Iniciante

Obesidade infantil. (Se puder corrigir no formato ENEM, fico grata.)

  • 0

É de conhecimento público a existência da obesidade infantil que ocorre mundialmente, concentrando-se em países específicos como no Brasil, por exemplo. No entanto, torna-se escassez (propositalmente) os verdadeiros fatores que constribuem para o crescimento estatístico, que segundo a OMS acontece em diversos países. Ao passo que, casos como a falta de empenho das escolas de ensino fundamental I e II desenvolvem quanto a conscientizar os alunos desta doença e formas de evita-la, mas também a falta de estrutura social ao lidar com este assunto -seja de pais para com filhos, a voz da sociedade em uníssono, etc-.

Ademais, compreende-se que corpos docentes e decentes contribuem uma considerável parcela na educação, no desenvolvimento geral do aluno, e nele sendo um participante em sociedade, pois isto é visível diariamente seja na realidade ou em filmes, séries e desenhos. Há de notar-se, na série “Insatiable” a protagonista, Patty, sofrendo diversos bullyings no colégio por estar acima do peso “ideal”, e como consequência desse repetitivo ocorrido: a sua ansiedade aumenta, ela supre esses gatilhos alimentando-se e assim podendo resultar na obesidade. Entretanto, suponhe-se que se a escola houvesse já tratado deste assunto (obesidade infantil) e outros que podem gera-lo, os alunos estariam conscientes de seus atos, assim também há de ser necessário na realidade ao deparar-se com o crescimento estatístico apresentado pela OMS.

Diante desse ocorrido, sabe-se que muito é discutido, reclamado, e exigido pela/em sociedade, no entanto ao estudar o que significa este termo, depara-se com algo semelhante a um povo de determinada expansão territorial em que cada um tem a sua forma de agir, pensar e suas devidas obrigações que são também em prol do próximo; atitudes que venham a cooperar, ajudar e contribuir para uma boa convivência. Por esta razão, vale mencionar que se um cidadão enfrenta problemas e dificuldades o qual outros indivíduos possam de alguma forma ajudar, mesmo que seja algo tão generalizado como a obesidade infantil, ainda assim há de ser algo que infelizmente tira vidas, traumatiza crianças, afeta  o psicológico e emocional abundantemente, e pais/responsáveis abalados.

Contudo, ao obter-se o entendimento lógico que a obesidade infantil é um assunto que necessita fazer-se presente na educação escolar e na formação de todos os indivíduos enquanto no começo do seu desenvolvimento interpessoal, desta forma destaca-se o quão impactante e mister possa ser o agir do MEC, pais/responsáveis -por meio de projetos escolares, estudos ao redor desta doença, peças teatrais, formas de trabalhar a empatia, etc-. Portanto, também sugere-se que o OMS desenvolva palestras em centros de saúde com a participação de  psicólogos e médicos que venham a esclarecer tal assunto, incluindo as crianças ao conhecimento desta doença, afim de alcançar a conscientização do público, da sociedade e dos jovens.

Compartilhar

3 Correções

  1. Antes de tudo, agradeço pela correção feita na minha redação. Espero contribuir da mesma maneira que você contribuiu ;)

    Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei:

    os verdadeiros fatores que constribuem → os verdadeiros fatores que contribuem

    formas de evita-la, → formas de evitá-la,

    Entretanto, suponhe-se → Entretanto, supõe-se

    outros que podem gera-lo, → outros que podem gerá-lo,

    que o OMS → que a OMS

    afim de alcançar → a fim de alcançar

    A maioria dos erros foram, ao meu ver, por falta de atenção. Recomendo que faça a leitura dos parágrafos várias vezes antes de entregá-los, pois seu texto seria, provavelmente, penalizado pelo excesso de desvios gramaticais.

    Devo adiantar que, além de ter conhecimento da estrutura, você escreve muito bem. Portanto, vou apontar apenas os pontos a melhorar.

    Introdução:

    Apesar da OMS ser um órgão mundialmente conhecido, seria interessante utilizar o nome completo apenas na primeira vez ao citá-la e depois utilizar a sigla(como você fez no decorrer do texto).

    A frase a seguir também ficou confusa para mim: “No entanto, torna-se escassez (propositalmente) os verdadeiros fatores que contribuem para o crescimento estatístico, que segundo a OMS acontece em diversos países.”
    Você quis dizer que há poucos fatores que influenciam a obesidade infantil?

    Tente não utilizar palavras como “etc” ou “entre outros”, porque pode ser considerado, aos olhos dos corretores, falta de argumentos.

    D1: Que crescimento estatístico é esse? Foi citado tanto na introdução quanto no desenvolvimento, mas não há nenhuma informação acerca dele. Se for citar dados estatísticos (os quais, na minha visão, não auxiliam no treinamento de redações, visto que dificilmente as pessoas decoram eles) procure, de fato, informá-los. Fiquei curioso e pesquisei, porém o corretor não iria fazer isso.

