Iniciante

Os Desafios de Combater a Depressão no Brasil

  • 0

No livro “O alienista” de Machado de Assis, o personagem Simão Bacamarte apresentava indícios de desordem mental em pequenas situações do dia a dia. A atitude do médico mostra quão tênue é o limite entre as fragilidades individuais e os transtornos psíquicos, questões essas amplamente exploradas no realismo, a exemplo da depressão. Com isso, é notório que existem impasses a serem combatidos acerca dos tipos de distúrbios psicológicos enraizados na sociedade, seja pelo fato dos indivíduos não reconhecerem que possuem a doença, seja pela ausência de empatia. Por isso, faz-se necessário as políticas de saúde que visem informar a população sobre essa adversidade cerebral.

Em primeiro plano, a depressão é uma pandemia que afeta mais de 30% do público brasileiro, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, o preconceito imposto pela sociedade dificulta que a população perceba quem sofre com essa patologia mental, pois o egocentrismo herdado do sistema capitalista, o que contribui para o crescimento desse índice, uma vez que, é um desafio de enormes dimensões. Desse modo, é lamentável, que os indivíduos que sofrem com essa problemática não busquem o diagnóstico para realizar o tratamento adequado.

Em segundo plano, a falta de empatia é um desafio que impede o autorreconhecimento dessa psicopatologia para maioria das pessoas que não tem conhecimento sobre o impasse. Nesse contexto, o escritor Augusto Cury disserta no livro “Ansiedade”, que a cultura é fundamental para a identidade de uma nação, porém se ela nos impossibilita de se colocar no lugar do outro e pensar antes de reagir, torna-se escravizante, já que a população não sabe como é estar com uma patologia mental. Assim, os indivíduos devem buscar informações para entender o cotidiano dos seres humanos que possuem essas disfunções. Dessa forma, infelizmente, os malefícios que esse tipo de transtorno tem afetado todas as faixas etárias, triste fato que rodeia e torna-se corriqueiro.

Portanto, pode-se concluir que várias ações poderiam ser tomadas. De início, cabe às escolas trabalharem disciplinas de formação cidadã, com às competências socioemocionais, desenvolvendo a empatia e proporcionando educação e auxílio para os indivíduos que sofrem com problemas, como a depressão. Além disso, à família deve ficar mais atenta a qualquer comportamento que não seja uma característica do indivíduo, devendo assim buscar ajuda no CAPS, centro de atenção psicossocial, para obter a psique saudável diferente de Simão, que acreditava que todos eram loucos, mas no final percebeu que a loucura estava nas pessoas sadias e não nos internos que estão sãos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Prelúdio perfeito, percebe-se 2 repertórios e analogia a sociedade contemporânea. Acho que o desenvolvimento um tenha ficado um pouco confuso, talvez o execesso de informação (porém melhor pecar dessa forma que colocando menos, só se atente um pouco mais na hora de revisar se determinado período tende a dificultar a compreensão do leitor. Gostei bastante do segundo desenvolvimento, você soube usar artifícios que aprimoram a dissertação e fez isso muito bem. A proposta de intervenção está perfeita e devidamente detalhada. Você escreve muito bem e provou que seu português é ótimo, principalmente para o tipo de redação vigente.

    • 0
  2. Iae Van, gostei bastante da sua redação. Parabéns
    – O assunto muito bem contextualizado
    – Bela amarração. Pois, você retomou nos dois parágrafos de desenvolvimento possíveis problemas que foram citados na Introdução e trouxe a alusão do livro ” O alienista” para a conclusão.
    – Não senti fluidez ao ler. Porém, creio que seja algo pessoal.
    – Emfim, concordo com o que Duda disse.

    • 0
  3. Parabéns pela redação,ficou muito boa, porém, tem alguns pontos que precisam melhorar.
    Seus argumentos não ficaram muito claros na introdução.
    Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento não tem um tópico frasal (que é iniciar o parágrafo com um sinônimo do argumento que você colocou na introdução).
    Achei que seu segundo parágrafo de desenvolvimento ficou muito tomado do

    • 0
  4. Gostei muito da sua redação, principalmente pelo assunto.
    -Boas alusões e coerentes ao tema
    -Dados estátisticos
    -problematização e apresentação de causa/consequencia , porém acho que poderia ter mais problematização para surpreender mais o leitor.
    °Realmente, como um modelo de nota 1000, sem enrolação e perda ao tema, e boa colocação!!
    Boa cara, continue assim ^^
    Nota em média : 900 á 970 – isso pq n sei mt bem como dar nota mas pra mim ta otima ksksk Boa sorte nos estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.