(Alguém pode dar nota)
Desde a chegada dos colonizadores Portugueses ao Brasil cultiva-se a ideia de que os recursos naturais pertencentes a este território seriam infinitos. Não obstante, com a intensa extração do Pau-brasil para o uso da metrópole Portuguesa a extinção desta espécie arbórea tornou-se realidade. Nos dias atuais, o crescente número de impactos causados pelo ser humano ao meio ambiente encontram-se em ascensão, tornando necessário avaliar os índices de poluição e as alterações causados nos ecossistemas.
Em primeira análise, cabe evidenciar que a partir da Revolução Industrial, período marcado por um grande desenvolvimento tecnológico, o qual possibilitou um aumento na fabricação de mercadorias e no fluxo de produtos , trazendo inúmeras transformações no estilo de vida populacional. Nesse sentido, a sociedade passou a consumir produtos de uma forma descontrolada, aderindo a constante troca de artefatos por influência do Sistema capitalista e, em muitos casos, fazendo o descarte de forma indevida. De acordo com os dados publicados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABELPRE), o brasileiro produz cerca de 61 milhões de toneladas de lixo por ano verificando assim, a profunda negligência do corpo social, analisada não só pela quantidade de lixo produzida mas como também pela Cultura de consumir e descartar repetidamente.
Ademais, vale salientar que o grande volume de lixo acumulado no planeta, muitas vezes em locais desapropriados, causa a contaminação do solo, trazendo prejuízos a Flora e a Fauna, de modo que os resíduos depositados possuem um longo período de decomposição, além de possuir riscos de serem ingeridos por animais, causando prejuízo a sua saúde. Outrossim, segundo o psicanalista Sigmund Freud, “o homem busca o controle da natureza para obter lucros”, fator que pode ser observado pelo desmatamento ilegal da Mata Amazônica para a criação de pastos, tendo em vista que os setor pecuário gera muitos lucros em território nacional. Sendo assim, é notório que a superação desta problemática está longe de ser solucionada, de modo que o ser humano em diversos setores, prejudica o meio ambiente.
Desse modo, medidas são necessárias para que haja a preservação ambiental no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente em parceria com poder Legislativo implantarem uma lei que puna severamente atos de poluição, degradação e desmatamento de áreas ricas em biodiversidade. Cabe também ao Estado estabelecer campanhas midiáticas por meio de canais televisivos com a finalidade de conscientizar a populacional acerca dos problemas causados pelo descarte incorreto de lixo, como também a produção exacerbada, a fim de que os índices de poluição diminuam. Assim, passos importantes serão dados na superação deste imbróglio.
RodrigoMartins10
Ola, Yara! Vou te dar algumas dicas. Preste mais atenção na ausência/presença de algumas vírgulas (leia e procure tais erros);
“possibilitou um aumento na fabricação de mercadorias”— está incoerente essa ideia de que a R. Industrial aumentou a fabricação pois nn se fabricava antes(a nn ser que vc esteja falando da segunda ou da terceira revolução);
“tendo em vista que os setor”— o artigo está no plural, diferente do substantivo, porém acredito (e espero) que seja um simples erro de digitação kk, mas preste atenção!
Aconselho a vc apresentar um tópico frasal: consiste em vc apresentar uma síntese do que irá dizer no restante do parágrafo, tipo uma ideia principal.
Portanto, gostei MT do seu texto! Apresenta uma boa tese, bons dados e repertório produtivo. Mt bom! ;)
Nn sou corretor PRO, mas daria aproximadamente 840 kk
Theo
Olá, gostei muito do texto, vamos à correção. (Padrão ENEM)
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
150 PONTOS DE 200
2) Compreensão da proposta de redação;
200 PONTOS DE 200
3) Seleção e organização das informações;
200 PONTOS DE 200
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
150 PONTOS DE 200
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
100 PONTOS DE 200
NOTA: 800 PONTOS DE 1000