Os desafios da inversão da pirâmide etária no Brasil

  • 0

De acordo com dados do IBGE, o Brasil vivencia uma desaceleração demográfica, fato que exemplifica a diminuição da taxa de natalidade e o aumento do número de idosos. Diante disso, com a inversão da pirâmide etária, o país encontra-se com alguns desafios a serem superados, como a falta de investimentos para a faixa etária de mais idade e as discriminações vivenciadas.

Em primeira análise, há falta de investimentos e recursos para a população mais velha. Nesse contexto, o jornal Correio Braziliense publicou que a ausência de infraestrutura urbana compromete a interação social dos idosos, pois reflete na saúde física e mental destes. Infelizmente, há demasiada displicência por parte do Estado, pois são inibidos os direitos básicos concedidos por lei, dentro da Constituição Federal de 1988, como o direito à saúde, ao lazer e à locomoção, dado que há limitação e dificuldade desses recursos a ele.

Similarmente, os indivíduos com mais idade vivenciam preconceitos diários, como com questões trabalhistas, sendo vistos como incapazes de ocuparem certos cargos ou de assumirem determinadas funções, ou no próprio lar, visto que muitos são submetidos a humilhações, ao abandono afetivo e ao descaso, fatores que provocam graves problemas emocionais. Segundo dados do IBGE, a taxa de depressão é maior entre os indivíduos mais idosos, o que se torna extremamente preocupante. Dessa forma, é, pois, inadmissível que isso ainda seja tratado com normalidade e naturalidade, uma vez que aumenta a vulnerabilidade dos mais velhos e traz grande impacto tanto para eles quanto para as futuras gerações.

Para que haja a superação de desafios, é, portanto, fundamental que o Estado invista em infraestrutura para a população idosa, por meio de hospitais, convênios e centros de lazer, com oficinas de arte, tecnologia, esportes e rodas de conversa, com a atuação de psicólogos, que busquem tratar de suas susceptibilidades emocionais. Além disso, é importante que haja ações midiáticas que combatam o ageísmo, por meio de campanhas e comerciais. Desse modo, haverá o rompimento de barreiras e uma mais ampla inserção dos idosos na sociedade.

Compartilhar

1 Correção

  1. A redação tem 30 linhas ,então divida igualmente os dois parágrafos e a introdução/conclusão
    Ibge? Quem é? Escreva por extenso sempre
    “Trás “, você escreveu traz, não é z e faltou acento
    Tome cuidado com vírgulas, veja umas aulas para melhorar
    Não vi repertório, você usou só a constituição e dados ibge e correio brasiliense tinha no seu texto base, traga algo novo para não ser previsível
    Você usou a estrutura do enem, conectivos, mas fique atenta em não querer resolver 2 problemas na conclusão, só 1 vale com os 5 elementos
    Bons estudos ! Avalie meu comentário como o melhor, assim volto mais vezes para corrigir.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.