O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA

  • 2

No filme “Trash, a esperança vem do lixo” dois meninos trabalhadores de um lixão, vivem à procura de algo valioso naquele ambiente. Esse cenário do trabalho infantil é muito comum no Brasil, já que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes trabalham no país, segundo “O Globo”.

Primeiramente, essas crianças que estão fora do ambiente adequado à suas idades, muitas vezes são obrigados por suas famílias, pois assim, acaba gerando um lucro adicional. Em outro ponto de vista, as próprias crianças e adolescentes visando uma melhora de vida financeira acabam se voluntariando a trabalhar para ajudar a sustentar sua família, pois muitas delas, por falta de dinheiro e oportunidade, não possuem uma casa para morar, nem comida.

Em segunda análise, é dever da criança e do jovem, segundo o “Estatuto da Criança e do Adolescente”, terem direitos, como saúde, alimentação, cultura e educação, além de ser totalmente proibido o trabalho infantil até os 13 anos de idade, e permitido, somente ser “jovem aprendiz” a partir dos 13. Porém, quase 5 milhões e meio de crianças e jovens não se comportam dentro do que diz o Estatuto, sendo quase metade desse número na região nordeste, segundo “O Globo”.

Portanto, é necessário que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que o trabalho infantil diminua, urge que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, faça doações de cestas básicas e dar dinheiros às famílias proporcionalmente ao número de filhos, como acontece na Alemanha. Somente assim, crianças como as do filme “Trash” terão uma vida adequada a suas idades.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá , faltou uma tese na sua introdução ,acho que você pode explicar melhor sua citação pra que ela se ligue ao texto , você pode problematizar mais na redação e na conclusão não se esqueça dos cinco agentes da conclusão , no todo sua redação esta excelente , parabéns e bons estudos ; )

    • 1
  2. Oioi como é que tá do lado daí? Espero que tudo bem :)
    Gostei do seu texto achei organizado e coeso.
    Vamos de correção:
    Comp.1- 160 (Na conclusão “dar dinheiro” foge da norma culta por ser bem informal)
    Comp.2- 200
    Comp.3-160 (Achei que cabia um repertório para defender seu ponto de vista no primeiro parágrafo como fez no segundo )
    Comp.4-200
    Comp.5-160( Faltou o detalhar mais sobre a medida de intervenção )
    Nota final 880 ! Todo sucesso pra ti ;)

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.