Iniciante

Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira.

  • 2

Na série “Good Girls”, são retratadas as humilhações que o gangster Rio impõe sobre Bety por ela não conseguir fazer a lavagem de dinheiro no prazo estipulado. Fora da ficção, no Brasil, os relacionamentos abusivos são comuns principalmente entre casais. Isso se deve aos padrões impostos pela sociedade atual, que resultam no incentivo de ocorrências de tais relações.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os estereótipos que a sociedade impõe são obstáculos. No documentário “O Silêncio dos Homens”, é mostrado que os homens são ensinados a não demonstrar emoções ao longo de sua vida, o que incentiva as agressões durante seu relacionamento. Dessa forma, observa-se que o rótulo “não demonstrar emoções” acarreta na ocorrência da problemática, tendo em vista que o estresse é contido pelo indivíduo e descontado em seu cônjuge, e assim perdura por gerações.

Consequentemente, as ocorrências deste tipo de relacionamento são incentivadas e aumentam rapidamente. Segundo dados da Polícia Civil, no primeiro semestre de 2020 foram registrados cerca de 900 casos de violência doméstica no país. Tal situação se deve ao isolamento social que ocorreu no ano por conta da pandemia da COVID-19, a qual influenciou no número de denúncias, que de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aumentou em 27%. Logo, percebe-se que devido ao maior tempo de convivência dos casais em casa, os casos de relacionamentos abusivos aumentaram drasticamente. Então, infere-se que providências devem ser tomadas.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos(MMFDH) deve alertar a sociedade acerca dos problemas do relacionamento abusivo, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem abordar sobre os sinais da toxicidade na relação e como denunciar sobre tal problema, a fim de erradicar os relacionamentos abusivos na sociedade brasileira.

 

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 160
    Percebi mais de dois desvios gramaticais, que é o limite para os 200 pontos dessa competência.
    C2: 160
    Gostei do seu desenvolvimento, mas vc poderia ter desenvolvido mais seus argumentos no D1
    C3: 160
    Precisa desenvolver mais seus argumentos, está um pouco limitado
    C4: 200
    Apresentou repertório diverso
    C5: 200
    Sua proposta está completa

    Nota final: 880

    Vc escreve muito bem parabéns!

    • 0
  2. Na série “Good Girls”, são retratadas as humilhações que o gangster Rio impõe sobre Bety por ela não conseguir fazer a lavagem de dinheiro no prazo estipulado. Fora da ficção, no Brasil, os relacionamentos abusivos são comuns principalmente entre casais. Isso se deve aos padrões impostos pela sociedade atual, que resultam no incentivo de ocorrências de tais relações.(4)

    4 – tese: causa – padrões impostos pela sociedade atual; consequência – incentivo de ocorrências de tais relações.

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os estereótipos que a sociedade impõe são obstáculos. No documentário “O Silêncio dos Homens”, é mostrado que os homens são ensinados a não demonstrar emoções(2) ao longo de sua vida, o que incentiva as agressões durante seu relacionamento.(6) Dessa forma, observa-se(1) que o rótulo “não demonstrar emoções” acarreta na ocorrência da problemática, tendo em vista que o estresse é contido pelo indivíduo e descontado em seu cônjuge, e assim perdura por gerações.(5)
    1 – Evitar repetição sintática: Dessa forma, observa-se; Logo, percebe-se; Então, infere-se;
    2 – vírgula
    5 – evitar generalizações: (o estresse é contido pelo indivíduo e, muitas vezes, descontado em seu cônjuge).
    6 – aprofundar: por que os homens são ensinados a não demonstrarem suas emoções? Quem os ensina? Por que eles se submetem a isso?
    Consequentemente, as ocorrências deste tipo de relacionamento são incentivadas e aumentam rapidamente. Segundo dados da Polícia Civil, no primeiro semestre de 2020(3) foram registrados cerca de 900 casos de violência doméstica no país. Tal situação se deve ao isolamento social que ocorreu no ano por conta da pandemia da COVID-19, a qual influenciou no número de denúncias(8), que(3) de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aumentou em 27%. Logo, percebe-se que devido ao maior tempo de convivência dos casais em casa(7), os casos de relacionamentos abusivos aumentaram drasticamente. Então, infere-se que providências devem ser tomadas.
    3 – vírgula
    7 – Por que o maior tempo de convivência devido à pandemia ocasiona o aumento da violência doméstica?
    8 – De que forma o isolamento social gerado pela pandemia influenciou no número de denúncias?
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos(MMFDH)(agente) deve alertar a(4) sociedade acerca dos problemas do relacionamento abusivo(ação), por meio de(meio) políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem abordar sobre os sinais da toxicidade na relação e como denunciar sobre tal problema(detalhamento), a fim de erradicar os relacionamentos abusivos na sociedade brasileira.(finalidade)
    4 – faltou crase

    • 1
  3. A redação tá boa, chei de ideias e “informações”
    Porém em alguns pontos deixou a desejar em sua estrutura.
    Para terminar um parágrafo de redação tem que ter 3 pontos finais, e vc não atendeu essa demanda.
    Na conclusão ficou confuso pois houve a ausência da retomada da indeia pricipal.
    Mais tá muito boa, parabéns!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.