Com o avanço técnico das indústrias alimentícias e agricultura, as grande potências tem produzido cada vez mais comida, gerando prosperidade para as nações. Contudo, o avanço tecnológico não trouxe apenas conforto para a sociedade, uma vez que milhões de crianças sofrem da obesidade oriunda dos mais hábitos alimentares. Nesse sentido, esse processo é executado, principalmente, pelos pais, influenciados pela cultura consumista pós moderna. Sob tal ótica, esse cenário desrespeita princípios importantes da qualidade de vida infantil, a saber, a saúde e a integridade física.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, em função dos hábitos paternos, a mocidade é cada vez mais exposta a uma gama de hábitos alimentares desregulados e compulsivos, consequência direta das ações consumistas dos pais. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no mundo pós moderno o consumo é uma condição indispensável a vida e, os pais sob tal influência desencadeia nos filhos as mesmas ações de consumo, sobretudo, nós hábitos de alimentação. Assim, as crianças tomam como referência os pais, e os cativam a lhes dar comidas com valores exacerbados de açucares e gorduras.
Por conseguinte, vale salientar que uma nutrição desequilibrada tem influência direta na qualidade de vida dos jovens. Ao alimentar-se com produtos ricos em gorduras e açucares, as crianças começam a desenvolver maiores quantidades de massa gorda, além de aumentar o índice glicêmico, fomentando os problemas cardíacos como também uma queda no condicionamento físico. No documentário ”Muito além do peso”, por exemplo, Yan, um garoto de 4 anos, tem suas funções motoras bastante prejudicadas pelo seu peso e hábitos compulsivos de alimentação, impossibilitado de desenvolver uma vida normal de criança. Dessa forma, percebe-se que medidas devem ser tomadas para atenuar esse cenário.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar a problemática. Para tanto, as instituições escolares são responsáveis pela educação alimentar e emancipação do alunos, com o intuito de deixá-los cientes dos riscos da má alimentação e torná-los mais ativos para a aquisição de qualidade de vida. Isso pode ser feito pela abordagem temática desde o ensino fundamental, de maneira lúdica e adaptada para cada idade, contando com a participação prévia dos pais acerca de bons hábitos alimentares. Por meio, também, de palestras profissionais das áreas de nutrição e sociologia que expliquem aos pais sob a cultura do consumo, alimentos e como poderão desenvolver uma nutrição de qualidade para se e seus filhos.
Fabrício2005
Particularmente, eu fiz este tema de redação ano passado, e não fui tão bem que nem você agora, por não entender muito do assunto e ter meus pensamentos de senso comum, por copiar trechos ou parafrasear os textos motivadores que recebemos para construir a dissertação, acabei tirando uma nota de 520 pontos.
Eu reparei que você gosta muito de usar a palavra oriunda, esta é a segunda redação que leio e a segunda vez que te digo para substitui-las por sinônimos heheh.
Numa boa redação, é correto se usar as 30 linhas com 4 parágrafos divididos por 7 linhas, são uma das regras que aprendemos, também vale sempre lembrar de usar pelo menos 15 conectivos, não ser redundante ou repetitivo, coesão e coerência base de tudo
S2
bicodeviuva
Verdade man, essa redação foi a primeira redação que fiz na vida. Repito, a primeira redação autoral que eu fiz na vida !!!
Até então qualquer redação minha era feito com bases em modelos prontos. Fiquei mega orgulhoso de ter conseguido fazer essa redação, apesar de que algumas partes meio inspiradas em redações 1000.
Quanto a repetição de palavras é bem verdade que vez e outro cometo essas gafes.
Marlonribeiro
*Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 160. Paralelismo, gramática e crase.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200. Ótimo.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160. Lembre-se apenas que os tópicos frasais devem ser curtos e muito objetivos. Aconselho reformular a frase 1 do segundo parágrafo, substituindo a expressão “hábitos paternos”.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 200. Ótimo.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 200. Sensacional.
*DICA:
[920]
Parabéns!!!
Espero ter ajudado.
Até a próxima.😁
thainadutral
Achei a redação bem elaborada, possui coesão e coerência, conectivos lógicos elaborados com atenção as frases as quais estão se referindo, texto no contexto dissertativo-argumentativo PORÉM como a colega ali em cima falou: Os textos são limitados a linhas. Se você conseguir dar ênfase nesse aspecto, melhorará ainda mais
Ellen
Oi, bico de viuva!
Achei sua redação muito bem elaborada, seguindo as competências exigidas pelo o enem, a única coisa que, digamos, na qual me “incomodou” um pouco foi a sua prolongação na introdução, tendo em vista que as linhas geralmente são limitadas em vestibulares.