Durante muitos anos a educação universitário no Brasil foi elitizada para as pessoas ricas e homens. Contudo, com o desenvolvimento de projetos como Prouni e o ENEM foi possível tornar esta mais acessível para todas camadas sociais. Nesse âmbito, apesar das diversas melhorias e sua maior democratização, a educação universitário ainda enfrenta diversos desafios como cortes de investimentos anuais e a constante evasão dos estudantes.
Primeiramente, em março de 2019, o governo cortou cerca de 4 bilhões do orçamento destinados às universidades públicas brasileiras. Esses cortes bilionários que vem acontecendo todos anos com a justificativa de que o país não teria dinheiro suficiente para destinar a estas contribui para o sucateamento do ensino oferecido nelas. Assim, os cortes de gastos do Estado torna-se um desafio a ser enfrentado por precarizar a educação que deveria ser oferecida nessas instituições.
Outrossim, a evasão dos universitários tem sido mais um grande problema nas faculdades do país. de acordo com o MEC, cerca de 21% dos estudantes tem desistido do seus cursos e um dos principais motivos é a precarização do ensino oferecido, bem como a indisponibilidade de tempo para frequentar as aulas. Dessa forma, é evidente que os cortes nas verbas seria o principal problema é a causa dos demais.
Diante desses aspectos, se faz necessário que medidas sejam tomadas para esses desafios serem superados. Portanto, fica imperativo ao Poder Legislativo promover uma lei chamada “Universidade e Investimento” que garanta que as verbas destinadas a essas instituições sejam suficientes para mantê-las e assegurar uma educação de qualidade a fim de evitar que os problemas citados continuem existindo. Dessa forma, promovendo um ensino superior de qualidade, acessível e democratizado a toda população brasileira.
AlmeidaDarlan
Irei corrigir com base em meus conhecimentos estudantis:
# Você apresenta um bom domínio do tema, tem vários pontos de crítica social e também vários repertórios pertinentes.
# É necessário organizar o texto numa forma cronológica, em que seja claro os elementos que você quer apontar
# Muito repertório fica difícil, em 30 linhas, debater.
# Boa conclusão
Lívia,Pelizzari,Côco
1o- Sua introdução está bacana, porém senti falta de um repertório, como; uma citação, um filme, um livro etc. Apresenta alguns erros com a vírgula, preste atenção pois é isso q pode te tirar de um empate na fila de uma federal.
2o- Seu argumento se torna consistente por ter dados porém você não diz de onde você tirou esses dados.
3o- Um probleminha de acentuação, mas creio q seja na hora da digitação. Senti falta do objetivo no primeiro desenvolvimento.
4o- Perfeito, apresenta compreensão da norma culta, paragrafo coeso e coerente.
5o- Bom uso de conectores.
Continue com a prática, você está indo mt bem!!
Nota: 880.
bellecardam
C1-160 (alguns problemas com vírgula e norma culta) obs1: governo (linha 6)= Governo/ obs2: de acordo (linha12)= De acordo/ obs3: torna-se (linha 9)= tornam-se
C2-160 (faltou colocar a(s) fonte(s) dos dados)
C3-160 (faltou o ponto de vista e o objetivo no primeiro desenvolvimento)
C4-200
C5-200
Total:880
Gostei bastante da sua redação. A acho que ainda pode melhorar em algumas coisinhas como colocar um repertório no primeiro período da introdução (citação, filme, série, musica, etc.), e também estudar um pouquinho mais de norma culta (só alguns detalhes mesmo) e também a parte de vírgula. Fora isso, você está indo muito bem.