No período colonial brasileiro o tráfico humano ocorria de maneira corriqueira, tendo como finalidade a exploração da mão de obra dos povos dominados nas lavouras.Entretanto, tal infortúnio, na última década, voltou a ameaçar a integridade da população. Diante dos fatos mencionados, discute-se de que forma o tráfico de pessoas está atuando no século XXI e como solucionar essa problemática.
Em primeiro plano, deve-se compreender que essa prática não é mais voltada para o serviço braçal. Nesse viés, o contrabando tem como objetivo a venda de órgãos, principalmente de crianças e adolescentes , a exploração sexual- tema abordado na novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, em que a personagem principal, Morena, recebe um convite de Wanda para ficar alguns meses fora do país, e acaba sendo levada para a Turquia, tendo que trabalhar como prostituta- e o tráfico de drogas, as famosas “mulas”. Assim, a exploração ocorre, sendo os mais atingidos aqueles em situação de vulnerabilidade.
Paralelo a isso, cabe aos órgãos policiais maior fiscalização, principalmente em aeroportos e rodoviárias, buscando interferir em qualquer caso de aliciamento. De tal forma, também seria válida a realização de propagandas,através das mídias sociais, por meio de palestras em escolas e universidades, visando conscientizar a sociedade. Logo,aos poucos, certamente haverá uma diminuição dos casos.
Em vista das análises abordadas, conclui-se que o tráfico humano voltou a ser uma prática comum, porém com outas finalidades.Dessa forma, faz-se de responsabilidade do Ministério da Educação o investimento em instituições de ensino, desde o básico ao superior, pois é a partir da educação que se consegue transfigurar a plaga e, consequentemente, melhorar a vida dos cidadãos, poupando esses de arriscarem-se em propostas duvidosas de melhores de condições de vida. Bem como, em qualquer caso de desconfiança é necessário procurar uma delegacia, ou fazer uma denuncia anônima através do disque 100, que é responsável pelos direitos humanos. Com tais ações, provavelmente, a nação caminhará para um futuro com menos problemas desse tipo.
malurista
Oie, bom dia eu sou a malu
•Sua introdução estava boa, mas concordo com a colega que ressaltou a dica de apresentar o D1 e D2
• O que mais percebi negligência foi na sua argumentação. Muitas vezes a citação tomou o lugar da sua argumentação, que como foi dito, é um erro comum de nos iniciantes.
• A proposta em si segue praticamente todas os 5 elementos necessários, mas na questão visual ela ficou muito extensa….
Obs :Sou iniciante nisso então desde já me desculpe por algum erro.
Mila_Lima
Há alguns erros ortográficos e algumas informações ficaram redundantes. Tente mostrar mais a solução do problema e coloque isso na conclusão. Coloque mais argumentos no desenvolvimento da redação e seja mais direta.
Gostei da sua redação, mas só corrige algumas coisinhas…Da uma olhada em algumas estruturas de redações, vai te ajudar muito.
w_.ana
A sua redação apresenta alguns erros ortográficos, que podem ser considerados graves busque melhorar a conclusão, tentando especificar melhor o que deve ser feito para solucionar o problema, e tome cuidado com clichês de citação ou repertório.
Houve uma falta argumentativa, levando-se em conta que um meio conclusivo encontra-se no parágrafo de desenvolvimento, no restante, boa redação.
Thamirysbds
Oii, Rafaela, tudo bem?! Vou corrigir sua redação, qualquer incoerência me diz, tá?! =)
INTRO–
–> não vi nenhum desvio de norma culta, se existe, apenas um profissional para identifica-las.
–> não há problema algum em escrever “mão de obra” na redação
–> quanto à estruturação do parágrafo, está correto, mas, se o seu objetivo for o ENEM, é mais preferível você trazer uma tese com 2 argumentos, isto é, dizer suas problemáticas já na introdução, isso é uma forma de organizar melhor seu texto e facilita bastante o trabalho dos corretores, pois serve de orientação, eles vão ler seu D1 e D2 ja sabendo do que ambos se tratam.
