O TRÁFICO DE PESSOAS NO BRASIL.

  • 0

   No período colonial brasileiro o tráfico humano ocorria de maneira corriqueira, tendo como finalidade a exploração da mão de obra dos povos dominados nas lavouras.Entretanto, tal infortúnio, na última década, voltou a ameaçar a integridade da população. Diante dos fatos mencionados, discute-se de que forma o tráfico de pessoas  está atuando no século XXI e como  solucionar essa problemática. 

   Em primeiro plano, deve-se compreender que  essa prática  não é mais voltada para  o serviço braçal. Nesse viés, o contrabando tem como objetivo a venda de órgãos, principalmente de crianças e adolescentes , a exploração sexual- tema abordado na novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, em que a personagem principal, Morena, recebe um convite de Wanda para ficar alguns meses fora do país, e acaba sendo levada para a Turquia, tendo que trabalhar como prostituta- e o tráfico de drogas, as famosas “mulas”. Assim, a exploração ocorre, sendo os mais  atingidos aqueles em situação de vulnerabilidade. 

    Paralelo a isso, cabe aos órgãos policiais maior fiscalização, principalmente em aeroportos e rodoviárias, buscando interferir em qualquer caso de aliciamento. De tal forma, também seria válida a realização de propagandas,através das mídias sociais, por meio de palestras em escolas e universidades,  visando conscientizar a sociedade. Logo,aos poucos, certamente haverá uma diminuição dos casos. 

     Em vista das análises  abordadas, conclui-se que o tráfico humano voltou a ser uma prática comum, porém com outas finalidades.Dessa forma,  faz-se de responsabilidade do Ministério da Educação o investimento em instituições de ensino, desde o  básico ao superior, pois é a partir da educação que se consegue  transfigurar a plaga e, consequentemente, melhorar a vida dos cidadãos, poupando esses de arriscarem-se em propostas duvidosas de melhores de condições de vida.  Bem como, em qualquer caso de desconfiança é  necessário procurar uma delegacia, ou fazer uma denuncia anônima através do disque 100, que é responsável pelos direitos humanos. Com tais ações, provavelmente, a nação caminhará para um futuro com menos problemas desse tipo.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oii, Rafaela, tudo bem?! Vou corrigir sua redação, qualquer incoerência me diz, tá?! =)

    INTRO–
    –> não vi nenhum desvio de norma culta, se existe, apenas um profissional para identifica-las.
    –> não há problema algum em escrever “mão de obra” na redação
    –> quanto à estruturação do parágrafo, está correto, mas, se o seu objetivo for o ENEM, é mais preferível você trazer uma tese com 2 argumentos, isto é, dizer suas problemáticas já na introdução, isso é uma forma de organizar melhor seu texto e facilita bastante o trabalho dos corretores, pois serve de orientação, eles vão ler seu D1 e D2 ja sabendo do que ambos se tratam.

    D1
    –> o INEP não considera as expressões como conectivos:
    -Em primeira análise/plano/lugar
    -Primeiramente
    -Apriori/Aposteriori
    –> ausência de crase: “a Turquia”
    –> Um erro comum entre nós, iniciantes na redação, é a construção de parágrafos de desenvolvimentos com uma citação muito longa e posicionamento esquecido. Observe que metade do parágrafo foi falando sobre a novela, encontramos o seu posicionamento apenas em poucas linhas, que foi apenas uma apresentação (dissertação), sendo a argumentação no ultimo período. Cuidado com isso, a competência 3 acaba sendo a mais “dificil” por conta justamente disso: citações gigantes e pouca argumentação. Você precisa mostrar sua problematização, sua opinião a respeito do que está sendo falado, é isso que os corretores vão querer de você.

    D2
    -> Rafaela, isso deveria ser um paragrafo de desenvolvimento, não de conclusão.
    -> ao contrario do que o colega falou, nunca utilize “através”, continue usando o “por meio de” ou “por intermedio de”, pois “através” significa atravessar/algo que atravessa.

