De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, a segurança é um direito de todos os cidadãos. Como forma de garantir esta prerrogativa, são instituídos policiamentos em todas as esferas da sociedade. Polícias rodoviárias, ferroviárias, civis e militares. Apesar dos investimentos feitos em tais áreas, o cenário atual permanece caótico e rico em criminalidade. A insegurança é um problema constante em todas as regiões do Brasil, tornando-se reflexo da negligência e omissão do Estado.
Torna-se relevante lembrar que quando falamos em segurança pública, tratamos também da situação carcerária do país, haja visto a superlotação nos presídios e a liberdade gozada por criminosos que ainda não foram julgados – o que propicia um panorama hórrido. Dados elaborados pelo Núcleo da Violência, vinculado à Universidade de São Paulo, mostram que entre os meses de janeiro à setembro do ano passado, o Brasil registrou mais de 30 mil assassinatos.
Os índices são assustadores e apontam para um sistema ineficaz, que parece não funcionar com êxito. Torna-se visível uma situação de contradição, uma vez que, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 11 bilhões de reais estão sendo destinados ao setor em 2020. É evidente a necessidade de investigação e execução dos planos em favor da melhoria na área.
Mediante estas condições, os investimentos devem continuar sendo feitos, todavia, é essencial que o Ministério responsável pelo referido segmento, institua métodos de inspeção em todas as camadas responsáveis pela execução das ações de melhoria na segurança pública, verificando o que deve ser aprimorado, encontrando as falhas que congestionam o sistema e punindo os responsáveis pelos erros.
sandymcardim
C1- Domínio da modalidade padrão da língua portuguesa: 120
C2- Compreensão da proposta de intervenção: 130
C3- Organização: 120
C4- Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: 125
C5- Proposta de intervenção: 90
Nota: 585
Continue a treinar e logo logo estará bem melhor. Você escreve bem, só precisa dominar um pouco mais as competências exigidas, fora isso parabéns por sua redação!
Giovana Camargo
Olá.
Sua redação ficou organizada e com um enredo bem interessante, porém prestar mais atenção em repetição de palavras, que podem prejudicar o seu desempenho.
Você te um grande potencial para escrever redações incríveis, continue trabalhando em suas dificuldades e veja como você irá evoluir.
kaio323
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 120
2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumenta tivo em prosa. 120
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões eargumentos em defesa de um ponto de vista. 120
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando osdireitos humanos. 80
caren
Olá! Tudo bem?
Seu texto ficou bastante interessante…bem informado…
Mas cabe averiguar que há repetições de palavras ex: (torna-se).
Poderia também colocar um conectivo de contraposição, logo após a colocação da constituição federativa. EX: ( No entanto, apesar dos investimentos…) acredito que daria um ênfase amais.
Percebi que colocou os 4 parágrafos. Isso é bom…faz parte da estrutura da redação…ainda mais pro Enem…
Trabalhe um pouco mais os conectivos…dará mais ligação no texto.
Esse tema é bastante complicado… entretanto, vc articula bem o assunto… continue assim, e fará grandes redações !!
C1: 140
C2:180
C3:160
C4:140
C5:140