Na série “Tribes of Europa”, a tribo ‘originis’ passa a ser escravizada após perder uma guerra sangrenta contra a tribo ‘corvos’. Assim como na produção fictícia, muitos brasileiros passam a realidade da escravidão no país, mesmo sendo considerada ilegal. Isso se deve por este tipo de crime ser considerado pouco relevante, o que pode agravar a prática da problemática.
Primeiramente, é importante ressaltar que a pouca importância dada à este tipo de ação é um problema. Segundo uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho(OIT), cerca de 12 milhões de pessoas se encontram na situação de trabalho forçado. Tal estimativa mostra que, embora existam leis que proíbem a prática da escravidão, a ocorrência dela ainda é frequente. Na música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, é mostrada a ideologia de que mesmo no período da modernidade, a escravidão ainda ocorre no país. Portanto, comprova-se que o trabalho escravo é considerado menos relevante no Brasil.
Como consequência, pode ocorrer um agravamento no número de ocorrências do problema em um futuro próximo. Em 2020, uma força tarefa resgatou mais de 900 pessoas em situação análoga à escravidão, que estava sujeita também, em sua maioria, a violência doméstica. Tal ação embora positiva, mostra também que a prática da escravidão torna-se mais frequente. Segundo dados do Ministério do Trabalho, desde 1995, cerca de 36 mil escravos foram resgatados. Ou seja, comprova-se o aumento da prática da problemática por meio de dados positivos.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério do Trabalho, em parceria com o Ministério da Cidadania, deve alertar a população sobre a persistência do trabalho escravo no país, incentivando que denúncias sejam feitas, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, utilizando como ferramentas propagandas, palestras, redes sociais, entre outros. A fim de que erradique o problema da escravidão nos dias de hoje.
De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
cartola682
Na série “Tribes of Europa”, a tribo ‘originis’ passa a ser escravizada(1) após perder uma guerra sangrenta contra a tribo ‘corvos’. Assim como na produção fictícia, muitos brasileiros passam(2) a realidade da escravidão no país, mesmo sendo(3) considerada ilegal. Isso se deve por este tipo de crime ser considerado pouco relevante, o que pode agravar a prática da problemática.(10)
1- vírgula
2 – troca por: vivem
3 – troca por: apesar de ser (evitar informalidade).
10 – Até aqui, espero que você explique de que forma a escravidão ainda existe no Brasil, o que a sustenta, quais consequências, etc.
Primeiramente, é importante ressaltar que a pouca importância dada à(4) este tipo de ação é um problema. Segundo uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho(OIT), cerca de 12 milhões de pessoas se encontram na situação de trabalho forçado. Tal estimativa mostra que, embora existam leis que proíbem(5) a prática da escravidão, a ocorrência dela ainda é frequente(11). Na música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, é mostrada a ideologia de que mesmo no período da modernidade, a escravidão ainda ocorre no país(12). Portanto, comprova-se que o trabalho escravo é considerado menos relevante no Brasil.(13)
4 – sem crase
5 – proíbam
11 – Ok, mas por que a escravidão ainda persiste? As pessoas são de fato forçadas, ou elas precisam daquele trabalho? Você precisa trazer mais informações sobre o tema, senão fica muito superficial, não dá de saber do que você tá falando de fato, tenta explicar mais.
12 – De quem seria essa música? Tenta trazer uma explicação melhor sobre ela, o que ela quer dizer.
13 – Por que o trabalho escravo não é considerado relevante? O que sustenta essa desconsideração coletiva?
Como consequência, pode ocorrer um agravamento no número de ocorrências do problema em um futuro próximo. Em 2020, uma força tarefa resgatou mais de 900 pessoas em situação análoga à escravidão, que estava sujeita(6) também, em sua maioria, a(7) violência doméstica(14). Tal ação (8)embora positiva, mostra também que a prática da escravidão torna-se mais frequente. Segundo dados do Ministério do Trabalho, desde 1995, cerca de 36 mil escravos foram resgatados. Ou seja, comprova-se o aumento da prática da problemática por meio de dados positivos.(15)
6 – estavam sujeitas
7 – à violência
8 – vírgula
14 – quais as fontes desses dados?
15 – Tenta ser menos expositivo, a função da redação é dar uma opinião que mostre o que sustenta o problema, a fim de solucioná-lo, não expor dados, não se trata de um noticiário.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério do Trabalho(agente), em parceria com o Ministério da Cidadania, (ação)deve alertar a população sobre a persistência do trabalho escravo no país, incentivando que denúncias sejam feitas, por(meio) meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, utilizando(9) como ferramentas propagandas, palestras(detalhamento), redes sociais, entre outros. A fim de que erradique o problema da escravidão nos dias de hoje(finalidade).
9 – evitar gerúndio excessivo
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Na Introdução, a contextualização com a série e a apresentação do tema estão corretas, mas tese não ficou explícita, pois você apenas citou que o problema é tratado como pouco relevante. Por isso, já adiante eles no logo no primeiro parágrafo do texto.
No desenvolvimento 1, a argumentação acompanhada de repertório ficou boa e é um dos argumentos que você cita na introdução.
No desenvolvimento 2, você citou as consequências do problema, porém isso não estava na sua tese. Além disso, a forma como você trabalhou causa e consequência restringiu sua liberdade argumentativa.
Na conclusão, foi apresentada uma “solução” para o problema e a proposta de intervenção está completa.
C1- 160
C2- 180
C3- 160
C4- 180
C5- 200
Abigail
Introdução: A citação da série foi bem inserida, mas para evitar repetir seguidamente a palavra “tribo”, procure usar algum sinônimo, como “clã” ou “grupo”. O tema e os dois argumentos que serão desenvolvidos no texto foram apresentados de forma clara.
Desenvolvimento 1: As duas alusões usadas (os dados estatísticos e a música) encaixam-se bem no que é tratado no parágrafo, porém acho que ficaria melhor se você tivesse optado só por uma das duas, e ter desenvolvido sua argumentação a partir dela, para dar mais autoria ao texto e deixá-lo menos expositivo. Como o argumento central é a falta de relevância dada ao crime do trabalho escravo na atualidade, você poderia escrever as causas desse problema: a vulnerabilidade social, a pouca fiscalização trabalhista, por exemplo.
Desenvolvimento 2: Assim como o parágrafo anterior, esse apresenta um excesso de dados e pouca argumentação. A primeira citação não possui fonte.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta os cinco elementos. Há a repetição da conjunção “portanto”, que também foi usada no segundo parágrafo, procure usar sinônimos, como: “logo”, “com base nisso, conclui-se que”, “dessa forma”.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200