Iniciante

Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil // Modelo ENEM

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A lei da inércia, de Isaac Newton, afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue nele, parando seu trajeto. Fora da física, analogamente, há a deficiente educação financeira no Brasil, carecendo dos impulsos de medidas que interrompam o percurso desta lástima. Portanto, faz-se necessário analisar os alicerces que sustentam essa problemática, que compromete as finanças do brasileiro, para, então, propor uma intervenção compatível.

Em primeira análise, convém destacar a falta de discussão presente na questão. Isso porque, segundo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Por outro lado, a nítida ignorância a respeito da gerência do dinheiro revela a ausência de debate acerca do tema, uma vez que muitos desses cidadãos sequer sabem o que é investir, por pensarem que a única forma de usar o capital é gastando-o, sem conhecimentos aprofundados de saúde financeira. Dito isso, é inadmissível a subsistência desse cenário.

Ademais, outro obstáculo encontrado é a questão sociocultural. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Nesse sentido, grande parte da população que sabe da possibilidade de conduzir suas finanças para render, apenas conhece a poupança como opção. Isso se dá ao fato de, várias vezes, essa sabedoria advém do senso comum ou de seus pais que não possuem uma boa educação financeira pra ensinar aos seus filhos sobre maiores rentabilidades. Logo, urge alterações nesse aspecto.

Destarte, é indubitável a necessidade de intervenções nesse panorama. Cabe ao Ministério da Educação, junto à mídia – instrumento de ampla abrangência -, promover informações sobre a utilização correta do dinheiro,  como vídeos didáticos e dicas, por meio da internet, apropriando-se de “hashtags”, a exemplo de “#R$Salvo”. Essa divulgação deve ocorrer também em propagandas televisivas em horário nobre, a fim de alcançar um público maior. Dessa forma, o povo ficará mais consciente e terá um domínio melhor sobre o assunto, graças às discussões e desconstrução de tabus acerca do financeiro que a proposta acima fomentará. Quiçá, tais ações funcionarão como a força descrita por Newton, mudando o percurso dos obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil, da persistência à extinção.

 

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5 Correções

  1. Nota: 760/1000

    1º Parágrafo: Acredito que seja interessante dar uma reformulada geral no parágrafo, senti que está meio “vai e vem”.
    Sugestões nas orações:
    Em “Fora da física, analogamente, há…” poderia fazer essa alteração: “Analogamente à física, há…”
    “carecendo dos impulsos de medidas que interrompam o percurso desta lástima.” modificação: “que carece de medidas drásticas para cessar de uma vez o caminho adotado por está lástima.”
    “que sustentam essa problemática, que compromete as finanças do brasileiro, para, então, propor uma intervenção compatível”. Você sugere a problemática e logo em seguida, você aborda ela, deixando meio redundante. Sugestão: “os alicerces que sustentam o comprometimento das finanças em queda dos brasileiro.”

    2º Parágrafo: Em “sequer sabem…” eu aprendi que deve ser sempre precedido por uma negação, ficando: “nem sequer…”
    Está legal o restante do parágrafo, parabéns!

    3º Parágrafo: “uma boa educação financeira pra ensinar aos seus filho…” tem que trocar o “pra” por “para”. Sugestão de mudança: “uma boa educação para ensinar seus filhos…”

    4º Parágrafo: Troque “dicas” por “estratégias”.
    “internet” -> “Internet”
    Gostei da hashtag!
    “a fim de alcançar” troque por ” de modo a alcançar”
    “Dessa forma, o povo ficará mais consciente e terá um domínio melhor sobre o assunto…” mudança: “Desse modo, o povo desenvolverá maior domínio e consciência, auxiliando na reprodução do conhecimento adquirido…”
    Final perfeito do parágrafo!

