De acordo com Émile Durkheim, a sociedade é que influencia as ações do indivíduo. Contudo,apesar da mesma exercer um importante papel na vida das pessoas, o número de pessoas portadoras de transtornos mentais como depressão,ansiedade e transtorno de boderline, apresenta notório crescimento. Tal problemática se dá por dois fatores: a falta de informação acerca das doenças psicológicas e a validação de uma vida perfeita por meio das redes sociais. Deste modo,nota-se que ambos são agravantes oriundos de uma ação coletiva,então,mudanças comportamentais na sociedade devem ser incentivadas.
Em primeiro plano,com a ausência de informações sobre os transtornos psíquicos,o descaso com as pessoas inclusas neste quadro torna-se uma consequência. Neste contexto,a série da Netflix “Spin Out”,que ao expor o drama de uma jovem que,ao tentar lidar com suas constantes crises bipolares,é abandonada por seus colega, mostra os efeitos da carência de informações a esse respeito. Apesar disso, ao serem educados pela protagonista sobre o transtorno bipolar,os personagens passam a procurar meios de apoiar a colega, ação que deve acontecer fora da ficção. Dessarte,a pouquidade de informação acerca das diversas condições psicológicas faz com que os que sofrem desses males não procurem ajuda profissional, seja por vergonha ou pela falta de apoio e compreensão de amigos e familiares.
Não obstante, ao moldar um padrão de vida a ser seguido,as redes sociais contribuem para que os casos dessas enfermidades aumentem. Como exemplo disso é o caso da influencer e atriz Duda Reis, que, apesar de compartilhar com seus seguidores uma vida e relacionamentos perfeitos – esteriótipo presente em todas as mídias digitais-, enfrentava uma relação tóxica com seu ex-noivo, ansiedade e crises do pânico. Destarte, o conceito de felicidade criado pelas redes socais faz com que muitos jovens e adultos se sintam oprimidos ao não possuir os mesmos critérios impostos nesses meios.
Portanto, para que o hodierno cenário seja mudado é necessário a cooperação num âmbito social. Logo,o Ministério da Saúde deve promover campanhas conscientizadoras e palestras comandadas por profissionais das áreas psicológica e psiquiátrica a fim de propagar informações no tocante aos transtornos mentais e conscientizar a população sobre este assunto. À vista disso, as pessoas terão o conhecimento preciso para lidar com os que se encontram nestes quadros e o padrão existente no meio digital será dissolvido, uma vez que o tabu a respeito de tal assunto será quebrado.
bom,gente,eu queria dicas para melhorar minha escrita e estrutura do texto. tenho dificuldade em desenvolver meus repertórios. então,se puderem dar alguns conselhos sobre isso,eu ficaria grata.
estou no primeiro ano do ensino médio,mas como não tenho uma escrita boa,preciso trabalhar um pouco mais em cima disso.
tenham um bom dia e relaxem um pouco. ficar em uma sala fechada durante 5 horas não é fácil para ninguém.
* se quiserem pontuar de acordo com as competências do ENEM para eu ter uma noção do meu desempenho,seria legal também*
rosi_toti
Oi espero ajudar.
.
Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
.
D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
.
■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
.
Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)
Aprovado
NOTA = 720
COMPETÊNCIA 1 = 120
Na sua redação a palavra boderline e esteriótipo estão escritos errados ( correto é borderline e estereótipo). Na conclusão, ficou faltando uma vírgula antes do afim. E há um erro de concordância no desenvolvimento 1 “é abandonada por seus colega”, a palavra colega precisava está no plural
COMPETÊNCIA 2 = 200
No desenvolvimento 1 o repertório foi muito bem utilizado, pois apresentou sua causa, mostrou a consequência desse problema e ainda induziu para a sua solução da conclusão.
COMPETÊNCIA 3 = 120
O desenvolvimento 1 ficou muito boa a argumentação, porém o último período dele ficou ruim, pois você adicionou uma nova consequência do nada e não explorou ela.
O desenvolvimento 2 ficou muito sucinto. Aqui teria sido melhor você adicionar o último período do desenvolvimento 1.
COMPETÊNCIA 4 = 160
“,que ao expor o drama de uma jovem que, ao tentar lidar” Nessa parte o queísmo foi muito marcante e isso pesa muito na competência 4.
COMPETÊNCIA 5 = 120
Ação: inválida. Muitos corretores do enem consideram a ação conscientizar nula pois é muito abrangente, então há uma grande chance da sua ação ser anulada. Tente usar um sinônimo para conscientização que fica menos arriscado.
Modo/Meio: Não apresentou. Na sua conclusão você não disse como seria feita a sua ação.
Espero ter ajudado