A locomoção dos brasileiros é afetada não apenas por problemas estruturais, mas também por mau planejamento das metrópoles.
Segundo matéria produzida e divulgada pelo portal “Brasil Escola”, o êxodo rural no Brasil, teve sua intensificação entre as décadas de 60 e 90, enquanto sua intensa industrialização iniciou na década de 50. Estradas e rodovias foram construídas conforme o crescimento industrial, o que facilitou o deslocamento de cargas para o setor industrial, do transporte para a classe operária e estimulou o crescimento automobilístico, que mais tarde, veio a sofrer com a falta de infraestrutura planejada para comportar o crescimento da população urbana, advinda da migração rural e posteriormente da globalização.
O “Mito da Caverna”, de Platão, retrata um grupo de pessoas isoladas do resto da civilização, que tinham para si, o mundo em que estavam inseridos, como realidade absoluta. Atualmente, isso pode ser notado no despreparo do executivo municipal para lidar com problemáticas que não fazem parte da sua bolha de vivência e conhecimento, como a falta de acessibilidade para a locomoção de deficientes físicos e visuais, resultando em mais um défice na mobilidade urbana.
Portanto, é de suma importância que o Ministério da Infraestrutura, em parceria com a secretaria nacional de mobilidade e serviços urbanos, por meio de verbas públicas,
arquitetem e implementem vias férreas que conectem as principais regiões das metrópoles, expandam as vias exclusivas para a circulação do transporte público, aumentem a frota do mesmo, incluam veículos complementares para atender a demanda e por intermédio midiático e de redes sociais, lancem uma campanha incentivando o uso dos coletivos, com a proposta de uma tarifa reduzida e menos automóveis particulares nas ruas. As prefeituras também devem, por meio de verbas municipais, restaurar e implementar caminhos de acessibilidade, tal qual rampas e pisos táteis para deficientes. Além de por intervenção de palestras nas escolas, promovam a participação de PCD’s na política.
Desta forma, o país daria mais uma passo para solucionar os desafios de locomoção dos brasileiros.
LeticiaBF
Olá, vou dar algumas dicas de acordo com o modelo textual do enem.
O modelo dissertativo argumentativo geralmente deve ter 4 parágrafos, sendo o primeiro de introdução, segundo e terceiro desenvolvimentos e 4 conclusão.
Sua introdução está incompleta, pois deve-se se contextualizar o tema e depois apontar sua tese que no caso são os problemas estruturais e mau planejamento das metrópoles, acho também que esses dois pontos são muito parecidos, quase sendo a mesma coisa, pois uma metrópole mau planejada terá problemas estruturais. É valido começar o texto com algum repertório que se encaixe ou se assemelhe com o assunto mas isso não é uma regra.
Os desenvolvimentos estão confusos, seus repertórios não foram bem trabalhados.
No D2 você fala de deficientes visuais, despreparo da adminstração municipal, no meu ver seria melhor que sua tese fosse a negligência governamental para esses pontos fazerem mais sentido com o argumento.
Na sua conclusão falta a finalidade e o detalhamento, você deu variadas propostas de intervenção mas nenhuma foi detalhada.
também a pouco uso de conectivos o que prejudica a competência 4.
Procure pesquisar mais sobre a estrutura do texto que está treinando, se não for para o enem desconsidere minha correção, e treine muito! Parabéns e bons estudos.
MCF.ESTUDO
Ola! legal seu tema
Seu principal pecado está na estrutura e organização, procure exemplos na internet para se situar nos paragrafos.
E precisa se embazar em algo verificado cientificamente, Brasil Escola não é um repertorio verificado.
Procure por pensadores e discorra sobre suas teoria ligando ao tema, pense que seu corretor não sabe de nada e voce quem esta explicando.
FelipeCorreiaDM
Olá, não sou especialista em corrigir redações, e por isso vou dar meu feedback baseado nas minhas experiências como estudante.
A sua redação ficou um tanto bagunçada, e não seguiu uma estrutura lógica de uma redação de vestibular/ENEM, e numa situação típica, uma redação é dividida em 4 parágrafos, com a primeira sendo de introdução, 2 de desenvolvimento, para expor dois argumentos, e um de conclusão, para sintetizar o texto em si, e também para propor um plano de ação para a situação exposta.
LayneSilva123
Olá Gabriel, tudo bem?
Li a sua redação e gostei do tema que você abordou, porém tenho algumas observações a fazer.
1°)Ao olhar a estrutura da sua redação percebi que ela está um pouco desorganizada. A sua redação precisa apresentar os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.
2°) A sua conclusão ficou maior que a introdução e desenvolvimento. Isso é perigoso, pois você não conseguiu desenvolver bem o seu texto, principalmente no seu desenvolvimento.
3°) Ainda com relação à estrutura da sua redação:
A sua introdução não está devidamente organizada, então eu vou te dar umas dicas pra te ajudar. Veja só, qualquer parágrafo, seja de introdução, desenvolvimento e conclusão; eles precisam apresentar começo, meio e fim.
Um exemplo que você poderia usar para fazer a sua introdução é esse:
Citar algum repertório– Contextualizar– Apresentar a tese — conclui.
Para os desenvolvimentos:
Tópico frasal– citar algum repertório– Argumenta– conclui
Conclusão:
Faça a sua conclusão de acordo com o que se pede na competência 5, apresentando quem vai resolver o problema( agente), o que ele vai fazer(ação), por meio de que ele vai ser resolvido(meio), para que essa resolução vai servir(finalidade) e detalhe a sua conclusão.
Existem outras maneiras de você fazer a sua introdução e desenvolvimentos, esses são só uns exemplos.
Recomendo que você assista aulas sobre: Introdução, desenvolvimento, tópico frasal(pra que serve ele) e conclusão( porque você precisa entender como conseguir colocar todas as suas ideias da conclusão de maneira resumida e que ela não fique maior que a sua introdução e desenvolvimento).
Outra coisa, procure colocar mais conectivos no seu texto, pois são eles que vão dando uma ligação entre uma frase e outra no seu texto e assim as suas ideias vão fazendo sentido. Os conectivos são como uma costura, um remendar, pois quando você usa ele você sai juntando todas as ideias do seu texto e aí elas vão começando a fazer sentido, porque uma vai acompanhando a outra. Use sempre eles antes de começar o seu parágrafo de desenvolvimento e de conclusão. O de introdução não é necessário no início da redação, mas depois da primeira frase, já comece a usar.
Espero ter te ajudado. Bons estudos e não desista que você chega lá!!
EliandriaSouza
Uma dica: desenvolva sua redação em 3 parágrafo divididos começando pela intodução, na qual você irá trazer a problemática e, em seguida, traga uma citação ou um contexto cultural para ajuda-lhe no desenvolvimento.
Os dados estatísticos são mencionados no desenvolvimento 2 da sua redação.
A citação sobre o mito da caverna de Platão recomendo-lhe inicia-se no desenvolvimento 1.
Gostei da sua proposta de intervenção, porém a falta de organização da sua redação dificulta o seu desempenho, visto que a organização na mesma é fundamental para agradar o corretor.
Espero ter ajudado!