A partir do Período Joanino, iniciado com a chegada da Família Real em 1808, o Brasil passou por uma modernização que construiu universidades para o desenvolvimento científico com enfoque na elite. Entretanto, na contemporaneidade, a negligência governamental para o desenvolvimento acadêmico faz com que o espaço universitário esteja em decadência.
Primeiramente, é destacável que países que investem largamente no ensino superior, como a China e a Coreia do Sul, obtêm melhorias econômicas e permite a emancipação nacional frente às instabilidades financeiras do capitalismo global. Nesse contexto, os cortes orçamentários frequentes feitos pelo Poder Público, sob a alegação de reinvestir em áreas que geram maior lucro rápido, são incoerentes, uma vez que os argumentos podem ser contestados pelas nações desenvolvidas e por empresas, como a Apple e a Amazon, que possuem lucros exponenciais por meio de investimentos em pesquisa.
Além disso, o crescente movimento que aborda o subfinanciamento de instituições públicas e a prerrogativa de políticos favoráveis à privatização do ensino superior deixa implícito que, por mais que o estado possua recursos para o desenvolvimento dos Institutos Federais, há entidades que lucram com o sucateamento da educação pública. Nessa conjuntura de fatos, a existência de estadistas que vão contra a Constituição Federal, que garante o acesso da população à educação pública, faz com que esses omitam sua função social e seu compromisso com o povo que o elegeu.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para minimizar os efeitos dessa problemática. Assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio do orçamento anual de investimentos em Universidades, ampliar os recursos para o desenvolvimento dessas instituições, visando aproximar o desenvolvimento universitário ao progresso econômico. Também, é necessário que o Ministério da Ciência e tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPeQ), ampliar o número de bolsas de estudo disponibilizadas, objetivando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico de áreas atreladas à tecnologia. Dessa forma, a educação universitária não será um desafio nacional, além de aprimorar o avanço econômico do país.
AlmeidaDarlan
Irei corrigir com base em meus conhecimentos estudantis:
# Você apresenta um bom domínio do tema, tem vários pontos de crítica social e também vários repertórios pertinentes.
# É necessário organizar o texto numa forma cronológica, em que seja claro os elementos que você quer apontar
# Muito repertório fica difícil, em 30 linhas, debater.
# Boa conclusão
Flávia1837
Olá, Mariana. Sua redação ficou incrível, vou citar pequenos erros que encontrei e que aparentemente te tiraram o mil.
A sua introdução ficou boa, teve um bom repertório, mas senti falta de mais um argumento, você só citou a negligência governamental, o mais indicado seriam dois argumentos, um para cada parágrafo de desenvolvimento. No seu segundo parágrafo achei que faltou explicar melhor o que isso gera, na questão da consequência. Fora isso, ficou ótimo, sua conclusão teve duas boas propostas, uma dica é retomar um argumento no fim, deixando o texto cíclico. Continue praticando.
Adlamilly
C1 Desvios 100
Estrutura sintática 100
C2 abordagem completa 20 explico na C3
Texto dissertativo argumentativo 40
Repertório legítimo 20 mesma coisa que disse abaixo:
” pertinente 20 sugiro procurar mais repertórios do seu dia a dia e aplica-los, você discorre muito bem o texto e os repertórios incrementariam mt mais
” Produtivo 20 tenta encaixar os repertórios com a argumentação nos desenvolvimentos 1 e 2, exemplo: “segundo o portal de notícias G1, o governo bolsonaro tem feito constantes cortes na educação…..” e começa a argumentar como você faz normal, depois🤍
C3 projeto de texto 25 Acho que dá pra você colocar numa ordem pra ficar organizado, tipo: cita tese e causa, comprova tese com repertório, consequência da causa e um resumo do porquê tal ação resolveria sua tese
Defesa do ponto de vista 25 você poderia deixar mais claro a tese, recomendo estudar mais a fundo “projeto de texto”
Desenvolvimento 25 mesma organização que disse acima e dava pra resolver ambos os problemas dos desenvolvimentos na conclusão tambemm =)
Autoria 50
C4 conectivos interparagrafais 40
” Itraparagrafais 40
Função correta 40
Repetição conectivos 40
Repetição palavras 40
C5 agente 40
Ação 40
Meio modo 40
Finalidade 40
Detalhamento 20 não encontrei
Total: 880 continua, você vai longe!!