A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a população brasileira tenha acesso aos direitos elementares importantes, como a saúde. Todavia, mesmo mediante esse arcabouço normativo, os desafios para combater a obesidade, o sobrepeso e os estigmas relacionados ao problema demonstra limitação prática desse código legal. Nesse sentido, é conspícuo que a visão capitalista figura como origem da problemática. Assim, não só o imediatismo social, como também o sistema educacional ineficaz aprofundam esse cenário.
O imediatismo da sociedade, desse modo, contribui para o crescimento do sobrepeso e da obesidade no Brasil. Isso acontece porque, de acordo com o filósofo Byung-Chul Han, o corpo social hodierno convive em constante busca por ascensão socioeconômica em detrimento da saúde e das relações sociais, intitulada como “sociedade do desempenho”. Dessa forma, como consequência desses hábitos ditos pelo pensador, o cidadão pueril tende em se alimentar com comidas não saudáveis, como alimento industrializados, e não praticar exercícios físicos, fazendo, assim, crescer o percentual de gorduras no corpo, desencadeando aumento do peso.
Por outro lado, o sistema educacional falho é um agente perpetuador desse algoz nacional. Essa situação surge da priorização de atividades teóricas, visando a formação para o mercado de trabalho, e, eventualmente, da secundarização de tarefas práticas, haja vista que a escola ministra os conhecimentos básicos de nutrição, entretanto não fomenta a utilização real desse saber. Essa reflexão pode ser confirmada com a afirmação de Charles Chaplin, no filme “O Grande Ditador”, o qual apresenta que “preciso de um mundo de razão, em que a ciência e o progresso levem todos à felicidade”, uma vez que, mesmo que ciência seja ensinada nos centros educacionais, ainda há crescimento do sobrepeso e do preconceito vivenciado por essas pessoas.
Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar a situação vigente. Dessa maneira, urge que o Governo Federal reformule, por intermédio do Ministério da Educação, o sistema de educação brasileiro disponibilizando cursos para os docentes e modificando a grade curricular dos estudantes, buscando tornar as atividades práticas a vanguarda do ensino no pais. Quem sabe assim, o acesso à saúde deixará de ser apenas um texto constitucional e se aplicará à realidade.
CarolXA
Seu texto foi muito bem estruturado, todos os parágrafos divididos certinho. Na introdução você apresentou a tese, deixou claro que era um problema e ainda introduziu as duas possíveis causas para esse problema, muito bem organizado. Nos parágrafos de desenvolvimento que faltou um pouco de expansão da ideia, você falou de imediatismo social, citou o filósofo, mas não fez a ligação de uma forma tão assertiva. A conclusão foi excelente, a proposta de intervenção foi desenvolvida de uma maneira explicativa e bem clara.
MariaFernanda2017
Primeiramente, se eu não me engano, acho que vc usou algum modelo de redação! Vamos lá…
O 1° parágrafo ficou muito bom! Apresentou bem o tema.
O 2° parágrafo faltou desenvolver mais a sua ideia! E ficou um pouco confuso nas últimas linhas
O 3° e 4° parágrafo ficaram muito bons!
Procure desenvolver mais suas ideias,e organizá-las em cada parágrafo!
natan_rosa
Boa tarde, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Primeiramente, a tese não está clara.
2- Cuidado com a acentuação!.
3- Cite de qual país é a constituição, isso atribui uma maior riqueza de detalhes a sua dissertação.
4- Você citou três problemas, então será obrigado a desenvolver esses na argumentação.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Início de parágrafo e períodos sempre usar conectivos.
2- Explique quem é o filosofo
3- Você não explicou porque a pessoa escolhe se nutrir de maneira irregular em detrimento à ascenção economia.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do desenvolvimento 2:
1- Bom parágrafo, porem faltou ser mais coesivo, a citação de um dado, por exemplo, atribuiria uma maior autoridade para o seu texto.
2- Novamente, cuidado com a gramática.
.…………………………………………………………………………………………………………
Análise da Conclusão:
1- Faltou o MODO na conclusão.
2- Faltou especificar qual orgão do poder publico será responsável por realizar essa ação.
3- Ótima retomada da constituição.
………………………………………………………………………………………………………….
Total:. 760
C1:. 160
C2:. 200
C3:. 120 (você não desenvolveu às três problemáticas nos parágrafos de argumentação)
C4:. 120
C5:. 160
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).
Amandsilva
Muito bom seu texto esta de acordo com o texto dissertativo-argumentativo, mas senti falta da sua opinião a cerca do tema .
C1; 120 pois faltou mais clareza do seu ponto de vista.
C2;200 pelo fato de vc compreender a proposta da redação.
C3;120 pois achei que faltou mais sua opinião e seus repertórios estão ótimos.
C4;200 por usar os conectivos e compreender a proposta.
C5;180 ficou boa sua conclusão mas vc deveria detalhar melhor os seus argumentos.
820 seria minha nota pra sua redação.