O fato do Brasil ser um país acolhedor, fama construída desde o século 20 após abrigar estrangeiros de diversas nacionalidades, cai como um convite a muitos que estão a procura de uma oportunidade de vida melhor. Porém, com o passar dos anos a política migratória do país se tornou uma problemática, a partir do momento em que tal acolhimento encontrou desafios de diversidade e recepção.
A falta de conscientização da população nativa sobre a dificuldade de vida em outros países, gera a falta de empatia perante a situação e concede o preconceito. A diversidade se torna um desafio quando o conceito de ser imigrante é passado como algo ruim que não agrega ao Brasil.
A ausência do ensino da língua portuguesa também é um aspecto que influencia na adaptação de imigrantes no país. Segundo a professora Rosane de Sá Amado, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a necessidade de trabalho da população imigrante suscita a necessidade de aprendizado de português.
Portanto, fica evidente a necessidade da criação de cursos de linguagens realizados pelo governo, pois sendo o responsável pela admissão de imigrantes no Brasil deve garantir a adaptação dos mesmos. Além de ações midiáticas que realizem propagandas de conscientização da dificuldade de vida em outros países possibilitando o aumento de empatia da população.
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns erros que encontrei.
O fato do Brasil ser um país acolhedor, fama construída desde o século 20 após abrigar estrangeiros de diversas nacionalidades, cai como um convite a muitos que estão a procura de uma oportunidade de vida melhor. Porém, com o passar dos anos(1) a política migratória do país se tornou uma problemática, a partir do momento em que tal acolhimento encontrou desafios de diversidade e recepção.
(1) Vírgula.
*Senti falta da apresentação dos problemas no final da introdução. Isso é extremamente importante para a redação no ENEM.
A falta de conscientização da população nativa sobre a dificuldade de vida em outros países,(1) gera a falta de empatia perante a situação e concede o preconceito. A diversidade se torna um desafio quando o conceito de ser imigrante é passado como algo ruim que não agrega ao Brasil.
(1) Acho que essa vírgula tá indevida aqui.
*Analisando o parágrafo: que dados ou provas você tem que pode comprovar o que você está dizendo? O ENEM exige dados/repertório para auxiliar na defesa do seu argumento. Sua introdução foi maior que o desenvolvimento, normalmente isso não pode ocorrer.
A ausência do ensino da língua portuguesa também é um aspecto que influencia na adaptação de imigrantes no país. Segundo a professora Rosane de Sá Amado, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a necessidade de trabalho da população imigrante suscita a necessidade de aprendizado de português.
*Nenhum erro gramatical, mas uma dica: evite terminar os parágrafos de desenvolvimento com a opinião de alguém. É preferível que você utilize esse repertório no começo, e durante o parágrafo, desenvolva o argumento de acordo com aquela citação.
Portanto, fica evidente a necessidade da criação de cursos de linguagens realizados pelo governo, pois sendo o responsável pela admissão de imigrantes no Brasil deve garantir a adaptação dos mesmos. Além de ações midiáticas que realizem propagandas de conscientização da dificuldade de vida em outros países(1) possibilitando o aumento de empatia da população.
(1) Vírgula.
*Sua conclusão tem duas propostas de intervenção e nenhuma delas completa. Recomendo que você faça apenas uma, que é o suficiente, e de preferência completa. Você cita a criação de cursos de linguagem e depois ações midiáticas. Procure focar apenas em uma proposta, colocando os 5 meios para ela: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.
No geral, tem pouquinho erro de gramática, mas falando na área da redação, há vários erros.
Senti bastante a falta de conectivos. O ENEM exige isso, então dê uma olhada no significado deles e de que maneira você pode utilizá-los.
Sua redação tá bem curtinha também, o que necessariamente não é um problema, mas acredito que você prefira utilizar todas as linhas para deixar seu posicionamento bem claro e sem qualquer ambiguidade.
Evite deixar perguntas soltas, como eu citei no D1. O que prova todas aquelas afirmações que você disse? O corretor quer que essa resposta esteja no seu texto de redação, e dessa maneira você evita que ele faça essas perguntas, e consequentemente, tire sua nota.
Minha sugestão: dê uma olhadinha em redações nota mil. Elas vão te ajudar bastantes a entender o modelo que o ENEM pede, e nada melhor do que conferir isso com as redações nota máxima.
Parabéns, e continue treinando!
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Olá!
Minha dica é: invista e estude mais os conectivos, eles são essenciais para a construção e coesão do seu texto. Na sua conclusão, você poderia ter detalhado melhor suas propostas, ela está no jeito pra ser uma ótima conclusão, só falta uma incrementada no detalhamento mesmo.
Na sua Introdução, ela ficou boa, principalmente na alusão histórica. Porém, uma dica, é já deixar explícito quais são esses problemas logo na tese, pra ficar mais compreensível.
Os desenvolvimentos ficaram bons, só faltou mesmo mais conectivos.
No geral, percebi que você tem ciência da estrutura de uma redação argumentativa, por isso , não deixe de treinar!
Parabéns, boa noite e lembre-se que a prática leva a perfeição.
*Não sou capaz de te dar uma nota, pois tenho pouca experiência com redação, por esse motivo, essa correção foi feita de acordo com o que eu venho apreendendo.*
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C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista. 120.
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto. 160.
Total: 720
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 760, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.