Estudante

Os desafios da saúde pública no Brasil

  • 3

A série de televisão brasileira “Sob Pressão” – exibida pela Rede Globo – apresenta os desafios financeiros e sociais enfrentados na promoção da saúde pública no Brasil. Além disso, é retratado que tais obstáculos como a falta de concessão monetária se relacionam ao descaso governamental presente. Nesse contexto, observa-se que a narrativa não diverge da realidade atual, visto que, a problemática se deve à má distribuição de renda e, indubitavelmente, gera a precarização dos meios de saúde pública.

Mediante ao elencado, a Constituição Federal de 1988 assegura a todos os indivíduos o direito à saúde de forma igualitária e de qualidade. No entanto, o descaso acerca da manutenção de redes hospitalares públicas priva a veracidade de sua garantia. Analogamente, desafios como a falta de médicos, medicamentos e infraestrutura básica comprovam a má concessão de verbas, na qual, é redirecionada para fins que não se relacionam à saúde e, desse modo, faz com que o direito público seja negligenciado.

Por conseguinte, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a precária distribuição monetária acarreta, especificadamente, a insatisfação de médicos e pacientes. Destarte, obstáculos como atendimento ineficaz e desagradável, leitos em quantidades insuficientes, crescentes e descontroladas filas de espera e funcionários da saúde com baixos salários são recorrentes e, dessa forma, geram a debilitação da rede pública no Brasil. Ademais, a situação apresentada se encaixa diretamente no Sistema Único de Saúde(SUS), no qual, retrata perfeitamente o descaso acerca de suas necessidades atuais.

Em suma, é imprescindível que o Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Economia, promova a concessão igualitária de renda entre os sistemas de saúde pública, por meio de análises sociais que demonstrem a necessidade de cada rede. Logo, cada sistema público deve receber o suficiente para as melhorias sociais e estruturais, até que estes sejam solucionados. Espera-se com essa ação que os desafios da saúde pública no Brasil sejam reduzidos ou, até mesmo, dissipados.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa noite Iana.
    C1: “é retratado que tais obstáculos como a falta de…” O ideal seria ter uma vírgula antes da palavra como, pois ele é uma conjunção coordenativa explicativa e necessita de uma vírgula. Além disso, nessa frase “A problemática se deve á má distribuição… ” Não deve haver essa crase pois a palavra “má” não tem artigo, então só fica a preposição a. Você foi muito bem, porém, não tem como eu te dá nota máxima por que você cometeu mais de 2 desvios, sua nota foi 160, pois você tem uma estrutura sintática boa e apresenta poucos desvios.
    C2: tu desenvolveu bem o tema, apresentou um repertório sociocultural bem produtivo, a Constituição, a série e a ANVISA, pertinente e consistente, então não o porquê eu te dar uma nota abaixo de 200.
    C3: tu apresenta informações fase opiniões relacionadas ao tema proposto, de forma muito organizada e com muita autoria, dependendo do teu ponto de vista. Desse modo, é 200.
    C4: você usou bem os recursos coesivos e seu texto está bem articulado, porém, Eu trocaria o teu conectivo ” analogamente ” no segundo parágrafo por outros, por exemplo, nessa perspectiva, nesse viés, entre outros. Mas mesmo assim você merece 200.
    C5: você apresentou todos os elementos necessários para a nota máxima, agente, modo/meio, finalidade, detalhamento e ação, desse modo, você merece 200.
    Parabéns você tirou 960 !!!!!!
    Boa sorte, espero que você goste ❤️❤️

    • 2
  2. Boa tarde, gostei muito da sua redação, ela é realmente bem escrita. No primeiro paragrafo, creio que o travessão não seria preciso, uma virgula daria conta. Antes você mencionou sobre a Constituição Federal, acho que seria interessante levar o nome dela na conclusão, algo como “fazer juz a constituição de 88”, achei a ela meio fraca em comparação ao resto do texto.
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    Total: 960
    Continue assim! :)

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.