No longa animado “Sing, quem canta seus males espanta”, apresenta-se Rosita, uma mãe e dona de casa que precisa se ‘desdobrar’ para conseguir conciliar suas obrigações familiares com a busca de seu sonho. Um detalhe visto no filme, é que em nenhum momento Rosita recebe ajuda de seu marido para solucionar o problema, passando a imagem que o dever com a família era apenas dela, problema esse, que não se distancia nem um pouco da realidade enfrentada pelas mulheres brasileiras.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje cerca de 49,9% de mulheres inseridas no mercado de trabalho, mesmo estas representando cerca de 51% da população total brasileira, e isso se deve muitas vezes, a maneira como a sociedade, em sua maioria, machista e patriarcal brasileira enxerga a mulher como ‘menos capaz’ do que os homens, uma ideia completamente ultrapassada e equivoca. E quando adiciona-se o fator maternidade, esse problema apenas aumenta.
Muitos empregadores entendem a maternidade com um problema para a contratação, alegando que não haverá todo o comprometimento necessário por parte da contratada em questão para com o emprego, vale ressaltar, que esse não é um problema enfrentado por homens, mais uma vez colocando em vista a maneira com a qual a sociedade coloca as obrigações familiares perante apenas a mulher. O fato de as mulheres se verem presas em situações sem opção de escolha quando se tornam mães é outro grane problema, pesquisas afirmam que mais de 50% das mulheres não retornam da licença maternidade para seus empregos, um fato relacionado, em sua maioria, com a falta de seus direitos atendidos por seus respectivos chefes.
Em virtude dos fatos apresentados, vê-se claramente a necessidade de uma mudança de pensamento por parte da sociedade atual, a ideia de ter a mulher como ‘o sexo frágil’ deve ser posta de lado instantaneamente, tendo em vista toda a problematização que esse estereótipo vem acarretando por longo da história. E cabe ao estado a criação de leis e normas que tragam em consequência a igualdade de gênero, uma realidade que deveria ser vivida por todos na sociedade.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎No longa animado “Sing, quem canta seus males espanta”, apresenta-se Rosita, uma mãe e dona de casa que precisa se ‘desdobrar’ para conseguir conciliar suas obrigações familiares com a busca de seu sonho. Um detalhe visto no filme, é que em nenhum momento Rosita recebe ajuda de seu marido para solucionar o problema, passando a imagem que o dever com a família era apenas dela, problema esse, que não se distancia nem um pouco da realidade enfrentada pelas mulheres brasileiras.
OBS:
▪︎Introdução Ok, mas cadê a tese ?
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje cerca de 49,9% de mulheres inseridas no mercado de trabalho, mesmo estas representando cerca de 51% da população total brasileira, e isso se deve muitas vezes, a maneira como a sociedade, em sua maioria, machista e patriarcal brasileira enxerga a mulher como ‘menos capaz’ do que os homens, uma ideia completamente ultrapassada e equivoca. E quando adiciona-se o fator maternidade, esse problema apenas aumenta.
OBS:
▪︎Faça um tópico frasal antes de iniciar a argumentação.
▪︎Equívoco de vírgula depois de (muitas vezes).
▪︎Erro de concordância em (a maneira como a sociedade) o correto (pela maneira como a sociedade).
▪︎Repetição de (brasileira) tire esse (brasileira) após (patriarcal).
▪︎Erro de concordância em (E quando adiciona-se o fator maternidade) o correto (E quando adiciona-se ao fator da maternidade).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (maternidade).
▪︎Faltou conectivos.
▪︎Poderia ter argumentado mais, o ideal é 4períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Muitos empregadores entendem a maternidade com um problema para a contratação, alegando que não haverá todo o comprometimento necessário por parte da contratada em questão para com o emprego, vale ressaltar, que esse não é um problema enfrentado por homens, mais uma vez colocando em vista a maneira com a qual a sociedade coloca as obrigações familiares perante apenas a mulher. O fato de as mulheres se verem presas em situações sem opção de escolha quando se tornam mães é outro grane problema, pesquisas afirmam que mais de 50% das mulheres não retornam da licença maternidade para seus empregos, um fato relacionado, em sua maioria, com a falta de seus direitos atendidos por seus respectivos chefes.
OBS:
▪︎Faça um tópico frasal antes de iniciar a argumentação.
▪︎Equívoco de vírgula depois de (ressaltar).
▪︎Erro de concordância em (o fato de as mulheres) o correto (o fato das mulheres).
