Estudante

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NO BRASIL (SEJAM CRÍTICOS, POR FAVOR)

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Na comédia norte-americana “ The Big Bang Theory”, Sheldon Cooper, um dos personagens principais do enredo, possui singularidades que remetem ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, por causa disso, enfrenta algumas dificuldades no dia a dia. Fora da ficção, o panorama do Brasil hodierno é semelhante ao retratado na série, haja vista que existem entraves que impedem a inclusão desse grupo no corpo social: o preconceito e a carência de debates nas escolas. Sendo assim, é necessário mudar esse cenário desfavorável.

A priori, é imperativo destacar que o preconceito dificulta inclusão das pessoas autistas no país. Por esse prisma, embora a Constituição Federal afirme que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, os indivíduos com essa condição neurológica sofrem com a intolerância e desrespeito constantemente. Ademais, o preconceito é resultante do desconhecimento das características do TEA, bem como a invisibilização da mídia em relação à temática. Por conseguinte, surge a arduidade em integrá-los socialmente.

Em soma, é válido salientar que as insuficientes discussões no ambiente escolar contribuem com continuidade da problemática. Nessa perspectiva, as escolas possuem um papel fundamental, pois, sob a ótica de Lauro Monteiro, a educação não é apenas para ensino formal, mas também para formação cidadã. Conquanto, o assunto não é debatido frequentemente, colaborando com a não solução do impasse. A partir disso, é imprescindível transformar esse cenário caótico, tendo em vista o alto quantitativo de pessoas com TEA no país, exposto pela Universidade federal do Rio Grande do Sul: 2 milhões de cidadãos autistas.

Infere-se, portanto, que existem vários óbices que impedem a inclusão efetiva desse grupo. Dessa forma, para mudar esse quadro desfavorável, urge que as escolas com apoio do Ministério da Educação (MEC), produzam uma campanha denominada “ Conhecendo o TEA”, com intuito de elucidar a discriminação e possibilitar a inclusão. Adicionalmente, será executado por meio de palestras nas instituições de ensino e divulgação nas mídias do MEC, expondo as peculiaridades, como lidar com essa condição e como diagnosticar. Além disso, deverão participar da campanha toda comunidade escolar e equipes multidisciplinares. Assim, as dificuldades enfrentadas por Sheldon ficarão apenas na série.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA! VALEUUU

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2 Correções

  1. Seu textocta bom
    A introdução está bem feita
    A argumentação está bem desenvolvida, e os argumentos sólidos
    Em alguns momentos eu achei que você deixou algumas coisas um pouco vagas, como o início da sua intervenção
    A principal crítica vai pra intervenção que tem 4 dos 5 elementos exigidos
    C1- 160(não sou o mais adequado pra avaliar essa competência)
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    880
    Dou as notas de 40 em 40 como se fosse o Enem, mas essa C3 pedia um 180

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  2. Olá, no geral a sua redação está perfeita, sua introdução foi muito bem elaborada, retomando o que você disse nos dois desenvolvimentos.
    C1: Demonstrou domínio da norma culta, portanto a nota seria 200.
    C2: Não fugiu do tema. e apresentou argumentos para desenvolver o tema, nota 200
    C3: Relacionou e organizou seus argumentos com extrema clareza e objetividade, nota 200.
    C4: Aplicou conjunções variadas para conectar seu texto, nota 200.
    C5: Eu achei sua conclusão um pouco confusa, pois, apresenta agente no segundo período, já no terceiro não, quem vai divulgar nas mídias? A ação está presente em ambos, já o meio/modo não está especificado, como essa campanha vai ser produzida? Alguma instituição vai gerar capital? Por esses motivos, acredito que a nota nessa competência seria 120.

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