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  2. Na introdução, você deve apresentar uma tese, ou seja, aquilo que vai ser defendido no seu desenvolvimento, e nela não ficou claro sobre o que necessariamente você irá falar.
    No desenvolvimento 1, tente rever a relação de causalidade ao citar Habermas, pois a ideia que foi passada é que a falta de discussão é causada pelo que o filósofo afirmou.
    Além disso, no momento em que citar, é importante especificar quem você está citando, ou seja, quando for falar de Émile Durkheim, por exemplo, especifique que ele é um filósofo, ou sua nacionalidade, por exemplo. Imagine, portanto, que quem está lendo não tem noção de quem ele é, e é importante destacar algo sobre ele.
    No desenvolvimento 2, em seu terceiro período, tente rever se o uso mais correto é ” Isso se dá ao fato de, várias vezes, essa sabedoria advir do senso comum… ” e, em seu quarto período, substituir o ”urge”, por ”são urgentes”.
    Sua conclusão tem uma proposta de intervenção interessante, mas quando vamos apresentar soluções por parte de algum setor social, esse tem que ter sido problematizado nos desenvolvimentos, aspecto que não aconteceu. Por exemplo, você citou o ensino das famílias e do senso comum, mas não falou das mídias ou da causa da falta de informação sobre finanças ser da falha educacional. Tente inserir isso, sem aprofundar muito, para conseguir ”amarrar” sua conclusão àquilo que criticou.
    Boa sorte!
    Sua redação é muito boa, com linguagem rebuscada e boa coesão.
    Cheia das palavras chiques, arrasou!
    acredito que sua redação tem nota de no mínimo 880

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  3. Olá… Parabéns! O seu texto está excelente.
    Você conseguiu defender muito bem o seu ponto de vista, trouxe conhecimentos que agregam valor ao seu texto e, além disso, mostrou um ótimo domínio do tipo de texto exigido. Tome cuidado com alguns desvios nas vírgulas e repertórios longos ao texto para contextualizá-lo. Senti falta de conectores.
    Acredito que você está no caminho correto, agora é só treinar até o Enem/vestibular que está tudo certo.

    C1-160
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200
    Nota final: 880

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  4. Na introdução, vc foi ótimo, relacionou bem. Mas é bom utilizar palavras menos difíceis e mais objetivas para ficar mais fácil a relação entre seu repertório com o tema.

    D1— Está ótimo. Mas vc precisa contextualizar + a sua tese com o repertório usado e usar palavras chaves pra relacionar melhor. Também há um erro no período. ” presente na questão. Isso porque,” no lugar do ponto, use a vírgula, assim vc dará mais consistência à sua tese.
    “Por outro lado, a nítida ignorância…” Vc usou “por outro lado” ficou parecendo q vc ia contextualizar em cima de outra tese. Para relacionar melhor, use ” Nesse sentido, a nítida…” Muito cuidado ao problematizar se vc não pode provar isso ” muitos desses cidadãos sequer sabem o que é investir, por pensarem que a única forma de usar o capital é gastando-o” vc deve evitar ‘acusar’ sem ter como provar. Nesse caso, vc poderia ter usado algum dado estatístico para provar sua problematização ou problematizar sem devidamente acusar.

    D2—- Mais uma vez o problema no período. Opte por ” questão sociocultural, de acordo com…”

    Conclusão- vc foi ótimo, mas não ficou muito claro o efeito/finalidade da proposta. Use “com finalidade de…” e também use as problematizações citadas no desenvolvimento como intervenção pra seu texto.

    Sua nota é na casa dos 800. Vc foi ótimo :) leia algumas redações nota 1000 e veja oq falta no seu texto.

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  5. lém disso, a problemática encontra terra fértil no individualismo e na falta de empatia. Isso é devido ao fato de que as leis são pouco ríspidas e pouco aplicadas de maneira correta. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência, o aumento exponencial de jovens com danos mentais em avançado estado. Assim, essa liquidez que influi sobre a questão da divulgação de imagens não concedidas funcionando como um forte empecilho para sua resolução.

    Portanto, são necessárias medidas capazes de resolver o bullying virtual. Para isso, é imprescindível que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por intermédio de contenção e repressão a tais atos tomem as devidas atitudes, de modo a erradicar ações ‘on-line’ criminosas. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel social, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progr

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