Ao decorrer do ano de 2020, após decretado estado pandêmico no Brasil, o ensino síncrono tornou-se a válvula de escape para a educação. Este sistema, até então, atribuído em apenas faculdade particulares, as quais têm estruturas e estudantes adeptos. Do mesmo modo, o Estado estipulou nas escolas e universidade públicas, entretanto obtiveram alguns impasses, tais quais: estudantes que não possuem estruturas para o ensino remoto, bem como as dificuldades para absorver todo o conhecimento demandado.
É relevante abordar, primeiramente, que de acordo com o IBGE em 2019, um quarto da população, ou seja, 46 milhões de brasileiros, ainda não possuem acesso à internet. Este dado é altamente preocupante, pois há segregação entre os estudantes, os que possuem estruturas para o ensino remoto, àqueles que não possuem, isso infringe a Constituição Federal Brasileira que diz, “a educação é direito de todos e dever do Estado”. Desta forma, a necessidade do Estado intervir para diminuir as estatísticas do IBGE é de suma importância.
Ademais, possuir estruturas para o ensino remoto, não é sinônimo de aprendizado. As formas de ensinar que os docentes estão atribuindo aos discentes, são as mesmas do ensino presencial, no entanto não são eficazes, visto que são apenas testes ou exercícios avaliativos que podem ser facilmente pesquisados e não necessariamente irá pedir um conhecimento prévio dos estudantes. Bem como, nas redes sociais, estudantes relatam a insatisfação para com o ensino síncrono, por além de ser exaustivo, há o descontentamento com a aplicação e a absorção do conhecimento. Logo, os docentes precisam distinguir o que pode ser atribuído do ensino presencial para o remoto.
Portanto, com os impasses descritos sobre o ensino a distância. Necessita-se que o Ministério da Educação com o apoio do Estado dê estruturas as famílias que são desprovidas do privilégio de acessar à internet, como: um desenvolvimento de uma bolsa para auxiliar no plano de internet, além de aparelhos, como notebooks, celulares, entre outros. Em relação ao melhoramento da aprendizagem no ensino a distância, docentes podem utilizar extensões para tangenciar os exercícios avaliativos, aplicando discussões síncronas nas aulas, utilizar quizzes como Kahoot, para instigar os estudantes a participarem nas aulas. Desta forma, com a atenção do Estado e dos docentes há, sim, a possibilidade de tornar esse ensino acessível e com qualidade.
Os desafios do ensino a distância (com nota, se puder)
Compartilhar
Felipe35a
Oi, Clara, então, a sua redação está muito boa, é perceptível o seu vocabulário diversificado com o uso de palavras cultas. Ótimos argumentos e boa introdução. Se atente ao uso das vírgulas, não coloque tanta vezes e faltou finalidade e detalhamento na proposta de intervenção da sua redação. É apenas isso, sua redação no geral está ótima.
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita
Nota: 160
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 120
Sua nota é: 880
Flávinhaaaa
Boa noite!!! Sou iniciante, não sei muito bem como corrigir uma redação, mas vou tentar te ajudar. Gostei bastante da sua redação. Na introdução você deixou claro seus dois argumentos para desenvolver nos desenvolvimentos. Estabeleceu bem sua tese. No desenvolvimento você colocou dados que enriqueceu sua redação. Não vi erros ortográficos. Sua conclusão esta bem completa, gostei. Tenho uma dica, se você vai fazer o Enem se atente a quantidade de linhas para não ultrapassar. No mais eu amei sua redação. Eu daria uns 900 a 100. Boa sorte e bons estudos.
Júlia Martins da Silva
Oii, sua redação está magnífica..
Sugiro a você que:
– Deixe a sua tese mais clara no texto.
– Se atentar ao uso das vírgulas
– Sua argumentação tá ótima.
– Faltou repertório sociocultural na sua redação, é importante voce distribui-los bem ao decorrer do texto.
No mais, a sua redação ficou muito boa, parabéns!