Obesidade, atividade física e alimentação.

  • 0

O Brasileiro, historicamente, é um povo que sempre obteve sucesso no âmbito esportivo, o que incentiva boa parte da população jovem a praticar esportes, sempre com o intuito de seguir o exemplo de atletas profissionais famosos. Segundo pesquisa feita pelo IBGE 60% dos jovens de até 24 anos praticam esportes, no entanto esse número decai com o aumento da idade, onde apenas 30% da população brasileira pratica algum tipo de exercício físico. Um outro levantamento do instituto mostra que aproximadamente de 6 em cada 10 brasileiros tem sobrepeso e 1 em cada 5 sofre com obesidade, um aumento de mais de 60% em apenas 10 anos.

O aumento da correria no cotidiano e o estresse generalizado, leva a população a diminuir os cuidados com a saúde. O cansaço gerado pela rotina pesada, leva a diminuir o tempo e a energia para a prática de exercícios físicos e a realização de uma boa alimentação, uma vez que para aumentar a velocidade consumem-se alimentos processados, calóricos e pouco nutritivos. Essa fixação pelo tempo coincide com o aumento da renda dos brasileiros, principalmente de classe média, segundo pesquisa do Data Popular, representando que o dinheiro entra na frente da saúde na lista de prioridades.

A diminuição da preocupação com o corpo cresce com a idade, de forma que as pessoas param de realizar atividades físicas e passam a se alimentar ainda pior. Atrelado à rotina existe a crescente da corrente que tenta normalizar o excesso de peso, ou seja, tirar da prateleira de problema social e colocar em um patamar regular. O problema que é gerado por esse tipo de pensamento, é de que não é necessário cuidar de si, levando a entender que o único motivo para se alimentar corretamente e praticar exercícios é puro narcisismo. No entanto, não é falado que obesidade e sedentarismo são fatores de risco para problemas graves de saúde, segundo a OMS.

A importância da prática de exercícios físicos já foi uma preocupação mais presente no dia a dia, entretanto sofremos o efeito colateral do crescimento tecnológico e integração mundial. Sabe-se que pessoas com mais idade possuem maiores propensões a problemas de saúde, de forma que a conta será cobrada apenas em alguns anos, portanto é necessário que todos os entendidos da área da saúde atuem em conjunto com o governo de forma a divulgar as informações necessárias para que o povo entenda a importância da atividade física em conjunto com uma alimentação saudável. Comerciais obrigatórios em fast foods (da mesma forma que acontece em maços de cigarro), na tv e nas ruas, palestras de divulgação nas mídias sociais e programas governamentais devem ser realizados para amenizar o problema.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1: 160, possui bom nível gramatical.
    Competência 2: 200, ótimos repertórios.
    Competencia3: 200, ótimos argumentos.
    Competência 4: 120, senti falta dos conectivos no início dos parágrafos.
    Competência 5: 160: não dedicou toda a conclusão
    à proposta de intervenção.

    Nota: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.