O trabalho infantil na realidade brasileira

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       De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o primeiro passo a ser tomado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Em consenso com a realidade brasileira, elucida-se a necessidade de maior atenção aos cuidados com as crianças e adolescentes, pois eles são a base de uma geração. Entretanto, é possível observar que a realidade brasileira traz uma grande quantidade de trabalho infantil, isso se deve ao fato do descaso governamental, que não garante uma boa qualidade de vida às famílias do país, fator que perpetua o entrave. 

       A priori, é mister salientar que o governo tem impacto direto em gerar uma boa qualidade de vida a todos, isso inclui garantir uma boa infância aos cidadãos. Todavia, relembra-se que o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra “O cidadão de Papel”, afirma que, embora o Brasil possua um sólido aparato legislativo, ele mantém-se restrito ao plano teórico. Por conseguinte, é nítido que praticar as leis é algo crucial no fornecimento de uma boa base de crescimento para os jovens, pois isso evitará a má formação de indivíduos.  

       Ademais, se o governo não proporciona uma renda estável para todos, ocasiona em carência de renda familiar, obrigando os menores a se promoverem em empregos que por vezes não tem condições humanas para tal. Outrossim, a esfera educacional dos alunos fica fragilizada quando não se têm aparatos suficientes para mantê-los sem preocupações com objetos externos, como a renda per capita em seus lares. Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o bem estar infantil é fator agravante do tema pautado. 

      Ante o exposto, torna-se imprescindível que o Estado faça o seu papel, e certifique-se que todos os jovens tenham em suas casas segurança nos rendimentos, fazendo com que não falte nada. Tal iniciativa será possível por meio do Ministério da Justiça, em conjuntura com o Ministério da Educação, que proporcionarão auxílios para os estudantes. Essa medida deve ser feita por meio de projetos que serão implantados nas escolas, e cuidará individualmente de cada aluno por meio de professores ou voluntários. Dessa forma, será possível criar um melhor ambiente para todos os cidadãos, isso impedirá que se sujeitem a trabalhos ainda quando crianças. 

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4 Correções

  1. “A priori, é mister salientar que o governo tem impacto direto em gerar uma boa qualidade de vida a todos, isso inclui garantir uma boa infância aos cidadãos. Todavia, relembra-se que o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra “O cidadão de Papel”, afirma que, embora o Brasil possua um sólido aparato legislativo, ele mantém-se restrito ao plano teórico. Por conseguinte, é nítido que praticar as leis é algo crucial no fornecimento de uma boa base de crescimento para os jovens, pois isso evitará a má formação de indivíduos. ” acho que não ficou claro como seu argumento se relaciona com o tema da redação.

    “Ademais, se o governo não proporciona uma renda estável para todos, isso resulta na carência de recursos familiares, obrigando os menores a se inserirem em empregos que, por vezes, não oferecem condições humanas adequadas. Outrossim, a esfera educacional dos alunos fica fragilizada quando não há recursos suficientes para mantê-los sem preocupações externas, como a renda per capita em seus lares. Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o bem-estar infantil é um fator agravante do problema abordado.” ficou confuso a estruturação do seu texto, acho que esse começo ficaria melhor no segundo parágrafo.

    sua conclusão está completa 👍

    pra melhorar sua redação, recomendo assistir vídeos no Youtube que explicam a estrutura usada na maioria das redações nota mil.

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  2. Sua redação aborda um tema relevante e apresenta uma estrutura clara. Aqui estão algumas sugestões de correção e melhorias:

    De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o primeiro passo para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Em consonância com a realidade brasileira, elucida-se a necessidade de maior atenção aos cuidados com as crianças e adolescentes, pois eles são a base de uma nova geração. Entretanto, é possível observar que a realidade brasileira apresenta uma grande quantidade de trabalho infantil. Isso se deve ao descaso governamental, que não garante uma boa qualidade de vida às famílias do país, perpetuando esse entrave.

    A priori, é mister salientar que o governo tem impacto direto na geração de uma boa qualidade de vida para todos, o que inclui garantir uma infância digna aos cidadãos. Todavia, relembra-se que o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra *O Cidadão de Papel*, afirma que, embora o Brasil possua um sólido aparato legislativo, ele permanece restrito ao plano teórico. Por conseguinte, é nítido que a prática das leis é crucial para fornecer uma boa base de crescimento aos jovens, evitando a má formação de indivíduos.

    Ademais, se o governo não proporciona uma renda estável para todos, isso resulta na carência de recursos familiares, obrigando os menores a se inserirem em empregos que, por vezes, não oferecem condições humanas adequadas. Outrossim, a esfera educacional dos alunos fica fragilizada quando não há recursos suficientes para mantê-los sem preocupações externas, como a renda per capita em seus lares. Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o bem-estar infantil é um fator agravante do problema abordado.

    Ante o exposto, torna-se imprescindível que o Estado assuma seu papel e garanta que todos os jovens tenham segurança em seus rendimentos, de modo que não falte nada em suas casas. Tal iniciativa poderá ser realizada pelo Ministério da Justiça, em conjunto com o Ministério da Educação, que proporcionarão auxílios para os estudantes. Essa medida deve ser implementada por meio de projetos nas escolas, que cuidarão individualmente de cada aluno com o auxílio de professores ou voluntários. Dessa forma, será possível criar um ambiente melhor para todos os cidadãos, impedindo que sejam submetidos a trabalhos ainda na infância.

    ### Pontos de Correção:
    1. **Ortografia e Gramática**: Corrigi “em consenso” para “em consonância” e “promoverem” para “se inserirem”. Ajustei algumas concordâncias e pontuações.
    2. **Coesão**: Melhorei a fluência e a ligação entre as frases, tornando a argumentação mais coesa.
    3. **Clareza**: Algumas frases foram reescritas para maior clareza e concisão, evitando repetições e complexidade desnecessária.
    4. **Referências**: Usei itálico para o título da obra de Dimenstein, conforme as normas de formatação.

    ### Avaliação Geral:
    – **Tema**: Relevante e bem abordado.
    – **Estrutura**: Boa organização em parágrafos com início, desenvolvimento e conclusão claros.
    – **Argumentação**: Poderia ser enriquecida com mais dados ou exemplos específicos sobre o trabalho infantil.

    ### Nota: 8/10

    Com essas melhorias, sua redação poderá alcançar uma nota ainda mais alta!

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