As sociedades segundo Karl Marx, são sociedades de classes. Na sociologia, classe é o modo que as desigualdades se constroem e se estabilizam. Deste modo, como consequência da série de problemas estruturais que a desigualdade carrega, as classes sociais mais baixas enfrentam dificuldades com a falta de acesso aos benefícios que o mundo digital oferece enquanto ferramenta de cidadania.
O acesso à internet é um direito do cidadão do século XXI (ONU) visto que a educação, a cultura e a informação estão envolvidas. A exerção desse direito é violada, entre outros aspectos, quando não se pode pagar pelo serviço de internet ou equipamentos tecnológicos. E quando se pode, muitos não têm as habilidades necessárias para manuseá-los.
Essa realidade tem sido aumentada no Brasil com a pandemia do Covid-19 e é vista especialmente no sistema público educacional. Assim, a exclusão digital que afeta também professores e alunos, se traduz na esclusão social, provocando o baixo desempenho dos alunos e até a evasão escolar dos mesmos.
Para resolver esse impasse, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com o Estado invista na inclusão digital por meio da distribuição de planos de subsídios para as famílias mais periféricas e de verbas destinadas às escolas públicas para o oferecimento de ferramentas tecnológicas e letramento digital. Desta maneira, a tecnologia permitiria que os benefícios do mundo digital possam ser usufruídos por mais cidadãos e trabalharia como uma forma de reduzir as desigualdades entre as classes.
leticiagino
Oie, seu texto está muito bom, parabéns. Mas eu acredito que algumas coisas poderiam melhorá-lo:
1º parágrafo: em vez de usar a palavra carrega após desigualdades utilizar gera. O primeiro período ficaria melhor assim: segundo o sociólogo Karl Marx, as sociedades são de classes. Tendo em vista que, na sociologia, classe é o modo que as desigualdades se constroem e se estabilizam….. (para não repetir sociedade duas vezes)
2° parágrafo: Não entendi a questão da ONU. Seria interessante deixar isso mais claro, caso seja um dado que a organização publicou.
3º parágrafo: Poderia acrescentar uma alusão histórica ou dado científico para apoiar sua ideia.
Me Perdoe se eu falei algo incorreto, estou iniciando na plataforma. :)
Alicekice
lista de conectivos: (espero que ajude)
1. Prioridade e relevância
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.
2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão
Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse ínterim; nesse meio tempo; nesse hiato; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que; sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem
3. Semelhança, comparação ou conformidade
Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.
4. Condição ou hipótese
Se; caso; eventualmente.
5. Continuação ou adição
Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.
6. Dúvida
Talvez; provavelmente; possivelmente; quiçá; quem sabe; é provável; não certo; se é que.
7. Certeza ou ênfase
Por certo; certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; sem dúvida; inegavelmente; com certeza
8. Surpresa ou imprevistos
Inesperadamente; de súbito; subitamente; de repente; imprevistamente; surpreendentemente.
9. Ilustração ou esclarecimento
Por exemplo; isto é; ou seja; aliás.
10. Propósito, intenção ou finalidade
Com o fim de; a fim de; como propósito de; com a finalidade de; com o intuito de; para que; a fim de que; para; ao propósito.
11. Lugar, proximidade ou distância
Perto de; próximo a ou de; justo a ou de; dentro; fora; mais adiante; aqui; além; acolá; lá; ali; este; esta; isto; esse; essa; isso; aquele; aquela; aquilo; ante, a.
12. Conclusão ou resumo
Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.
13. Causa, consequência e explicação
Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.
14. Contraste, oposição, restrição, ressalva
Pelo contrário; em contraste com; salvo; exceto; menos; mas; contudo; todavia; entretanto; no entanto; embora; apesar de; ainda que; mesmo que; posto que; ao passo que; em contrapartida.
15. Ideias alternativas: Ou…ou; quer…quer; ora…ora.
vitoriamilhomesz
INTRODUÇÃO: “As sociedades segundo Karl Marx, são sociedades de classes”*
*Repetição da palavra “sociedades”
Também houve repetição da palavras “desigualdade” e “classes”
Faltou abordar de forma mais completa o tema, explicando-o e expondo suas teses que também estão um pouco confusas e difíceis de achar.
.
I DESENVOLVIMENTO: “O acesso à internet é um direito do cidadão do século XXI (ONU) visto que a educação, a cultura e a informação estão envolvidas.”**
** Está totalmente confuso. Não entendi o uso da ONU. Explique-o no seu texto. Além disso, é necessário que você explique o significado da abreviatura ONU (Organização das Nações Unidas).
“E quando se pode, muitos não têm as habilidades necessárias para manuseá-los.”***
*** explique o porquê dessas pessoas não possuírem essas habilidades!!
-> O paragrafo não está ruim, mas pode melhorar. Tente argumentar de forma mais coesa. Explique melhor e mais detalhadamente os argumentos utilizados.
.
II DESENVOLVIMENTO: Também está totalmente resumido. Falta clareza na argumentação e nos fatos relatados..
.
CONCLUSÃO: Ficou boa!! Possui os critérios exigidos.
.
DICAS: Leia sobre o tema antes de escrever.
Escreve tudo sobre o tema que lhe vier a mente.
Escreve no papel as teses que vai usar.
Procure sinônimos na internet para evitar repetição de palavras e enriquecer seu texto.
Utilize conectivos PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!! No seu texto não tem nenhum!!!!!!!
Assista os vídeos do Corretor Sincerão no YouTube :).
.
. ESSES SÃO APENAS ALGUNS EXEMPLOS DE CONECTIVOS, MAS EXISTEM MUITOS OUTROS:
.# Prioridade e relevância
Esses conectores são muito usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado.
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.
Exemplo: Primeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.
2.# Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão
Esses conectivos situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos.
Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse ínterim; nesse meio tempo; nesse hiato; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que; sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem.
Exemplo: Logo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.
3.# Semelhança, comparação ou conformidade
Utilizamos esse tipo de conectivos para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto. Além disso, eles são usados para apontar ideias de outro texto (intertextualidade).
Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.
gokugabs
É importante, principalmente no modelo enem, o uso dos conectivos, a perda de pontos seria certa nesse sentido. Está bem resumida e sem alinhamento, recomendo pegar outras redações nota 1000 e utilizá-las como base. Os parágrafos de desenvolvimentos estão bem curtos e nao se conectam muito com a introdução, enquanto o parágrafo de intervenção está bem detalhado mas sem a organização necessária para a máxima pontuação no modelo da prova.
Manga
Em relação ao modelo Enem sua redação necessita melhorar em vários tópicos. Em primeiro lugar ela em si está muito resumida, havendo a carência a mais de detalhes e de um repertório sociocultural melhor desenvolvido em relação ao tema que vc quis abordar. É importante q todas as palavras chaves do tema sejam incorporadas logo em sua introdução, para que assim o corretor saiba q vc está no caminho certo e de acordo com o tema proposto. Outro ponto q precisa melhorar é no uso de conectivos, visto q sua redação não apresenta muita coesão entre os períodos e além disso, osegundo e terceiro parágrafos de desenvolvimento deveriam apresentar mais informações e argumentos.