Iniciante

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil

  • 0

No 6◦ artigo, da Constituição Federal de 1988, é dito o direito de ir e vir, porém, com a dificuldade da mobilidade presente no país, impossibilita o acesso. Vale ressaltar que, no Brasil, a locomoção por muitas rodovias ou calçadas são perigosas por causa do fluxo intenso de veículos nas ruas e pela precariedade nas estruturas para pedestres. É necessário a resolução dessas problemáticas.

Visto que, muitos transportes públicos são desconfortáveis ou até ineficientes, as pessoas preferem o carro, aumentando assim, a quantidade de automóveis nas ruas. Por outro lado, a escassez na sinalização e semáforos quebrados, são  alguns dos principais causadores de tal desordem. Dessa forma, se torna crescente a falta de mobilidade em um trânsito caótico.

Todavia, além das vias estreitas ou passarelas inseguras, a falta de ciclovias e calçadas para os pedestres, forçam os mesmos à andarem pelas rodovias, podendo causar acidentes fatais. Embora a população cresça, a infraestrutura mediante ao meio urbano continua estagnada.

Em suma, cabe ao Detran, órgão responsável pela fiscalização no trânsito, juntamente com as prefeituras, a ampliação e manutenção de automóveis de locomoção pública, tornando-os confortáveis e acessíveis a todos. Bem como, a criação de calçadas e ciclovias mais seguras e a reforma de passarelas e sinalizações adequadas para maior organização acerca da mobilidade urbana no Brasil.

Colocar nota de acordo com as competências do ENEM, se possível :)

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii,tudo bem??Sua redação está boa,mas tenta escrever mais nós desenvolvimentos,pois é o momento que vc mais deve falar.Toma cuidado com as vírgulas tbm,sua redação está boa, só prestar atenção em uns detalhes a mais,pois são esses detalhes que importam muito,e vc consegue sempre melhorar.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.