Segundo o educador Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Entretanto, o contexto do Brasil do século XXI contraria-o, uma vez que o valor da educação na transformação social demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade brasileira. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de interesse do governo e a falta de empatia da sociedade.
Em primeiro plano, é preciso atentar-se pela falta de interesse governamental presente na questão. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto de uma sociedade. Contrariamente no Brasil, o valor da educação na mudança social não se encontra o auxílio político necessário para ser solucionado, tendo em vista a falta de investimento e os cortes de orçamento na educação, o que dificulta a resolução do problema.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da individualidade. Na obra “Modernidade Líquida” Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange sobre a questão citada, tendo em conta a causa pela falta de empatia da sociedade para com a importância da educação como agente transformador, funciona como um forte empecilho para sua resolução.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual do problema. Logo, é necessário que as escolas juntamente com o Ministério da Educação (MEC) exijam do Governo investimento para a educação. Essa exigência deve-se dar por meio da produção de ofícios e cartas de reclamações coletivas a serem entregues nas prefeituras, e também protestos pacíficos nas ruas, para que os princípios constitucionais sejam cumpridos. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.
Yago42409
Olá, de início posso dizer que sua intro ficou muito boa, gostei muito do repertório que você usou, você também soube conectá-lo ao tema de forma esplêndida. Logo em seguida você apresentou as duas causas do problema, as teses, essa estrutura de repertório, tema e teses na intro é muito boa, também a uso.
Seu d1 ficou bom e objetivo, mas senti que faltou uma vírgula após “Contrariamente”, posso estar errado, mas eu teria colocado vírgula ali. Já seu d2 também foi muito bom, também notei um erro de não pôr a vírgula após o “Modernidade Líquida”, mas não tira o brilho desse parágrafo.
Sua conclusão foi muito boa, seguiu todos os passos, parabéns
PS: Não posso lhe dar nota porque não me sinto pronto para isso, mas quero lhe desejar bons estudos e boa prova do Enem, caso for fazer*.
Mariaec9
Competência 1: 160 pts
Senti a falta de algumas pontuações necessárias.
Competência 2: 200
Você soube muito bem desenvolver o tema e usar conhecimento de mundo pra enfatizar suas ideias. Eu gostei muito das suas citações! Parabéns!
Competência 3: 160
Acredito que você consegue fugir um pouco mais desses modelos prontos. Se organize melhor, seja mais “você”.
Competência 4: 200
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 180
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200
Total:900