Os desafios do combate ao tráfico de animais no Brasil

  • 1

O tráfico de animais é a retirada dos animais de seus hábitats naturais e destinados a comercialização. Em razão da biodiversidade Brasileira é um dos principais alvos,outro fator é a falta de fiscalização e de punições severas.
Conforme a ONG Rede Nacional de combate ao tráfico de animais silvestres no Brasil,cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus hábitats naturais anualmente. Essa prática trás riscos para a biodiversidade, além de maus tratos pelos traficantes e diminuição da população da espécie, um exemplo é a ararinha azul que foi extinta devido ao tráfico,hoje ela só existe em cativeiro.
Além disso,traficantes são presos em flagrante várias vezes com diversos animais, no entanto,pagam fiança e respondem processo em liberdade. Não existe,por parte das instituições governamentais nacionais, um estudo regular sobre a situação da fauna silvestre comercializada ilegalmente, de modo a que se possa estabelecer um controle, uma fiscalização,uma repressão maior a essa atividade ilícita. A maior fonte provedora de dados em nosso país é a ONG Rede Nacional de combate ao tráfico de animais silvestre.
Portanto,torna-se evidente que essa prática é um problema que precisa ser combatido e cabe ao ministério do meio ambiente e o IBAMA promover campanhas para conscientizar as pessoas,fiscalizações,multas para quem comete esse crime e nos piores casos,à prisão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, sou aluna e com base nos meus conhecimentos tentarei sugerir alguma coisa :)
    Sua introdução começou com um tópico frasal bom, mas o restante do parágrafo ficou com ideias soltas e simples. Faltou conectar a segunda linha com algo a mais. Mesmo assim, você mostrou suas teses que seriam trabalhadas nos parágrafos seguintes: biodiversidade Brasileira ; falta de fiscalização e de punições severas.
    A sua argumentação com o dado da ONG é boa, mas uma advertência, as iniciais da ong deveriam ser todas maiúsculas, ficando assim: Rede Nacional de Combate com Tráfico de Animais Silvestres.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento você falou do risco à biodiversidade e no segundo parágrafo do desenvolvimento você falou dos traficantes e da falta de controle.
    Houve um pequeno erro de gramática, não há vírgula “Não existe por parte(…)”. No geral, você abordou suas teses, trouxe um argumento válido.
    Na conclusão, você usou os conectivos, porém há falta deles no decorrer de boa parte do texto :/ . Sua conclusão ficou pouco detalhada, você não explicou o que significa IBAMA, não explicou como seriam feitas as campanhas de conscientização e nem fiscalização. Além disso não precisa de crase em ” a prisão”.
    Bons estudos :)

    • 0
  2. 1° parágrafo:
    – A primeira frase apresentou um conceito do tema e foi bem utilizado.
    – Na segunda frase, a tese, acredito que faltou mais coesão pela forma que foi colocada.
    – A palavra brasileira não precisa estar em letra maiúscula.
    2° parágrafo:
    – O dado apresentado em seu desenvolvimento foi bem utilizado, assim como a finalização. Porém, ficou um pouco ausente qual sua opinião sobre.
    – O exemplo da Ararinha Azul deveria estar em uma frase só.
    3° parágrafo:
    – Faltou sua opinião sobre.
    *Seus desenvolvimentos apresentam boas explicações do que se tratam seus argumentos, mas não trazem quais são suas opiniões sobre.
    4° parágrafo:
    – Sua proposta de intervenção deve trazer agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
    – O Ministério do Meio Ambiente deve estar em letras maiúsculas.
    – Período muito longo.
    – Tente trazer propostas que vão além da conscientização.
    – Seria interessante terminar utilizando uma frase que feche toda a redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.