▪︎(grane) o correto (grande).
▪︎Repetição de (em sua maioria).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (relacionado).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (em sua maioria).
▪︎Seu período tá muito grande, ele deve ser divido em 4.
▪︎Escassez de conectivos.
CONCLUSÃO:
▪︎Em virtude dos fatos apresentados, vê-se claramente a necessidade de uma mudança de pensamento por parte da sociedade atual, a ideia de ter a mulher como ‘o sexo frágil’ deve ser posta de lado instantaneamente, tendo em vista toda a problematização que esse estereótipo vem acarretando por longo da história. E cabe ao estado a criação de leis e normas que tragam em consequência a igualdade de gênero, uma realidade que deveria ser vivida por todos na sociedade.
OBS:
▪︎(posta) o correto é (pôsta).
▪︎(estado) é com letra maiúscula. Toda vez que você citar (Governo e Estado) na conclusão vai ser com letra maiúscula.
▪︎Sua solução não estar detalhada e não respondeu a todos os quesitos necessários.
1) O que fazer ?
2) Quem fazer ?
3) COMO fazer ? Detalhe
4) Qual a finalidade ?
NOTA:
C1: 160
C2: 140
C3: 140
C4: 80
C5: 120
TOTAL: 640
Qualquer coisa estou à disposição.
Epik0
Competência 1- domínio da norma culta da língua escrita.- 120 – possui problemas de pontuaçao
Competência 2- compreender a proposta da redação- 120
Competência 3- coerência no texto – 160
Competência 4- conhecimento dos mecanismos linguísticos- 160
Competência 5- proposta de intervenção para o problema abordado- 160- Faltou os meios
Soma da pontuação: 720 pontos
gabicostaa
Amei a introdução! A forma como você utilizou a personagem foi incrível, encaixou perfeitamente com o tema. Não fugiu em momento algum do tema, foi bastante coerente nos argumentos. O que eu senti falta ao longo da redação foi do uso de conectivos. Uma dica, leia mais de uma vez o rascunho antes de passar para a folha oficial. Isso evita a escrita de frases sem concordância verbal. Enfim, meus parabéns e continue praticando!!
Marcos Hideki
Título precisa ser chamativo,
Introdução: excelente comparação com o filme ‘Sing que canta seus males espanta’bom uso da acentuação
Desenvolvimento: Uso de dados estatísticos que reforça a opinião.(desenvolvimento extenso,resumir partes importantes)
Conclusão: traz a solução para o problema, e resumo do texto excelente.
MarceloTakeshi
Uma redação muito boa, em nenhum momento vc fugiu do tema da redação. Trouxe bastante ideias e questionamentos interassentes a ainda trouxe uma pesquisa muito informativa. Só acho que você acabou prolongando sua redação trazendo a mesma ideia em si. Isso faz com que a redação se torna cansativa de se ler. Tirando isso está de parabéns
Leitinho
Achei massa , adorei a redação vc está de parabéns. Suas ideias são bem apresentadas e bem explicativas , continua que vc tem futuro. Concordo com vc , vc tem ótimas idéias e elas são bem criativas , vc é estapafúrdia. Adorei esse texto está muito massa.. Suas ideias foram bem colocada vc realmente tem talento. Adorei esse filme é muito massa..
Ratinho
Seu texto é bom e fácil de entender, você se expressou bem o tema. A única coisa que acho que você deve melhorar e dialogar mais os temas para que a “história” fique bem amarrada no final, mas mesmo assim da para compreender bem, é só ajustar alguns detalhes que você vai conseguir com a prática ( vale apena investir um tempo) Parabéns , e continue assim.
amandabatistads
Suas ideias foram bem colocadas, mas o que ficou a desejar foi sua proposta de intervenção. Que tal colocar alguns agentes ai, em? Lembre-se que todo problema precisa de uma solução. Quais medidas devem ser adotadas para resolver a problemática? Quais ações o Estado deve tomar? Tirando isso, o texto foi bem escrito. Senti falta de conectivos em algumas das suas colocações, acho legal investir.
LeticiaNascimentoSantos
Achei que você articulou bem as ideias. Não fugiu do tema. Desenvolveu muito bem. Contudo, na proposta de intervenção, você poderia explorar mais ações do tipo: como consciencializar a sociedade? Através da escola? De campanhas? Quais leis pode ser feita pelo estado, sendo que constituir uma lei é um processo hierarquizado e demorado? Não seria mais prático a elaboração de ementas?
Espero ter ajudado!