O filósofo Immanuel Kant reitera que as pessoas são resultados de suas educações. Nessa perspectiva, nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população. Tal premissa se perpetua na realidade brasileira em decorrência de obstáculos, como carência midiatica, bem como , negligência governamental.
Em primeiro lugar, a precariedade midiatica, no que tange a educação financeira, é um dos fatores que impedem esse processo. Nesse sentido, percebe-se que a escassez de publicidades que visem alertar a população acerca da importância de se possuir educação financeira, é um enorme empecilho. Desse modo, as pessoas vivem em um ciclo de dívidas, baseado na negligência e ignorância, pois segundo o filósofo Platão, em o mito da caverna, as pessoas tornam-se ignorantes quando não conhecem a verdade.
Ademais, verifica-se o descaso estatal como outro incentivador dessa problemática. Sendo assim, conclui-se que a insuficiência de projetos que incentivem as pessoas a administrar suas finanças, como por exemplo, cursos gratuitos voltados a população juvenil e adulta, contribui para a perpetuação de uma sociedade endividada. Tal situação é refletida em uma pesquisa feita pelo sistema de proteção ao crédito, aonde mostra que quase 50% das pessoas não fazem controle financeiro.
Portanto, objetivando minimizar tais obstáculos, compete ao ministério da Educação, ofertar cursos básicos de educação financeira, gratuitos, por meio digital, a fim de despertar o interesse das pessoas por essa temática. Tal ação, pode,ainda, contar com aulas ao vivo, duas vezes na semana, com professores especializados.
MaríliaG
Quanto ao tema, entendeu a proposta razoavelmente.
Coesão razoável, é possível melhorar a construção dos parágrafos.
Coerência boa, em vista da consistência argumentativa, pois também possui um qualificado repertório sócio-cultural, bem como apresentou bom domínio da norma culta em consequência de poucos desvios gramaticais.
Nammono
olá! parabéns pela sua redação e pelo empenho em escrevê-la.
Primeiro parágrafo:
” nessa perspectiva nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população”
Note que o tema não diz respeito aos endividamentos dos cidadãos do país, e sim à dificuldade de se implementar uma educação financeira.
”como carencia midiática” essa expressão não está muito boa.
”bem como” não é separado por vírgula.
pontos positivos: apresentou os problemas que serão discutidos no texto, trazendo uma maior clareza à estrutura.
bom repertório no início.
Segundo parágrafo:
”é um dos fatores que impedem esse processo” que processo?
Um ponto a ser discutido sobre esse parágrafo diz respeito à sua argumentação e o rumo que ela levou. Como a conscientização das pessoas sobre educação financeira irá ajudar na implementação dela no país?
”ciclo de dívidas baseado na negligencia e ignorancia” por que o termo ”negligência” foi usado?
”pois segundo o filósofo Platão” é separado por vírgula. [antes da palavra ”segundo”]
o repertório poderia ter sido mais bem desenvolvido.
Terceiro parágrafo
”conclui-se que” não se aplica, nesse contexto, a um início de parágrafo. Note que uma ideia será introduzida, então um conectivo de conclusão não se adequa aqui.
”como, por exemplo” é redundante. Não é necessário[e nem correto] usar os dois de uma vez só. Escolha apenas um.
”Aonde” é um advérbio que indica um lugar onde se está indo ,então, nessa ultima frase do parágrafo, o uso dele está incorreto.
faltou explicar melhor o papel do estado na dificuldade de implementação da educação financeira.
Quarto parágrafo:
não há vírgula antes de ”ofertar”
repetição da palavra ”educação” duas vezes em um espaço muito curto. Procure sinônimos e tome cuidado com o eco no texto.
ao invés de separar ”gratuitos, por meio digital” com vírgula, é melhor dizer ”gratuitos E por meio digital”
falta competências na sua proposta de intervenção [ você só disse quem vai fazer a ação ,o que vai fazer ,para que vai fazer e o detalhamento. Faltou como vai ser feito]. Existem 5 delas que são obrigatórias, então pesquise sobre isso e se informe melhor para não perder ponto aqui.
Você fugiu do tema ao abordar o endividamento como pauta central ao invés da dificuldade de implementação da educação financeira no país, então estude mais como abordar o tema objetivamente e como não fugir do tema.
No mais é isso. Continue praticando sempre que puder.