O trabalho infantil no Brasil

  • 0

Tema: Exploração Infantil

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a ela. Sob tal ótica, diante do trabalho infantil no país, é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de denúncias e, como efeito, emerge a manutenção do número de casos. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura com o objetivo de propulsionar reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático como a ausência de delações sobre a prática colabora para a perenização desse quadro deletério. Consoante às ideologias de Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, fica claro que o hodierno panorama se encontra em desiquilíbrio, por haver de um lado exploradores; à medida que no outro, pessoas que sofrem o abuso às vezes de modo a nem saber que estão sob tais práticas por falta de conhecimento, de forma a impedir indiretamente denúncias.

Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação do aumento de casos com a causa supracitada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas em 2016, o Brasil já abrigava mais de 2 milhões de ocorrências. Destarte, é inaceitável que um país elencado entre as 10 maiores economias do mundo tenha que se submeter a situações tão degenerativas. À luz dessa perspectiva, é imperiosa a implementação de ações com o fito de mitigar esse imbróglio.

Depreende-se, portanto, que há a premência de medidas a fim de liquidar esse impasse. Para isso, cabe ao Ministérios da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Sobre o Trabalho, a qual visará lecionar a importância de denunciar casos de trabalho infantil e os sinais que envolvem a identificação de um contexto semelhante, de modo a desenvolver cidadãos mais conscientes e críticos em relação à prática, desde a tenra idade. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: 200
    Competência 2: 140
    Competência 3: 180
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Nota: 880

    Achei a sua redação boa, você tem um bom domínio da norma padrão, mas bastante confusa em algumas partes, faltou se expressar mais e argumentar de forma mais clara e objetiva. Também senti que fugiu um pouco do tema.
    Gostei dos dados que usou, mostra que se informou bem sobre o tema. Enfim, essa foi a minha visão.

    • 0
  2. Acredito que sua redação tenha ficado boa. No geral, achei que teve uma boa estruturação e falou bem do tema, sem fugir muito. Não posso falar com tanta propriedade pois não sou formada na área, mas usou bons repertórios com filósofos e dados estatísticos, também gosto de fazer assim

    Nota por competencia
    1 . 160
    2. 160
    3. 200
    4. 160
    5. 160 falta detalhamento
    Resultado final 840.

    Algumas parte ficaram um pouco confusas procure de expressar melhor. Por exemplo nao

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.