D1
–> o INEP não considera as expressões como conectivos:
-Em primeira análise/plano/lugar
-Primeiramente
-Apriori/Aposteriori
–> ausência de crase: “a Turquia”
–> Um erro comum entre nós, iniciantes na redação, é a construção de parágrafos de desenvolvimentos com uma citação muito longa e posicionamento esquecido. Observe que metade do parágrafo foi falando sobre a novela, encontramos o seu posicionamento apenas em poucas linhas, que foi apenas uma apresentação (dissertação), sendo a argumentação no ultimo período. Cuidado com isso, a competência 3 acaba sendo a mais “dificil” por conta justamente disso: citações gigantes e pouca argumentação. Você precisa mostrar sua problematização, sua opinião a respeito do que está sendo falado, é isso que os corretores vão querer de você.
D2
-> Rafaela, isso deveria ser um paragrafo de desenvolvimento, não de conclusão.
-> ao contrario do que o colega falou, nunca utilize “através”, continue usando o “por meio de” ou “por intermedio de”, pois “através” significa atravessar/algo que atravessa.
Amiga, você acabou trazendo 2 parágrafos de conclusão, isso não existe na estruturação do ENEM. Você precisa trazer 2 de desenvolvimento, com a estrutura semelhantes de organização. A parte de resolução de problemas é na conclusão, na qual você vai apenas concluir tudo que ja foi dito, e propor uma solução cabível. Além disso, seus parágrafos de desenvolvimento precisam ter uma semelhança quanto ao numero de linhas, um não pode ter 6 linhas e outro 12 (exemplo), pois causa desproporcionalidade. O aconselhável é q vc faça:
INTRO–
-> citação + contextualização e apresentação do tema + tese com 2 argumentos
-> 5 linhas com pelo menos 3 períodos
DESENVOLV.
-> tópico frasal + citação + afirmação + opinião
-> 7-8 linhas com pelo menos 4 períodos
-> cada período começando com um conectivo (minimo de 10 no texto todo)
CONCLUSÃO
-> ação + agente + meio/modo + finalidade + detalhamento
-> 5-6 linhas
-> 3 períodos pelo menos
-> retomada a citações que você fez no texto
C1: 160 (poucos desvios)
C2: 160 (bom uso de repertorio, mas não trouxe no D2)
C3: 80 (argumentação impertinente)
C4: 80 (desorganização na construção dos parágrafos)
C5: 200 (proposta completa)
= 680 [representativa]
Rafaela, dá uma olhadinha na estrutura das redações nota 1000 do enem. Sua conclusão está detalhada perfeitamente, mas ficou muito extensa, o que causou desproporcionalidade dos parágrafos e desorganização. Você possui um grande conhecimento, so precisa aprimora-lo. Qualquer coisa pode me chamar. Abraços e bons estudos! :)
Aparecida_Arrais
Alguns erros ortográficos podem ser encontrados. Além disso, uma forma de solução para o problema foi apresentado em um dos parágrafos do desenvolvimento, o que deveria ter sido mostrado apenas no momento da conclusão.
Houve uma falta argumentativa, levando-se em conta que um meio conclusivo encontra-se no parágrafo de desenvolvimento.
A conclusão se apresentou de forma subjetiva em último momento. É preciso ser mais objetivo e direto.
Nota: 700
M4Y
Erros
> Confusão de palavras: 1
> Erros gramaticais: 1
> Redundâncias: 2
> Erros de tipografia: 23
– ” No período colonial brasileiro o tráfico humano ocorria de maneira corriqueira, tendo como finalidade a exploração da mão de obra dos povos dominados nas lavouras.”
OBS: Mão de obra é uma expressão oral.
– “Nesse viés, o contrabando tem como objetivo a venda de órgãos…”
OBS: Tem como objetivo é uma expressão prolixa. É preferível dizer visa.
– ” por meio de palestras em escolas e universidades…”
OBS: ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de
Sugestões: por, através de
– “Aos poucos”
Obs: Linguagem informal.
Nota: 800