É notório que o uso constante das redes sociais traz diversos danos ao ser humano. A super exposição nas redes sociais pode trazer prejuízos aos usuários das mesmas.
A busca por prestígio social é uma das causas da super exposição. O prestígio social pode vir a causar diversos danos físicos ou psicológicos nos indivíduos que utilizam as redes sociais. O relatório Digital em 2019, divulgado pelas empresas Somos Sociais e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativada nas redes sociais. Isso mostra que mais o menos 66% da população brasileira pode sofrer danos físicos ou psicológicos por conta das vidas”perfeitas”de influences digitais que buscam o prestígio social.
Em black mirror uma série da Netflix mostra bastante sobre as redes sociais na atualidade. No episódio queda livre tem a personagem principal Lacie e, através dela, podemos observar como é ter uma vida baseada em curtidas e avaliações digitais, onde você curte e avalia a outra pessoa de acordo com várias situações, como dar um oi, pedir um café e deixar uma curtida para o garçom e por aí vai. Qualquer tipo de encontro com outra pessoa requer uma avaliação, seja ela positiva ou negativa.
Feitos reflexões percebe-se que o uso constante das redes sociais traz diversos prejuízos para os cidadãos. Dessa forma o governo federal com as redes de empresas de todo o Brasil deve realizar companhas para a criação de uma educação digital, que visara orientar os cidadãos que são usuários das redes a se limitarem.
O uso constante das redes sociais, visando à publicação de fatos inerentes à vida pessoal”.
Compartilhar
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
É notório que o uso constante das redes sociais traz diversos danos ao ser humano. A super exposição nas redes sociais pode trazer prejuízos aos usuários das mesmas.
(1) A busca por prestígio social é uma das causas da super exposição. O prestígio social (2) pode vir a causar diversos danos físicos ou psicológicos nos indivíduos que utilizam as redes sociais. O relatório Digital em 2019, divulgado pelas empresas Somos Sociais e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativada nas redes sociais. Isso mostra (3)que(3) mais o(4) menos 66% da população brasileira pode sofrer danos físicos ou psicológicos por conta das vidas”perfeitas”de influences digitais que buscam o prestígio social.
(5) Em black mirror (6) uma série da Netflix (7) mostra bastante sobre as redes sociais na atualidade. No episódio queda livre tem a personagem principal Lacie e, através dela, podemos(8) observar como é ter uma vida baseada em curtidas e avaliações digitais, onde você curte e avalia a outra pessoa de acordo com várias situações, como dar um oi, pedir um café e deixar uma curtida para o garçom e por aí vai (9). Qualquer tipo de encontro com outra pessoa requer uma avaliação, seja ela positiva ou negativa.
(10)Feitos reflexões (11) percebe-se que o uso constante das redes sociais traz diversos prejuízos para os cidadãos. Dessa forma (12) o governo federal com as redes de empresas de todo o Brasil (13) deve realizar companhas para a criação de uma educação digital, que visara orientar os cidadãos que são usuários das redes a se limitarem.
Primeiro eu gostaria de falar sobre a estrutura do seu texto. Ana, sua redação é modelo Enem? Achei sua introdução muito pequena, sem teses, sem repertório sociocultural.. a redação do Enem tem meio que um modelo a ser seguido, se possível, nas suas próximas introduções, use:
– Repertório sociocultural.
– Aponte 2 teses que serão desenvolvidas ao decorrer da sua redação.
– Encaminhamento Argumentativo
(Se caso precisar, me mande mensagem que eu tenho pdf’s que podem auxiliar você)
1-Falta conectivo para iniciar o seu desenvolvimento, exemplos: ” Em primeira análise”, ”É relevante abordar, primeiramente,”, ”A priori”, ”Em primeiro plano”.
2 – Repetição das palavras ”prestígio social ”. Sugestão de como poderia ter começado o seu desenvolvimento 1: Em primeira análise, a busca por prestígio social é uma das causas da super exposição. Ele pode vir a causar diversos danos físicos ou psicológicos nos indivíduos que utilizam as redes sociais.
3- Entre virgulas.
4- Mais ou menos.
5- Faltou conectivo, exemplos: ”Outrossim”, ”Além disso”.
6- Faltou a virgula
7- Faltou a virgula
8- Redação modelo Enem, não é sábio usar a primeira pessoa. Utilize sempre a terceira pessoa, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas.
9- Dá impressão de algo solto, sabe?! Tente usar o ”entre outros”.
10 – Faltou conectivo, use: ”portanto”
11- ”Feitos reflexões”, errado, o certo seria ” feito reflexões”
12- Virgula
13- virgula
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – faltou
Finalidade – faltou
Detalhamento – faltou
Obs: Se sua redação for modelo Enem, se atente a estrutura. Eu lhe aconselho a estudar mais sobre as 5 competências do Enem, e a modelos de redações nota mil. Outra coisa, use sinônimos; evita repetir palavras, torna-se uma leitura cansativa e desconta pontos.
