Obstáculos para a implementação efetiva de políticas de proteção às manifestações culturais brasileiras.

  • 1

É possível discutir o assunto relativo a manifestações culturais brasileiras de maneira racional, uma vez que, é dever do Estado garantir direitos e deveres individuais e coletivos aos cidadãos. Porque a falta de conhecimento inviabiliza construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Para isto se faz necessário levar em consideração dois pontos específicos de relevância como: negligência governamental e a lacuna educacional.

Nesse sentido, é necessário entender que o governo é negligente em, relação a, criação efetiva de políticas públicas para proteger às manifestações culturais brasileiras a fim de manter a história do país sempre viva. Prova disso, por exemplo, está nas escolas de nível básico que pouco fazem e instruem aos alunos a história dos povos e do passado bem como suas culturas e raízes. Diante disto, a negligência foge de suas responsabilidades e geram grandes problemas intelectuais, sociais e culturais para a sociedade em geral. Dessa forma, é necessário garantias de proposta do governo com maiores investimentos em cultura e ações sociais para viabilizar à proteção da cultura brasileira.

Dessa forma, é importante ressaltar a lacuna educacional da sociedade se dá devido à falta de políticas de proteção as manifestações culturais em escolas no dia a dia das pessoas. É preciso que essa lacuna educacional seja preenchida pelo Governo com investimentos em teatros, cinemas, fundos culturais entre outros. O momento político e social que vivenciamos nos últimos anos no Brasil nos fazem lembrar da indiferença e até mesmo da falta de compaixão com o próximo.  Na verdade, isso acontece porque a sociedade se acostumou ao básico e achar que nada pode mudar e melhorar não importa que esteja no comando, pois sempre haverá um comandado. Então, para modificar essa trajetória é importante a empatia por parte dos governantes, e saber é possível mudar essa situação de passividade cultural para algo muito melhor, para a geração atual e as novas.

Nota-se, portanto, a necessidade de reverter esse cenário de negligência governamental causado pela ausência de políticas governamentais. Para tal é intrínseco que o Governo Federal visto que é o órgão de maior importância no âmbito nacional, implemente mais ações culturais, sociais, educacionais a fim de proteger e incrementar as manifestações culturais brasileiras. Tal ação deve ser realizada por meio da criação de secretárias e/ou departamentos responsáveis por essas políticas públicas, a fim de haver um mapeamento das cidades e regiões metropolitanas onde há maiores índices de invisibilidade cultura, social, educacional, para assim, suprir a demanda requerida.

Dessa forma, progressivamente haverá a garantia da cidadania e dignidade para todos os brasileiros.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Eu fiz uma correção detalhada mais abaixo, espero que ajude! Antes disso, eu resumi os principais aspectos que, na minha opinião, você poderia melhorar.

    Procure estudar:
    – uso da vírgula;
    – crase;
    – paralelismo.
    Além disso, eu recomendo MUITO que você procure e LEIA redações nota 1000. Elas vão te ajudar bastante a entender o que você precisa para conquistar uma boa nota!
    Por fim, sempre vale a pena dar uma revisada atenta antes de entregar o eu texto. Acredito que vários erros poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção.

    Dicas:
    VÍRGULA
    A estrutura padrão de uma frase é “sujeito + verbo + complemento”, nessa ordem. Se você for antecipar alguma circunstância (complemento), deve usar vírgula… assim como eu acabei de fazer! Repare que a ordem da frase seria “Você deve usar vírgula se for antecipar alguma circunstância ou complemento”. Como eu levei o complemento para o começo da frase, foi necessário acrescentar uma vírgula. Essa pontuação também é bastante utilizada quando explicamos ou detalhamos algo. Exemplo: “O céu, que estava azul naquele dia, encantava meus olhos.”

    CRASE
    É um evento gramatical de junção da preposição “a” com o artigo “a”, marcado pelo acento grave, aquele “virado ao contrário do acento agudo”. Note, portanto, que a crase só vai ocorrer à frente de substantivos FEMININOS.
    Exemplo: “Eu vou à faculdade.”
    Quem vai, vai a algum lugar (o verbo exige preposição). A “escola” é um substantivo feminino, então costuma ser acompanhada de um artigo.
    Dica que me salva: quando ficar em dúvida, tente reescrever a frase com um substantivo masculino que tenha um sentido parecido. Se for necessário escrever “ao”, quer dizer que temos a (preposição) + o (artigo) = ao, logo, se o substantivo for feminino, a (preposição) + a (artigo) = à.
    Exemplo: Estou em dúvida se “Vou ir à escola” precisa de crase… Vou supôr que estou indo a outro lugar, tipo “Vou ir ao mercado”. Opa, percebeu como eu usei “ao”? Então precisa sim de crase!

    Agora… Correção mais detalhada para te dar uma nota! Lembre-se que eu sou uma estudante, assim como você, portanto, meus comentários são uma consequência do que aprendi até aqui; mas isso não me torna uma autoridade no assunto nem uma corretora oficial, dessa forma, a nota final é apenas uma aproximação do que você poderia receber.
    Vou fazer a minha avaliação baseada nas cinco competências do ENEM. Cada uma delas tem peso de 200 pontos, totalizando 1000. Observação: eu usei aspas (“) para marcar os trechos que eu retirei do seu texto e asterisco (*) para destacar alguns aspectos.

    I: Regras de ortografia. 90/200
    Aqui eu notei vários desvios. Acredito que ler mais poderia ajudá-lo.

    Parágrafo 1:
    “de maneira racional, uma vez que, é dever do Estado”
    É um “vício” comum colocar vírgula depois da conjunção “que”. Normalmente isso está incorreto.

