No filme “Elvis” (2022), sobre a vida do cantor, um dos elementos mais marcantes em sua trajetória é o imenso abuso financeiro que sofreu durante toda a sua carreira, derivado da sua própria ignorância sobre o assunto. Infelizmente, no Brasil, essa é a realidade de grande parte da população, que sofre de uma educação deficiente sobre a pauta, sendo causada e desvalorizada pela economia frágil do país.
Em primeiro lugar, sendo o Brasil um país subdesenvolvido com uma economia incerta e elevados índices de inflação, é inegável que cada centavo importa. Nesse contexto, a educação financeira torna-se fundamental, não apenas para que os brasileiros tenham condições de tirar um proveito maior da sua renda (por meio de investimentos), como também para evitar que os mesmos percam dinheiro com, por exemplo, acúmulo de dívidas, má gestão e até mesmo golpes de terceiros.
No entanto, se é indiscutível a importância da educação financeira, por que seu valor é tão pouco difundido? Isso se dá, em grande parte, pela atual situação caótica em que o Brasil se encontra, evidenciada, por exemplo, pelo aumento no número de pessoas sem-teto, especialmente durante a pandemia do Covid-19. Ademais, uma pesquisa federal mostrou que 69% da população não poupou nenhuma parte da sua renda recebida nos últimos 12 meses. Desse modo, esse dado é um indicativo de como cada vez mais pessoas estão tendo que usar seu dinheiro para fins imediatos e básicos, como comprar comida ou pagar as contas. Dessa forma, não há espaço para se pensar na gestão e aplicação da renda a longo prazo.
Dado o contexto, é fundamental que os Ministérios da Economia e Educação promovam uma conscientização generalizada da população. Isso deve se dar por meio da criação e disponibilização de cursos “online” e presenciais, em faculdades ou escolas, que abordem de forma geral o tema, indo desde, por exemplo, como abrir uma conta no banco, até como investir integralmente. Tendo essa medida assim, a finalidade de ultrapassar os obstáculos da implantação da educação financeira no Brasil e evitar que a realidade trágica experimentada por Elvis se repita na vida dos brasileiros.
LeticiaBF
Gostei da sua redação, só deixo como dica como a colega colocou ali em cima que apresente de forma mais clara sua tese na introdução e mantenha uma ordem nos desenvolvimentos para que o texto tenha uma linearidade e facilite a interpretação.
Muito bom seu repertório sobre o filme.
No D1 acho que poderia ter argumentado mais sobre o país ser subdesenvolvido.
Parabéns pelo texto!
clas
É sempre é bom usar filmes, séries, musicas… como forma de ilustrar o tema ,, nesse caso funcionou muito bem na proposta .
E sobre a conclusão, é importante elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos. Por fim, é esperado que o candidato saiba apresentar uma proposta de intervenção ao tema abordado. que responda Quem, Porque, Onde, Como.
Patrick_Mandu
Olá, tudo bem??
É sempre é bom usar filmes, séries, musicas… como forma de ilustrar o tema ,, nesse caso funcionou muito bem na proposta .
E sobre a conclusão, é importante elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos. Por fim, é esperado que o candidato saiba apresentar uma proposta de intervenção ao tema abordado. que responda Quem, Porque, Onde, Como.
lohan@Antony
Correção ———————————————————————
Introdução – Amei sua escolha de introdução , sempre é bom usar filmes, séries, musicas… como forma de ilustrar o tema ,, nesse caso funcionou muito bem na proposta .
Desenvolvimento – soube desenvolver o que se propôs de forma inteligente , porém do meu ponto de vista , você trabalhou mais a contextualização e exposição do cenário atual , gerado pela falta de educação financeira, do que os “obstáculos” que impedem a chegada a ela ( o que falta ?, por que as pessoas não tem acesso ? As pessoas tem consciência sob sua importância ? ) , então nesse ponto você desviou um pouco do tema .
Intervenção – Sua proposta é boa e coerente , apenas a frase : ” …e evitar que a realidade trágica experimentada por Elvis se repita na vida dos brasileiros”, que é um pouco contraditória visto que você expos no texto que essa ” realidade de Elvis ” já ocorre na vida da população . Tirando isso , esta muito boa !
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PARABENS !
Lembrando que não sou profissional . espero ter ajudado de alguma forma !
Continue ! a perfeição vem da prática .
Nayana Suellen
Olá! Primeiramente, não sou profissional em correções, portanto, perdoe-me qualquer erro que cometer.
Linha 1, primeiro parágrafo: eu acho que fica melhor trocar “sobre a vida do cantor” por “relata a história de vida do cantor” ou algo do tipo.
Na introdução você diz primeiro da educação e depois da economia do país, já nos desenvolvimentos você trata em ordem oposta; primeiro a economia e depois a educação. É interessante que você siga a ordem que coloca na introdução. Além disso, não ficou muito claro a apresentação dos argumentos no parágrafo de introdução.
Sempre traga repertórios na argumentação para dar mais credibilidade para eles e deixar mais claro sobre o que você está falando.
EU não aconselho você colocar perguntas no seu texto.
Notas:
C1: 160
C2: 200
C3: 80
C4.: 160
C5: 200
Total: 800