No filme Matilda, de 1996, a personagem que intitula a obra audiovisual é uma menina de 8 anos que vivencia um ambiente familiar turbulento: seus pais frequentemente iniciam discussões e negligenciam a própria filha. Entretanto, mesmo diante desse cenário, Matilda desenvolve uma paixão pelos livros e pelo conhecimento, experienciando descobertas transformadoras com sua professora, a senhorita Honey. Paralelamente à ficção, muitos estudantes brasileiros não desfrutam das mesmas oportunidades que a personagem, em virtude da desigualdade social e da estrutura educacional do país.
Segundo a Declaração Universal de Direitos Humanos, a educação é direito de todos e dever da família e do Estado. Contudo, apesar do que é afirmado do documento da Organização das Nações Unidas, promulgado em 1948, muitos cidadãos são privados dessa prerrogativa, devido às disparidades econômica e social, que afetam de modo mais proeminente os alunos de regiões interioranas e rurais, em função das distâncias até as instituições educacionais e do sistema de transporte coletivo deficiente, que não atende integralmente às necessidades da população. Assim, com a carência de políticas públicas que garantam o acesso total dos indivíduos à educação, o processo de alfabetização no país é dificultado.
Outrossim, o sistema educacional vigente nas escolas brasileiras também contribui com a persistência da problemática. Nesse contexto, faz-se necessário referenciar o pedagogo John Dewey, que afirma que a educação é um processo social. Atualmente, o ensino nos centros de aprendizagem do país prioriza a avaliação periódica dos estudantes, supervalorizando os resultados desta e negligenciando o próprio aluno, que se torna uma mera máquina de armazenamento de informações. Com isso, a educação torna-se deficiente, complexificando a formação do aluno e minimizando sua função social, preconizada pelo educador norte-americano.
Sob esse viés, é mister que medidas sejam aplicadas, visando à mitigação do impasse. Inicialmente, as Secretarias de Educação, em parceria com os governos municipais, deverão, a partir de capital público, introduzir novas frotas de transportes escolares nas cidades brasileiras, especialmente nas afastadas das regiões metropolitanas, a fim de viabilizar o acesso dos estudantes periodicamente às instituições de ensino. Ademais, o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, deverá reformar a didática das escolas do país, priorizando a aplicação dos conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano dos alunos, no intuito de torná-los protagonistas de seu próprio aprendizado. Logo, reduzindo as desigualdades sociais e reformando o sistema educacional nacional, espera-se que as experiências transformadoras vivenciadas por Matilda possam ser verificadas no Brasil.
Nammono
Olá ! Parabéns pelo texto e pelo empenho em escrevê-lo!
primeiro paragrafo:
introdução bem feita e repertório bem escolhido no início. Contudo, na finalização da sua introdução alguns pontos poderiam ter sido melhorados:
Você poderia ter explicitado mais qual é o problema enfrentado na redação, bem como problematizá-la. Uma dica é usar o próprio tema para fazer isso [ A alfabetização é uma problemática atual na sociedade brasileira … ]
” muitos estudantes brasileiros não desfrutam das mesmas oportunidades que a personagem”
quais oportunidades?
cuidado com o uso da expressão ”muitos”
segundo parágrafo:
Como no primeiro parágrafo, sua estruturação ficou boa.
não há necessidade de apontar a data de promulgação do documento, acaba tomando espaço e nesse contexto é irrelevante na argumentação.
“muitos cidadãos são privados…” o uso de expressoes como ”muitos” e ”vários” deve ser evitado ,pois ele pode deixar o contexto muito generalizado e isso pesa na nota.
não há vírgula antes de ”devido”.
Nota: tome cuidado com frases muito grandes pois elas podem fazer com que você erre o uso da vírgula e sua pontuação será afetada caso caso isso ocorra.
terceiro parágrafo:
”que afirma que a educação…” uso da palavra ”que” duas vezes em um espaço muito curto.
no geral desse parágrafo, acho que o tema acabou escapando um pouco. A sua forma de argumentar não deixou claro como essa forma de ensino afeta a alfabetização dos brasileiros. Ela é falha ao somente ”supervalorizar ” os resultados das avaliaçoes propostas, mas de que forma a alfabetização é afetada com isso? Explique um pouco melhor.
quarto parágrafo:
não tem crase no ”a” antes de mitigação [visando à mitigação do impasse]
Suas propostas de intervenção estão boas, mas tome cuidado ao escolher duas, pois a chance de você errar e deixar mal detalhado é maior.
Amandsilva
Olá Fasilva um ótimo texto no meu ponto de vista mas vou fazer algumas divergências:
c1: Bom domínio da escrita, bons argumentos mas acho que você deveria argumentar mais na sua conclusão pois ficou partes vagas no texto.160
c2: Gostei da sua compreensão do texto mas faltou argumentar melhor.160
c3: Ótimos repertórios usados ao longo do texto. 200
c4: Bom uso de conectivos, esta de acordo com o padrão argumentativo- dissertativo. 200
c5: Acho que você deveria procurar modelos prontos de redação e faria essas perguntas: quem vai fazer? o que fazer? como fazer? por meio de? qual a finalidade? no mais ótimo texto.160 nota:880
IsmaelCabrall
1° parágrafo
✓O repertório foi muito bem colocado. Porém, faltou problematizar mais um pouco. Você falou que muitos estudantes não desfrutam das mesmas oportunidades que a personagem. Quais são essas oportunidades? Ficou meio vago. Mas ficou muito bom sua introdução.
2° Parágrafo
Novamente ficou muito bom. Cuidado, Uma explicação muito longa pode fazer você se enrolar e acabar errando principalmente na pontuação.
Conclusão
A proposta de intervenção ficou muito.
Parabéns pelo empenho!!!!!!
Fefe0202
Olá Fasilva, a sua redação está muito boa, parabéns.
Mas sinto que na sua introdução faltou informações a mais, faltou explicar mais o problema. Algumas frases da sua introdução faltou clareza.
o seu desenvolvimento está ótimo, só precisa melhorar na parte de sinônimos na parte do ”que”.
gostei muito da sua conclusão, continue praticando, não desista.
Sarah Patrícia Souza
A estrutura do seu texto é muito boa. Você escreve conforme os parâmetros da dissertação argumentativa.
No entanto pode melhorar, problematize mais sobre o tema e traga referências de outras áreas do conhecimento, por exemplo ao citar que o sistema educacional corrobora para a dificuldade da alfabetização você poderia ter evidenciado dados estatísticos para validar a sua argumentação.