A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à alimentação escolar para todos os alunos da educação básica. Conquanto, apesar do avanço conquistado para o contexto das escolas do Brasil, existem vários obstáculos que impedem a execução efetiva dos preceitos da legislação, impactando negativamente na vida dos discentes. Sendo assim, é imprescindível a modificação desse cenário desfavorável, que possui com causas: a carência de equipes capacitadas e a dificuldade em atender as necessidades nutricionais do público da instituição.
Deve-se pontuar, de início, o quantitativo insuficiente de equipes especializadas para produzir comidas de forma benéfica à saúde como um entrave. Por esse prisma, dados disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE), afirmaram que o principal empecilho para oferecer uma merenda adequada é a falta de profissionais capacitados. Esse panorama é um problema para as escolas do país, porque impossibilita o fornecimento de uma nutrição adequada e, por conseguinte, influencia de forma maléfica no desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo dos jovens.
Ademais, outro óbice é a arduidade para atender as demandas nutricionais dos estudantes. Sob essa ótica, é fundamental a disponibilidade de uma alimentação saudável, haja vista que o Brasil enfrenta graves impasses em relação ao consumo alimentar, como a fome, a desnutrição e a obesidade. Além disso, um estudo realizado na Universidade de Ohio, demonstrou que os alunos que possuem uma ingestão de alimentos defasada, tem o aprendizado prejudicado. Todavia, a nutrição adequada não é realidade frequente nas instituições de ensino, devido aos insuficientes recursos e ao desconhecimento de como produzir comidas nutritivas e com sabor agradável.
Portanto, para que os desafios na alimentação escolar sejam superados, urge que as escolas e as prefeituras, com apoio do MEC, façam uma capacitação da equipe, juntamente ao envio de ofícios solicitando especialistas no serviço de alimentação escolar. Em soma, a capacitação será executada por intermédio da participação de nutrólogos, disponibilizados pelas prefeituras, ensinando como produzir comidas saudáveis, de baixo custo e com sabor, com intuito de fomentar a adesão dos alunos e melhorar a saúde. A partir disso, o direito da Constituição será efetivamente executado no contexto escolar brasileiro.
ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR! VALEUUU ;)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– como causas
– não separar sujeito de predicado verbal: dados disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil afirmaram que o principal
– não separar sujeito de predicado verbal: um estudo realizado na Universidade de Ohio demonstrou que os alunos
– Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural: têm (os alunos) o aprendizado prejudicado
– MEC: o ideal é escrever por extenso
-inserir vírgula: juntamente ao envio de ofícios, solicitando especialistas no serviço de alimentação
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
– Introduziu muito bem, com consistência e elementos da temática apresentados. Ainda as teses logo na introdução.
– Conseguiu fazer a relação dos elementos da temática com suas ideias, demonstrando compreensão completa do tema. Ademais, apresentou bom domínio do texto dissertativo-argumentativo. Excelente!
– Boa retomada de contextualização no final da conclusão, trazendo uma frase positiva e reflexiva.
– Observação: o ideal é você retomar a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Após isso, inicie a intervenção.
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Você compreendeu a proposta da redação. Portanto, tenho certeza que você pode potencializar ainda mais seus argumentos para defender seu ponto de vista. Tenha atenção às ideias que você escolheu e procure se lembrar de exemplos que se relacionem com elas. Podem ser fatos históricos, comportamentos da natureza, citações de Filosofia e Sociologia, séries, filmes, músicas, publicidades, estudos científicos e outros acontecimentos de acesso público.
– Com base nisso, falta desenvolver a justificativa da sua primeira tese: Você fala que não há muitas equipes especializadas para produzir os alimentos, ok? que profissionais são esses? mas por que isso acontece? o governo não disponibiliza vagas para empregar os nutricionistas? Reflita e amplie o argumento!
– Além disso, no desenvolvimento 2, falta o desfecho argumentativo, seja isso uma consequência, uma incitação à solução ou uma síntese de ideias.
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Competência lV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
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Competência V (200): Elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada. Muito bem!
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– Você apresentou os 5 elementos necessários para alcançar a nota máxima:
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– Portanto, para que os desafios na alimentação escolar sejam superados, urge que as escolas e as prefeituras, com apoio do MEC (AGENTES), façam uma capacitação da equipe (AÇÃO), juntamente ao envio de ofícios solicitando especialistas no serviço de alimentação escolar. Em soma, a capacitação será executada por intermédio da participação de nutrólogos, disponibilizados pelas prefeituras (MODO/MEIO), ensinando como produzir comidas saudáveis, de baixo custo e com sabor (DETALHAMENTO DO MODO/MEIO), com intuito de fomentar a adesão dos alunos e melhorar a saúde (FINALIDADE)
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Nota: 920
Hel_ena
Competência 1: Apresenta um bom domínio da norma padrão, não há marcas de oralidade. Vi um ou outro errinho, mas acredito que foi no momento da digitação.
Nota:200
Competência 2: Apresenta uma boa compreensão do tema; os repertórios utilizados são produtivos; a estrutura foi respeitada.
Nota:200
Competência 3: As informações trazidas estão relacionadas com o tema; o seu ponto de vista foi bem defendido através da argumentação.
Nota:200
Competência 4: Há uma grande variedade de recursos coesivos; as partes do texto estão bem articuladas entre si.
Nota:200
Competência 5: Proposta de intervenção clara; contém todos os elementos necessários; a retomada à introdução contribuiu para que sua redação estivesse com todas as suas partes interligadas.
Nota: 200
Nota final:1000
Escreves realmente muito bem, meus parabéns. Espero ter ajudado de algum modo.
faria_maria
Perfeita, parabéns!!
Sua tese foi muito bem desenvolvida, elaborou uma proposta de intervenção objetiva. Apresentou e organizou as ideias de forma coerente.
A linguagem ficou ótima, não identifiquei erros. A redação em si está demonstrado com clareza seu ponto de vista .
Competência 1-demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 200
Competência 2-compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
Competência 3 -selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Competência 4- demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5-elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
Nota 1000 com certeza
Achei super legal a forma como você pontuou seus dois argumentos no primeiro parágrafo.