge, pois, uma análise da evasão desenfreada dos estudantes e da falta de investimentos governamentais como principais responsáveis pela estabilidade do revés.
Nessa perspectiva, denuncia-se a evasão dos alunos como um dos principais causadores do imbróglio. Segundo dados da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), a evasão dos estudantes é o maior obstáculo para a educação a distância, correspondendo a 42% dos casos de desistência nas universidades. Desse modo, essa pesquisa revela que os estudantes não têm compromisso suficiente para as aulas ‘on-line’. Tendo em vista a problemática supracitada, medidas são necessárias para resolvê-la.
Outrossim, observa-se que a insuficiência legislativa possui estreita relação com a dificuldade de aprendizagem no EaD. Nesse sentido, o governo está atuando como uma Instituição Zumbi – conceito desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman -, visto que mantêm sua forma, porém perderam sua função social, que deveria ser exercida perante a integração das pessoas. Dessa maneira, por mais que o governo tente atenuar o impasse impondo medidas, ainda não é suficiente para garantir o reconhecimento do ensino a distância. Assim, fica explicito que os problemas ainda persistem devido ao descaso governamental.
Em suma, com o intuito de amenizar essa problemática. É evidente que, o Governo Federal, com o Ministério da Educação e da Tecnologia, devem fazer uma reestruturação nas verbas educacionais, aumentando a renda do ensino superior, também um implante de conexão pública a ‘internet’ em locais de baixa renda para garantir o acesso e diminuir a desigualdade digital, por meio políticas e ações mais precisas e severas, incluindo um ensino a distância mais eficiente, de modo a garantir uma educação de qualidade aos estudantes. Somente assim, será possível solucionar o entrave e, felizmente, alcançar um equilíbrio social duradouro.
Matheus Mello
Na sua introdução você contextualizou o tema e o explicou. Entretanto, separe a contextualização por um ponto final trocando o porém por um sinônimo. Sugestão: “… modalidade de ensino. No entanto, os estudantes que eram ensinados…”. Você apresentou a tese de forma clara, deixado claro a sua argumentação. Creio eu que após pandemia não há vírgula, pois não há deslocamento na estrutura.
Seus desenvolvimentos estão bons. Apresentando tópico frasal, argumentos e a conclusão dele. Não há muito o que comentar… seu texto está muito bom. Só cuidado com o uso de conectivos, por mais que sejam sinônimos, deixa o texto muito repetitivo, ou seja, o texto não fica tão contínuo.
Na conclusão apresentou a proposta de intervenção completa. Fechou a competência 5.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 200
Creio eu que sua nota seja entre 920 e 960.
Nardenia Alves
gostei muito do seu texto, muito mesmo.
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•não vou da nota, sou uma estudante e tô parando pra aprender agora kkk:)
•ótimo texto
•da vontade de ler
•elaborou a proposta
•poucos erros
•enfim, ótimo
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•continuando assim, vai ser excelente.
•desenvolveu o tema
•apresentou bem
•ótimo domínio
[email protected]
C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos. 160.
C5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto. 200.
Total: 920.