    D2: O que é muito discutido pela sociedade?

    Conclusão: Não há nada de errado, visto que não é obrigatório detalhar todas as propostas de intervenção. Parabéns!

    Obs: Leve em consideração a correção da Mylle, pois há pontos que eu não citei para não ficar muito repetitivo. :)

    • 1
  2. Olá espero te ajudar com base nos critérios exigidos pelo ENEM.

    É de conhecimento público a existência da obesidade infantil que ocorre mundialmente, concentrando-se em países específicos como no Brasil, por exemplo. No entanto, torna-se escassez (propositalmente) os verdadeiros fatores que contribuem para o crescimento estatístico⚠️, que segundo a OMS acontece em diversos países. Ao passo que, casos como a falta de empenho das escolas de ensino fundamental I e II desenvolvem quanto a conscientizar os alunos desta doença e formas de evita-la, mas também a falta de estrutura social ao lidar com este assunto -seja de pais para com filhos, a voz da sociedade em uníssono, etc-.
    >>> sua introdução está bem articuladas com todos os requisitos. apenas observe aquela ⚠️ que se refere a um trecho que para mim ficou confuso e não muito direto, dificultou a compreensão.

    Ademais, compreende-se que corpos docentes e decentes contribuem uma considerável parcela na educação, no desenvolvimento geral do aluno, e nele sendo um participante em sociedade, pois isto é visível diariamente seja na realidade ou em filmes, séries e desenhos ⚠️ (tópicos frasais devem ser breves, sugiro que simplifique esse trecho). Há de notar-se, na série “Insatiable” a protagonista, Patty, sofrendo diversos bullyings no colégio por estar acima do peso “ideal”, e como consequência desse repetitivo ocorrido: a sua ansiedade aumenta, ela supre esses gatilhos alimentando-se e assim podendo resultar na obesidade. Entretanto, suponhe-se que se a escola houvesse já tratado deste assunto (obesidade infantil) e outros que podem gera-lo, os alunos estariam conscientes de seus atos, assim também há de ser necessário na realidade ao deparar-se com o crescimento estatístico apresentado pela OMS.
    >>> percebo uma lacuna no seu texto: entendi que a personagem sofre bullying na escola, porém onde se encaixa o contexto dos docentes (professores, diretores, coordenadores), deveria ter sido tratado nesse parágrafo a respeito da falta de ação dentro da educação e como isso poderia ter sido feito. sei que falasse sobre isso logo a seguir, mas de alguma forma senti que poderia ter se aprofundado mais. C3

    Diante desse ocorrido, sabe-se que muito é discutido, reclamado, e exigido pela/em sociedade, no entanto⚠️(,) ao estudar o que significa este termo (QUE TERMO?), depara-se com algo semelhante a um povo de determinada expansão territorial em que cada um tem a sua forma de agir, pensar e suas devidas obrigações que são também em prol do próximo; atitudes que venham a cooperar, ajudar e contribuir para uma boa convivência. Por esta razão, vale mencionar que se um cidadão enfrenta problemas e dificuldades o qual outros indivíduos possam de alguma forma ajudar, mesmo que seja algo tão generalizado como a obesidade infantil, ainda assim há de ser algo que infelizmente tira vidas, traumatiza crianças, afeta o psicológico e emocional abundantemente, e pais/responsáveis abalados.
    >>> parágrafo de desenvolvimento bem articulado.

    Contudo, ao obter-se o entendimento lógico que a obesidade infantil é um assunto que necessita fazer-se presente na educação escolar e na formação de todos os indivíduos enquanto no começo do seu desenvolvimento interpessoal, (.)⚠️desta (Dessa) forma(,)⚠️ destaca-se o quão impactante e mister possa ser o agir do MEC, pais/responsáveis -por meio de projetos escolares, estudos ao redor desta doença, peças teatrais, formas de trabalhar a empatia, etc-. Portanto, também sugere-se que o OMS desenvolva palestras em centros de saúde com a participação de psicólogos e médicos que venham a esclarecer tal assunto, incluindo as crianças ao conhecimento desta doença, afim de alcançar a conscientização do público, da sociedade e dos jovens.
    >>> apenas a segunda proposta está completa, logo, a nota da C5 será computada por meio dela.

    C1:160
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:200

    se gostou da correção, vota aí ;)

    • 1
  3. Introdução ficou muito bom, você utilizou uma excelente citação.
    Desenvolvimento 1: coerente de acordo com o tempo, gostei de como utilizou os conectivos.
    Desenvolvimento 2: na minha visão ficou ótimo! Pois você pegou um pouco da área da psicologia e argumento muito bem.
    Proposta de intervenção ficou impecável, gostei de como você interviu a problemática.
    Porém, o erro foi somente utilizar a palavra “algoritmo” repetidas vezes.
    Ao meu ver você, nessa redação você tiraria 920.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.