Ah, outra coisa que o Enem cobra e que você não trouxe a sua redação: repertório sociocultural. É uma competência até, traz enriquecimento ao seu texto.
Traga mais argumentos para a sua redação, se aprofunde mais (não tenha medo, é o seu espaço de mostrar o que pensa a cerca do assunto). Ao decorrer do seu texto use repertório sociocultural, traga riqueza para a sua redação.
Espero ter ajudado de alguma forma. Você vai conseguir, treine bastante. Foco no mil, desiste não!
JuGoes
Boa noite!!!
Primeiramente, gostaria de salientar que sou apenas uma estudante que busca se aperfeiçoar na redação. Porém, darei o meu melhor para tentar mostrar algumas coisas que precisam de correção.
Introdução
Em relação a estrutura, nota-se que você não deixa sua tese bem definida, pois não há, de forma específica, o que vai ser apresentado no desenvolvimento. Assim, o ideal seria uma breve contextualização (eu particularmente uso uma alusão histórica), apresentação da problemática (qual é o assunto, o problema que fundamenta a sua redação) e, posteriormente, você deveria indicar, por exemplo, dois fatores que agravam o problema e que por isso requerem atenção. É importante frisar que depois esses devem ser aprofundados nos desenvolvimentos, assim como foi dito no comentário acima do meu).
Além disso, eu senti que não foram usados os devidos conectivos dentro do parágrafo da sua introdução, o que atrapalhou o encadeamento de ideias. Minha dica é tentar conectar as diversas orações da sua intro que estão separadas pelo ponto final. (Só cuidado para não deixar muito grande o período)
“É notório que o uso constante das redes sociais traz diversos danos ao ser humano. A super exposição nas redes sociais pode trazer prejuízos aos usuários das mesmas.
A busca por prestígio social é uma das causas da super exposição.”
Além disso, creio que houve um equívoco no trecho abaixo, uma vez que você diz que o PRESTÍGIO SOCIAL pode causar danos ao indivíduo, quando a busca incessante por ele é a culpada.
“O prestígio social pode vir a causar diversos danos físicos ou psicológicos nos indivíduos que utilizam as redes sociais.”
Também é recomendável que você evite repetir as palavras na sua redação quando elas estão próximas. Assim atente-se para “Prestígio social” e “Super exposição”
DESENVOLVIMENTO
Nessa parte do texto, você deve tentar aprofundar aqueles dois fatores que agravam o problema apresentado na introdução. (Você disse que dentro do problema do uso excessivo da internet a busca pelo prestígio social é maléfica. Contudo, não aprofundou isso no desenvolvimento. Logo, quando as partes da dissertação não conversam, não há o que os corretores chamam de projeto de texto, e ocorre MUITA perda de nota na C3.) Também é importante que no início de cada desenvolvimento tenha um conectivo que busque retomar o parágrafo anterior. Por exemplo se seu d1 e d2 seguem a linha causa-consequência, o d2 poderia começar com “consequentemente; sob tal perspectiva, e etc.). Ainda, é valido mencionar que nesses parágrafos há a necessidade de repertório sociocultural, que pode ser visto através de citações de filósofos e especialistas, alusão histórica, dados estatísticos, comparações, livros e até séries. Diversifique e os use adequadamente para reforçar seus argumentos e evitar o caráter expositivo que, infelizmente, marcou seu desenvolvimento)
Ademais, elimine o coloquialismo (linguagem informal) do seu texto!!! Não use termos como “por aí vai”. Busque ser o mais concisa e formal possível.
Conclusão
De início deve-se usar um conectivo conclusivo. Recomendo o uso do Portanto ou similares (que passem a ideia de concluir)
Também é muitooooo importante ressaltar que precisam constar os 5 elementos da proposta se a sua redação for modelo Enem. São Eles: Agente (Quem faz a ação); Ação ( o que vai ser feito); modo (Como vai ser feito); Finalidade (Para que vai ser feito) e detalhamento (Descrição/ leve aprofundamento de qualquer um dos outros elementos). Na sua conclusão, senti falta desse último e do modo, uma vez que como o agente fará as campanhas não está bem explícito.
Por fim, acho que cai super bem dar uma perspectiva futura depois da aplicação da intervenção. ( e seria mais interessante se você retomasse o repertório utilizado na introdução para evidenciar seu projeto de texto).
Com isso, preciso te dizer para continuar praticando e não desistir, porque para vencer, é preciso continuar lutando.
Boa Sorte!!
jana.jannaina
Ana, na sua introdução procura escrever o tema da redaçao na tese, apesar do corretor saber o tema da redação, ele finge que não sabe e você tem que apresentar o tema a ele (sugiro que não coloque sinónimos do tema na introdução) , outro ponto importante cite seus dois culpados na ultima linha da introdução.
no desenvolvimento 1 fale do seu primeiro culpado
no desenvolvimento 2 fale do seu segundo culpado