Doutor

Obesidade infantil

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Com o avanço técnico das indústrias alimentícias e agricultura, as grande potências tem produzido cada vez mais comida, gerando prosperidade para as nações. Contudo, o avanço tecnológico não trouxe apenas conforto para a sociedade, uma vez que milhões de crianças sofrem da obesidade oriunda dos mais hábitos alimentares. Nesse sentido, esse processo é executado, principalmente, pelos pais, influenciados pela cultura consumista pós moderna. Sob tal ótica, esse cenário desrespeita princípios importantes da qualidade de vida infantil, a saber, a saúde e a integridade física.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, em função dos hábitos paternos, a mocidade é cada vez mais exposta a uma gama de hábitos alimentares desregulados e compulsivos, consequência direta das ações consumistas dos pais. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no mundo pós moderno o consumo é uma condição indispensável a vida e, os pais sob tal influência desencadeia nos filhos as mesmas ações de consumo, sobretudo, nós hábitos de alimentação. Assim, as crianças tomam como referência os pais, e os cativam a lhes dar comidas com valores exacerbados de açucares e gorduras.

Por conseguinte, vale salientar que uma nutrição desequilibrada tem influência direta na qualidade de vida dos jovens. Ao alimentar-se com produtos ricos em gorduras e açucares, as crianças começam a desenvolver maiores quantidades de massa gorda, além de aumentar o índice glicêmico, fomentando os problemas cardíacos como também uma queda no condicionamento físico. No documentário ”Muito além do peso”, por exemplo, Yan, um garoto de 4 anos, tem suas funções motoras bastante prejudicadas pelo seu peso e hábitos compulsivos de alimentação, impossibilitado de desenvolver uma vida normal de criança. Dessa forma, percebe-se que medidas devem ser tomadas para atenuar esse cenário.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar a problemática. Para tanto, as instituições escolares são responsáveis pela educação alimentar e emancipação do alunos, com o intuito de deixá-los cientes dos riscos da má alimentação e torná-los mais ativos para a aquisição de qualidade de vida. Isso pode ser feito pela abordagem temática desde o ensino fundamental, de maneira lúdica e adaptada para cada idade, contando com a participação prévia dos pais acerca de bons hábitos alimentares. Por meio, também, de palestras profissionais das áreas de nutrição e sociologia que expliquem aos pais sob a cultura do consumo, alimentos e como poderão desenvolver uma nutrição de qualidade para se e seus filhos. 

 

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5 Correções

  1. Particularmente, eu fiz este tema de redação ano passado, e não fui tão bem que nem você agora, por não entender muito do assunto e ter meus pensamentos de senso comum, por copiar trechos ou parafrasear os textos motivadores que recebemos para construir a dissertação, acabei tirando uma nota de 520 pontos.
    Eu reparei que você gosta muito de usar a palavra oriunda, esta é a segunda redação que leio e a segunda vez que te digo para substitui-las por sinônimos heheh.
    Numa boa redação, é correto se usar as 30 linhas com 4 parágrafos divididos por 7 linhas, são uma das regras que aprendemos, também vale sempre lembrar de usar pelo menos 15 conectivos, não ser redundante ou repetitivo, coesão e coerência base de tudo
    S2

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  2. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160. Paralelismo, gramática e crase.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Ótimo.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Lembre-se apenas que os tópicos frasais devem ser curtos e muito objetivos. Aconselho reformular a frase 1 do segundo parágrafo, substituindo a expressão “hábitos paternos”.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200. Ótimo.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200. Sensacional.
    *DICA:
    [920]
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

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  3. Essa correção foi editada.

    Achei a redação bem elaborada, possui coesão e coerência, conectivos lógicos elaborados com atenção as frases as quais estão se referindo, texto no contexto dissertativo-argumentativo PORÉM como a colega ali em cima falou: Os textos são limitados a linhas. Se você conseguir dar ênfase nesse aspecto, melhorará ainda mais

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  4. Oi, bico de viuva!
    Achei sua redação muito bem elaborada, seguindo as competências exigidas pelo o enem, a única coisa que, digamos, na qual me “incomodou” um pouco foi a sua prolongação na introdução, tendo em vista que as linhas geralmente são limitadas em vestibulares.

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