    Amiga, você acabou trazendo 2 parágrafos de conclusão, isso não existe na estruturação do ENEM. Você precisa trazer 2 de desenvolvimento, com a estrutura semelhantes de organização. A parte de resolução de problemas é na conclusão, na qual você vai apenas concluir tudo que ja foi dito, e propor uma solução cabível. Além disso, seus parágrafos de desenvolvimento precisam ter uma semelhança quanto ao numero de linhas, um não pode ter 6 linhas e outro 12 (exemplo), pois causa desproporcionalidade. O aconselhável é q vc faça:

    INTRO–
    -> citação + contextualização e apresentação do tema + tese com 2 argumentos
    -> 5 linhas com pelo menos 3 períodos

    DESENVOLV.
    -> tópico frasal + citação + afirmação + opinião
    -> 7-8 linhas com pelo menos 4 períodos
    -> cada período começando com um conectivo (minimo de 10 no texto todo)

    CONCLUSÃO
    -> ação + agente + meio/modo + finalidade + detalhamento
    -> 5-6 linhas
    -> 3 períodos pelo menos
    -> retomada a citações que você fez no texto

    C1: 160 (poucos desvios)
    C2: 160 (bom uso de repertorio, mas não trouxe no D2)
    C3: 80 (argumentação impertinente)
    C4: 80 (desorganização na construção dos parágrafos)
    C5: 200 (proposta completa)
    = 680 [representativa]

    Rafaela, dá uma olhadinha na estrutura das redações nota 1000 do enem. Sua conclusão está detalhada perfeitamente, mas ficou muito extensa, o que causou desproporcionalidade dos parágrafos e desorganização. Você possui um grande conhecimento, so precisa aprimora-lo. Qualquer coisa pode me chamar. Abraços e bons estudos! :)

    • 5
  2. Erros
    > Confusão de palavras: 1
    > Erros gramaticais: 1
    > Redundâncias: 2
    > Erros de tipografia: 23

    – ” No período colonial brasileiro o tráfico humano ocorria de maneira corriqueira, tendo como finalidade a exploração da mão de obra dos povos dominados nas lavouras.”
    OBS: Mão de obra é uma expressão oral.

    – “Nesse viés, o contrabando tem como objetivo a venda de órgãos…”
    OBS: Tem como objetivo é uma expressão prolixa. É preferível dizer visa.

    – ” por meio de palestras em escolas e universidades…”
    OBS: ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de
    Sugestões: por, através de

    – “Aos poucos”
    Obs: Linguagem informal.

    Nota: 800

    • 1
  3. Oie, bom dia eu sou a malu

    •Sua introdução estava boa, mas concordo com a colega que ressaltou a dica de apresentar o D1 e D2

    • O que mais percebi negligência foi na sua argumentação. Muitas vezes a citação tomou o lugar da sua argumentação, que como foi dito, é um erro comum de nos iniciantes.

    • A proposta em si segue praticamente todas os 5 elementos necessários, mas na questão visual ela ficou muito extensa….

    Obs :Sou iniciante nisso então desde já me desculpe por algum erro.

    • 0
  4. Há alguns erros ortográficos e algumas informações ficaram redundantes. Tente mostrar mais a solução do problema e coloque isso na conclusão. Coloque mais argumentos no desenvolvimento da redação e seja mais direta.

    Gostei da sua redação, mas só corrige algumas coisinhas…Da uma olhada em algumas estruturas de redações, vai te ajudar muito.

    • 0
  5. A sua redação apresenta alguns erros ortográficos, que podem ser considerados graves busque melhorar a conclusão, tentando especificar melhor o que deve ser feito para solucionar o problema, e tome cuidado com clichês de citação ou repertório.
    Houve uma falta argumentativa, levando-se em conta que um meio conclusivo encontra-se no parágrafo de desenvolvimento, no restante, boa redação.

    • 0
  6. Alguns erros ortográficos podem ser encontrados. Além disso, uma forma de solução para o problema foi apresentado em um dos parágrafos do desenvolvimento, o que deveria ter sido mostrado apenas no momento da conclusão.

    Houve uma falta argumentativa, levando-se em conta que um meio conclusivo encontra-se no parágrafo de desenvolvimento.

    A conclusão se apresentou de forma subjetiva em último momento. É preciso ser mais objetivo e direto.

    Nota: 700

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.