    “a falta de conhecimento inviabiliza * construção”
    Faltou o artigo: “a construção”.

    “Para isto se faz necessário levar em consideração”
    Nessa frase, faltou uma vírgula: “Para isto, se faz necessário…”

    “dois pontos específicos de relevância como: negligência governamental e a lacuna educacional.”
    Paralelismo. O correto seria: “a negligência governamental e a lacuna educacional” (note o uso do artigo nos dois substantivos). Além disso, eu considero desnecessário o uso de dois pontos (a pontuação : ) aqui.

    Parágrafo 2:
    “é necessário entender que o governo é negligente em, relação a, criação efetiva”
    Correto: “é necessário entender que o governo é negligente em relação à criação efetiva” (sem vírgulas e com crase)

    “proteger às manifestações culturais brasileiras”
    Correto: proteger as manifestações (sem acento grave, aqui não tem crase)

    “manifestações culturais brasileiras * a fim de manter a história”
    “manifestações culturais brasileiras, a fim de manter a história”

    “Prova disso, por exemplo, está nas escolas de nível básico * que pouco fazem e instruem aos alunos a história dos povos e do passado * bem como suas culturas e raízes.” (vírgulas)

    “Diante disto, a negligência foge de suas responsabilidades”
    A negligência é uma característica de alguém ou de alguma instituição, fica estranho você colocá-la como sujeito dessa frase. Talvez você pudesse ter escrito que “Diante disso, a negligência dos governantes gera grandes problemas…”

    “viabilizar à proteção”
    “viabilizar a proteção”

    Parágrafo 3:
    “proteção as manifestações culturais”
    “proteção às manifestações culturais”

    “teatros, cinemas, fundos culturais * entre outros” (vírgula)

    “se acostumou ao básico e achar que nada pode mudar”
    Paralelismo: “ao básico e a achar”

    “não importa que esteja no comando, pois sempre haverá um comandado”
    A linguagem informal é inadequada a esse estilo textual.

    “Então, para modificar essa trajetória * é importante a empatia” (vírgula)

    “e saber * é possível mudar”
    e saber que é possível mudar

    “para algo muito melhor, para a geração atual e as novas”
    “para algo muito melhor para a geração atual e as novas” (sem vírgula)

    Parágrafo 4:
    “Para tal é intrínseco que o Governo Federal visto que é o órgão de maior importância”
    “Para tal, é intrínseco que o Governo Federal, visto que é o órgão de maior importância” (duas vírgulas esquecidas)

    “criação de secretárias e/ou departamentos responsáveis”
    Eu já ouvi dizer que no ENEM é preferível não utilizar “e/ou”. Por garantia, use um ou outro.

    II: Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 120/200
    Em geral, você seguiu bem o formato de introdução, desenvolvimento e conclusão, além de que seus parágrafos de desenvolvimento têm tópico frasal, exemplificação/argumentação e retomada/conclusão.

    Parágrafo 1:
    É recomendável que você comece o seu texto com algum desses itens: alusão histórica, referência à cultura pop (filmes, séries, livros, música, etc.) ou definição de uma palavra do tema. Você já começou o seu texto argumentando. É claro que argumentar é importante, mas você deve pensar mais no seu leitor; primeiramente, você deve situá-lo no assunto, dar uma visão geral do tema. Depois disso, é legal fazer uma conexão com o cenário brasileiro. Por exemplo “No filme *** é retratado ***. Isso também é perceptível na realidade brasileira, uma vez que …”

    Parágrafo 5:
    Evite parágrafos de uma única frase. Esse período poderia estar junto com o quarto parágrafo. Além disso, eu achei essa frase meio desconexa com o tema abordado, porque você não estava falando propriamente de “cidadania e dignidade”.

    III: Coerência, abordagem e argumentação. 100/200

    IV: Clareza, fluidez e coesão textual (conectivos). 100/200
    Parágrafo 1:
    “é dever do Estado garantir direitos e deveres individuais e coletivos aos cidadãos. Porque a falta de conhecimento inviabiliza…”
    Esse “porque” fica estranho começando uma frase. Opte por um conectivo, por exemplo: “Ademais, a falta de conhecimento…” ou ainda “Além disso, a falta de conhecimento…”. Há várias opções.

    “se faz necessário levar em consideração”
    É preferível substituir “levar em consideração” por “considerar”.

    Parágrafo 3:
    “Dessa forma” foi repetido, você recém tinha escrito isso no parágrafo 2.

    Evite a repetição de palavras. Você repetiu “lacuna educacional”

    “O momento político e social que *vivenciamos* nos últimos anos no Brasil *nos* fazem lembrar da indiferença”
    Tente não usar a primeira pessoa (tanto “eu” quanto “nós”).
    Sugestão: Outrossim, o atual momento político e social do Brasil é marcado pela indiferença”
    Obs: “Outrossim” é um conectivo de adição.

    Em nenhum momento dos desenvolvimentos você trouxe repertórios socioculturais. É exigida ao menos uma referência. Pode ser: momento histórico, notícia, citação de filósofo/sociólogo (qualquer autoridade reconhecida) e até mesmo filmes/séries/livros.

    Parágrafo 4:
    “negligência *governamental* causado pela ausência de políticas *governamentais*” (repetição)

    V: Proposta de intervenção. 120/200
    Você trouxe os elementos necessários: agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. A proposta também está relacionada ao que foi discutido ao longo do texto, então está tudo bem.

    Total: 530/1000
    Boa sorte na sua jornada, você já tem o principal para dar certo: vontade!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.