Iniciante

O trabalho escravo nos dias de hoje – Modelo Enem

  • 0

Embora o filme Brasileiro ´´Crô“ seja uma comédia, ele acaba mostrando mulheres que saíram de seus países em busca de melhoras condições e acabaram em trabalhos análogos a escravidão. Infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas, nativos brasileiros e estrangeiros, que passam a trabalhar de maneira indigna , em situações e lugares precários, sem ter a quem recorrer . Esse é um assunto sério que precisa ser debatido e solucionado.

Em primeira instância, vale ressaltar que a lei que aboliu a escravidão foi assinada em Maio de 1888, e mesmo após 133 anos é horrível saber que essa prática desumana ainda acontece no Brasil. Diariamente, pessoas em todo o país são atraídas a supostas melhores oportunidades de emprego e condições de vida, mas que acabam  se mostrando armadilhas bem elaboradas para tomar a liberdade e dignidade de vários indivíduos e isso tudo acontece, geralmente, sem que outras pessoas se deem conta e possam agir.

Ademais, esses casos de escravidão podem acontecer até mesmo entre familiares, quando se tem algum parente vulnerável, há quem se aproveite dessa situação por trás de uma falsa bondade, e essas situações são ainda mais difíceis de descobrir e denunciar, podendo assim, durar vários anos. De acordo com o Código Penal brasileiro, submeter alguém a alguém a escravidão ou a condições análogas pode gerar uma pena de prisão de 5 a 10 anos mais multa, infelizmente, esses termos não parecem assustar as pessoas que continuam com tais atrocidades.

Portanto, mediante a ações tão repugnantes, faz-se necessário que o Ministério da Economia, orgão que também atua na investigação e denuncia do trabalho forçado, invista em ações de procura de casos, promovendo ações para encorajar o público a denunciar de forma segura e por vários meios. Visando assim, diminuir os casos de escravidão no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Boa noite.
    Sua redação está muito boa! você fez uma alusão na introdução para enriquecer o texto, isso é bom. Mas poderia colocar mais dados para fortalecer seus argumentos. Também senti falta de melhores conectivos.
    Me parece uma redação estilo Enem, então vou te avaliar de acordo com ele.

    Segue a nota:

    C1: 150 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 170 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 130 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 160 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 790

    • 2
  2. INTRODUÇÃO
    -Uso inadequado e Excessivo de vírgulas
    -Uso inexistente de conectivos
    -Pouca formalidade em trechos
    (Alguns trechos sem sentido e coesão)

    DESENVOLVIMENTO 01
    -Argumento no tópico frasal
    -Uso precário de conectivos
    -Pouca formalidade em trechos
    (Algumas palavras inadequadas)

    DESENVOLVIMENTO 02
    -Imenso tópico frasal
    -uso inadequado de vírgulas
    -Uso inexistente de conectivos
    -Formalidade média (Considerável)
    (Alguns trechos sem sentido e coesão)

    INTERVENÇÃO
    -Uso inexistente da Sigla referente ao Agente
    -Não há algum propósito
    -Uso precário de Conectivos
    -Não há conclusão e Pouca diversidade
    (Estrutura pouco elaborada)

    COMPETÊNCIAS °
    C1 (Formalidade): 120
    C2 (Argumentação): 160
    C3 (Organização): 120
    C4 (Coesão): 80
    C5 (Proposta): 120

    DICAS °
    ! Leitura (1000)
    ! Corrigir estrutura
    ! Aprimorar vocabulário
    ! Prática e Soluções

    • 1
  3. Olá. vc redigiu bem, os conectivos usados também favoreceram, a intenção usada ao citar a comédia que na realidade traz u sentido contraposto também foi interessante. Entretanto, as informações nela contidas ficaram fracas. Tente trabalhar mais a parte de concordância no seu texto. Na última competência, notei que o agente que vc citou foi o Ministério da Economia, ok, mas sugiro que quando vc foi citar o agente. cite mais de um. A ação em si ficou muito fraca também. Segundo cada competência eu avalio em 790. Melhore mais nesses aspectos. Qualquer dúvida me procura no chat. BJÂO

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.