São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do trabalho escravo contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, há um enorme número de pessoas sendo vítimas de maus-tratos e discriminação constante, nesse sentido, é preciso que as estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação que possui como causa a desigualdade social e o desemprego.
Deve-se, pontuar de início, que a desigualdade configura-se como um grave empecilho no que se diz respeito a solução para o fim do trabalho escravo, deste modo, Harbemas traz uma contribuição relevante, ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Por isso, faz-se necessário a melhoria do debate sobre a concentração de investimentos em educação básica, tendo em vista que erradicar o analfabetismo funcional e matemático, aumentará as oportunidades de mobilidade social.
Além do mais, outra dificuldade enfrentada é a questão do desemprego. o filosofo John Locke defende que \”as leis fizeram-se para o homem e não para as leis\”, ou seja, ao ser criada uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida da sociedade em sua aplicação. No entanto, na questão do trabalho escravo, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema.
Portanto, é preciso que haja retorno e ampliação das sanções da lista do trabalho escravo como corte de financiamentos e isenções fiscais e proibição de participação de licitações multas, assim, tornando o trabalho escravo desvantajoso economicamente e diminuir sua incidência. Por isso, será necessário acionar o ministério do trabalho, executivo federal e o congresso nacional, para realizar a erradicação do trabalho escravo sem mais danos para sociedade.
Maria Eduarda Gomes
Oi, não sou apta a te passar um valor de nota de acordo com as competências. Mas vou te passar umas dicas que aprendi.
“…maus-tratos e discriminação constante(s)(.) (N)esse sentido, é preciso que () estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação(,) que possui…”
Na sua introdução, coloquei parêntese onde achei que a ortografia estava um pouco inadequada. () significa que retirei uma palavra.
Pessoalmente, sou uma pessoa que prefere mandar brasa na introdução e colocar algo que tire o fôlego do corretor de início, como a redação nota 1000 do Lucas Felpi (pesquise sobre). Mas sua introdução está dentro dos padrões do Enem e o que é mais recomendado pelos professores.
“Deve-se() pontuar(,) (inicialmente), que a desigualdade configura-se como um grave empecilho no que () diz respeito (ao) fim do trabalho escravo(.) (D)este modo, Harbemas traz uma contribuição relevante(.) ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Por isso, faz-se necessário a melhoria do debate sobre a concentração de investimentos em educação básica, tendo em vista (que a erradicação do) analfabetismo funcional (no país) aumentará as oportunidades de mobilidade social.”
Nesse parágrafo, desenvolva bem mais os seus argumentos, coloque dados, faça links… Concatene mais suas ideias. Faltaram argumentos.
“Além do mais, outra dificuldade enfrentada é a questão do desemprego. (Consoante o) filosofo John Locke(,) “as leis fizeram-se para o homem e não para as leis”, ou seja, ao ser criada uma lei(,) é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida da sociedade em sua aplicação. No entanto, na questão do trabalho escravo, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema.”
Na sua frase inicial, relacione o problema do desemprego com uma causa ou consequência. Ficou muito vago. Também faltaram argumentos aqui.
“Portanto, é (necessário) que haja retorno e ampliação das sanções da lista do trabalho escravo(,) como corte de financiamentos e isenções fiscais(, além da) proibição de participação de licitações (em) multas(.) (A)ssim, torna(-se) o trabalho escravo desvantajoso economicamente e diminui(-se) sua incidência. Por isso, será necessário acionar o (M)inistério do (T)rabalho, (junto do poder Executivo do Congresso Nacional), para realizar a erradicação do trabalho escravo sem mais danos para sociedade.”
Cuidado com a repetição de palavras ao longo do texto, uso o site Sinônimos.
Detalhe mais suas AÇÕES. Os agentes estão bem detalhados.
Não consegui sentir muita coerência na ações dos seus agentes. Não precisa colocar soluções difíceis, apenas soluções que resolvam o que você tratou no texto.
Se você tratou sobre a desigualdade social e o desemprego, resolva esses problemas.
Você pode até falar que a causa são certos problemas (que você irá mencionar na introdução, como fez aqui), mas durante a argumentação você pode convergir esses itens para o ponto da educação, por exemplo. Nesse caso, você pode apresentar apenas uma solução na intervenção. Mas MUITO bem detalhada.
Tem que ser seu maior parágrafo!
Espero ter ajudado!